Índice de conteúdo
O IPVA 2020 do Rio de Janeiro pode ser pago em até 3 vezes ou em uma única parcela com desconto
O IPVA 2020 do Rio de Janeiro já está disponível para os proprietários de veículos que desejam consultar ou realizar o pagamento do tributo obrigatório. A abertura da consulta aconteceu na última sexta-feira (20). O valor total do IPVA pode ser pago em uma única parcela com desconto ou em até três vezes.
O valor total do IPVA pode ser pago em uma única parcela com desconto ou em até três vezes. Confira as principais dúvidas sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos:
A consulta do valor do IPVA pode ser feita:
Confira mais clicando aqui – IPVA 2020 SP: veja as datas de pagamento conforme a placa
O proprietário que optar pelo pagamento em cota única poderá quitar o imposto no mês de janeiro, com o desconto de 3% sobre o valor total. No caso do dono de veículo preferir o parcelamento, o pagamento deve ser feito nos meses de janeiro, fevereiro e março, de acordo com o final da placa do veículo.
Também é possível quitar o IPVA no mês de fevereiro, sem desconto de 3%.
Diante ao não pagamento do imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Ao passar 60 dias corridos do vencimento, o percentual da multa se torna fixo em 20% do valor do imposto.
Os prazos para realizar o pagamento do tributo variam de acordo com o último número da placa do veículo. O calendário de recebimento inicia no dia 21 de janeiro a 8 de abril de 2020.
Não precisam realizar o pagamento do imposto obrigatório as pessoas nas seguintes condições:
Veja também – Faça a simulação do seu crédito pessoal com segurança na FinanZero!
Além do IPVA, outra taxa obrigatória é a do licenciamento anual obrigatório, que certifica licencia o veículo. O CRLV pôde ser emitido em postos sem a necessidade de levar o veículo, o Detran ainda não informou o valor da guia em 2020. O último certificado custou R$ 202,55 para todos os contribuintes, em 2019.
No Brasil, é necessário pagar várias taxas para manter o veículo dentro da lei, por isso é normal ter dúvidas sobre a função e as diferenças entre cada tributo.
Pois, o licenciamento é uma autorização obrigatória para que o veículo possa continuar a trafegar pelas estradas e ruas de determinado estado. Este documento deve estar sempre com o condutor do veículo caso haja a precisão de apresentar às autoridades de trânsito.
Contudo, o IPVA é um imposto que incide sobre a propriedade de veículos no País. Esse imposto em questão foi criado com o intuito de substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU), a qual oferecia direito a rodar pelas estradas no território brasileiro.
Ficou com mais alguma dúvida? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?