Índice de conteúdo
Será que você precisa pagar o imposto do carro? Sim, isso mesmo, muitos não sabem, mas estão entre os grupos que têm a isenção de IPVA garantida. Você sabe quais são?
Os carros com mais de 10 anos de fabricação têm isenção do IPVA nos seguintes estados:
Vale destacar, ainda, estados que preveem isenção por um tempo maior:
Mato Grosso
Em Santa Catarina, os veículos que são fabricados até 1985 são isentos do tributo. Enquanto em Pernambuco e Minas Gerais, há um sistema diferente na cobrança do IPVA, promovendo uma redução progressiva do valor do imposto.
Entretanto, a conta, vale destacar, é simples.
O proprietário deve consultar o documento oficial do seu carro para verificar o ano de fabricação e fazer a conta referente à validade de cada estado citado acima.
No CRV ou CRLV, consta o “ano de fabricação” e o “ano-modelo”.
E ainda, para cálculo do IPVA, é levado em conta o “ano de fabricação” para a avaliação do valor venal.
Há algum tempo, pessoas portadoras de algum tipo de deficiência dispõem do benefício da isenção de IPVA.
Mais precisamente, desde o ano de 1995, a partir da Lei federal nº 8.989/95, entrou em vigor a isenção não somente para o IPVA, mas também a outros impostos, exemplo do IPI e ICMS na compra de um carro zero km.
Mesmo aqueles que têm alguma doença crônica não estão assegurados da isenção de IPVA. Qual o motivo? Na verdade, não existe uma lista com doenças que isentam o contribuinte de arcar com o imposto. Neste caso, o caminho para conseguir a isenção seria através da Justiça ao comprovar a que precisa do benefício.
Por isso, é necessário o laudo médico que mostre tal condição que impossibilita ou impõe restrições a dirigir. Há exames próprios para diagnosticar a perda da força dos membros. Dessa forma, o médico poderá esclarecer a possibilidade da isenção.
Ao menos, é possível citar alguns exemplos que a isenção de IPVA é permitida, por se tratar de deficientes ou pessoas com limitações mentais ou físicas. Confira:
Veja também – Faça o pedido do seu crédito pessoal com segurança na FinanZero!
Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos aqui, e não deixe de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
IPVA grátis