FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Meu cartão de crédito foi cancelado, e agora?

Meu cartão de crédito foi cancelado, e agora?

Compartilhe esse post:

O cartão de crédito pode ser cancelado por alguns motivos e muitos se perguntam o que fazer se isto acontecer.

Para saber o que fazer se o cartão de crédito for cancelado, é preciso saber por qual motivo o cancelamento ocorreu. Veja abaixo.

Prazo de validade expirado

Quando o cartão de crédito está vencido, não será mais possível utilizá-lo. Na maioria dos casos, ao tentar utilizar o cartão, a maquininha ou caixa eletrônico informa que o mesmo está vencido, porém, em algumas situações o informe que aprece é de que o cartão foi cancelado.

Quando o cartão está próximo de sua data de validade, a instituição financeira costuma enviar um novo poucos meses antes para o endereço cadastrado no banco.

Atraso ou não pagamento da fatura

Ao atrasar ou não realizar o pagamento da fatura, o cliente passa a ter o nome negativado e por isso, a instituição financeira pode bloquear ou cancelar o cartão de crédito, além de outras modalidades de crédito, até que todas as dívidas sejam quitadas.

Apesar disso, antes de realizar o bloqueio ou cancelamento do cartão, o banco deve enviar um aviso prévio ao cliente.

Não uso do cartão de crédito

A não utilização do cartão de crédito por um longo período de tempo pode ocasionar na diminuição de limite ou no cancelamento do mesmo.

Não consigo cancelar o cartão de crédito Santander Free. O que fazer?

Como resolver o cancelamento do cartão?

Agora que os motivos pelos quais o cartão de crédito pode ser cancelado já estão claro, veja como solucionar o problema em cada uma das situações citadas acima.

Prazo de validade expirado

Caso faltem poucos meses para a data de expiração do cartão e um novo ainda não foi enviado ao endereço cadastrado, é necessário entrar em contato com o gerente de seu banco, com a Central de Relacionamentos ou atualizar os dados no Internet Banking.

É possível que o novo cartão tenha sido enviado a um antigo endereço. Se este for o caso, é preciso pedir o reenvio do cartão e o cancelamento do que foi enviado para o endereço incorreto.

Atraso ou não pagamento da fatura

Caso o cartão de crédito tenha sido cancelado por este motivo, a solução é realizar o pagamento de todas as faturas atrasadas, mesmo que seja preciso contratar um empréstimo para pagar o valor total das faturas.

Caso o cartão tenha sido bloqueado por este motivo, mas sem aviso prévio, o cliente pode ir ao PROCON de sua cidade para verificar a melhor solução, visto que esta atitude da instituição financeira pode gerar um processo por danos morais.

Não uso do cartão de crédito

Para que o cartão não seja bloqueado por não utilização, é necessário usá-lo no mínimo, uma vez por mês. Não é indicado utilizar um percentual muito pequeno do limite, pois assim ele poderá ser reduzido. É importante destacar que geralmente, após 6 meses sem uso, o cartão de crédito é cancelado.

Como faço para pagar boletos com o cartão de crédito Nubank?

Um cartão de crédito que foi cancelado pode ser reativado?

Em alguns casos sim, para verificar, é preciso entrar em contato com central de atendimento ao cliente do cartão de crédito e solicitar a reativação do cartão.

Geralmente não há como reativar o mesmo cartão que foi cancelado, de modo que a melhor opção então é solicitar uma segunda via.

Quais tipos de cancelamento existem?

As administradoras de cartões de crédito contam com dois tipos de cancelamento:

  • Cancelamento definitivo: Ocorre o bloqueio da conta cartão e dos cartões adicionais vinculados a ela.
  • Cancelamento parcial: Ocorre apenas o bloqueio do plástico, de modo que uma segunda via pode ser solicitada a qualquer momento.

Como fazer Pix do Nubank para a Caixa?

Ficou com mais alguma dúvida sobre como funciona um cartão pré-pago? Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

É possível fazer Pix de conta poupança?

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos disponibilizado para os correntistas de todas as instituições participantes, seja a conta poup

Ler artigo completo

0 respostas para “Meu cartão de crédito foi cancelado, e agora?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo