O IPVA 2020 do Rio de Janeiro pode ser pago em até 3 vezes ou em uma única parcela com desconto

O IPVA 2020 do Rio de Janeiro já está disponível para os proprietários de veículos que desejam consultar ou realizar o pagamento do tributo obrigatório. A abertura da consulta aconteceu na última sexta-feira (20). O valor total do IPVA pode ser pago em uma única parcela com desconto ou em até três vezes.

O valor total do IPVA pode ser pago em uma única parcela com desconto ou em até três vezes.

Confira as principais dúvidas sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos:

Como consultar o valor do IPVA 2020 RJ?

A consulta do valor do IPVA pode ser feita:

  • Nos terminais de autoatendimento;
  • Pela internet;
  • Nas agências bancárias;
  • No site da Secretaria da Fazenda indicando o número do Renavam e placa do veículo.

Confira mais clicando aqui – IPVA 2020 SP: veja as datas de pagamento conforme a placa

Como funciona o pagamento do IPVA 2020?

O proprietário que optar pelo pagamento em cota única poderá quitar o imposto no mês de janeiro, com o desconto de 3% sobre o valor total. No caso do dono de veículo preferir o parcelamento, o pagamento deve ser feito nos meses de janeiro, fevereiro e março, de acordo com o final da placa do veículo.

Também é possível quitar o IPVA no mês de fevereiro, sem desconto de 3%.
Diante ao não pagamento do imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Ao passar 60 dias corridos do vencimento, o percentual da multa se torna fixo em 20% do valor do imposto.

Os prazos para realizar o pagamento do tributo variam de acordo com o último número da placa do veículo. O calendário de recebimento inicia no dia 21 de janeiro a 8 de abril de 2020.

Tabela IPVA 2020 RJ

IPVA 2020 Rio de janeiro

Quem é isento do IPVA 2020?

Não precisam realizar o pagamento do imposto obrigatório as pessoas nas seguintes condições:

  • Ônibus e microônibus urbanos;
  • Taxistas;
  • Pessoas com deficiência;
  • Veículos com mais de 20 anos de idade;
  • Veículos considerados oficiais;
  • Partidos políticos;
  • Instituições religiosas como igrejas;
  • Entidades (educação e assistência social) que não possuem fins lucrativos.

Como fazer o licenciamento sem vistoria?

Além do IPVA, outra taxa obrigatória é a do licenciamento anual obrigatório, que certifica licencia o veículo. O CRLV pôde ser emitido em postos sem a necessidade de levar o veículo, o Detran ainda não informou o valor da guia em 2020. O último certificado custou R$ 202,55 para todos os contribuintes, em 2019.

Qual a diferença entre IPVA e licenciamento?

No Brasil, é necessário pagar várias taxas para manter o veículo dentro da lei, por isso é normal ter dúvidas sobre a função e as diferenças entre cada tributo.

Pois, o licenciamento é uma autorização obrigatória para que o veículo possa continuar a trafegar pelas estradas e ruas de determinado estado. Este documento deve estar sempre com o condutor do veículo caso haja a precisão de apresentar às autoridades de trânsito.

Contudo, o IPVA é um imposto que incide sobre a propriedade de veículos no País. Esse imposto em questão foi criado com o intuito de substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU), a qual oferecia direito a rodar pelas estradas no território brasileiro.

Ficou alguma dúvida sobre o IPVA 2020 RJ? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.