FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Minha chave pix pode ser hackeada?

Minha chave pix pode ser hackeada?

Compartilhe esse post:

O pix é um método de transferência de dinheiro que se tornou um dos mais utilizados do país e as transações funcionam por uma chave pix.

Para entender se uma chave pux pode ser hackeada, primeiro é preciso entender o que ela é. É chave é um mecanismo de identificação, ou seja, serve para identificar a conta de cada usuário. Cada chave é uma combinação única que não pode ser repetida.

Existem quatros tipos de chaves:

  • CPF ou CNPJ;
  • Número de telefone;
  • E-mail;
  • Chave aleatória.

As chaves foram feitas seguindo um padrão de segurança e indicam um endereço de destino, não de partida, por isso não tem como serem hackeadas. Se o hacker criar uma chave com os dados do cliente, ele não poderá usá-la para retirar dinheiro de sua conta.

O banco pode cobrar de quem envia um pix?

Preciso ter uma chave para usar o pix?

Para enviar transferências, não é preciso ter uma chave pix, basta ter uma conta em um banco com mais de 500 mil clientes, já para receber, o usuário precisa ter pelo menos uma chave cadastrada, para indicar o endereço ao qual o dinheiro deve ser transferido.

Pagamento do décimo terceiro começa esse mês. Veja mais

A chave aleatória é segura?

Sim, a chave aleatória não conta com nenhum dado pessoal e por isso, é uma das mais seguras. A chave é uma sequência de números gerada aleatoriamente. A memorização deste tipo de chave é difícil, mas não é necessária, visto que o usuário pode consultá-la a qualquer momento em seu aplicativo do banco.

Banco Bradesco permite pix com saldos de outros bancos. Confira

Até quantas chaves posso cadastrar?

Pessoas físicas, podem ter até cinco chaves por conta. Pessoas jurídicas já tem um número mais amplo, podendo ter até 20 chaves para cada titularidade.

Posso cadastrar a mesma chave em mais de um banco?

Não, a partir do momento que uma chave pix que é cadastrada em uma instituição financeiras, ela não pode ser cadastrada em outra, já que ela fica vinculada ao determinado banco. Se o usuário quiser transferir a chave ele deve fazer portabilidade de chave pix.

Esqueci minha chave pix, o que fazer?

Em caso de esquecimento da chave pix, o usuário só precisa entrar no aplicativo do banco, ir até a seção “Pix” e consultar todas as suas chaves cadastradas em sua instituição financeira.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o que fazer quando sua chave pix é cadastrada por outra pessoa? Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

A FinanZero cobra algum depósito antecipado?

A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.

A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.

Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:

  1. “Taxa de avalista”;
  2. “Tarifa pelo score baixo”;
  3. “Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito”;
  4. “Depósito de liberação”;
  5. “Depósito antecipado”;
  6. “Juros antecipados.

Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:

  1. Selo de verificação nas redes sociais: nossas contas no Instagram e no Facebook são verificadas pelas redes sociais;
  2. E-mails da empresa possuem domínio próprio: a comunicação oficial da FinanZero por e-mail parte de contas com a terminação @finanzero.com.br;

Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.

Como desbloquear a câmera do celular?

Na hora de solicitar uma selfie (foto do rosto) para validar o contrato de empréstimo uma mensagem com seguinte frase irá aparecer na tela do celular:

“Finanzero.com.br quer usar a sua câmera”.

Para prosseguir é necessário que o usuário clique em “permitir”. Dessa forma, o celular poderá enviar uma imagem* tirada no mesmo momento para o site da FinanZero, validando os dados do cliente.

*Essa imagem só será utilizada para o cadastro do cliente.

Como tirar a selfie para o empréstimo?

Para tirar uma selfie (foto do rosto) de forma adequada é fácil! Basta seguir os passos:

  1. Como a selfie é uma biometria facial, é importante estar em um local com boa iluminação e com fundo branco, preferencialmente.
  2. Posicionar o seu rosto dentro da marcação que o site oferece.
  3. Estique o braço a frente do seu rosto para tirar a foto.
  4. Não use acessórios e nem faça caretas.

O seu rosto precisa estar nítido para conseguir a aprovação do crédito.

Quais são os canais oficiais de atendimento da FinanZero?

Os canais oficiais de atendimento da FinanZero são:

  • Messenger do Facebook: a conta oficial da FinanZero no Facebook é verificada. Desta forma, há um selo de verificação azul acompanhado do nome da empresa na rede social.
  • Inbox do Instagram: a conta oficial da FinanZero no Instagram é verificada também. Desta forma, há um selo de verificação azul acompanhado do nome da empresa na rede social.
  • Assistente virtual (chat): na página de login do nosso site é possível obter ajuda da nossa assistente virtual, que pode direcionar o cliente ao nosso time de Customer Success caso seja necessário.
  • Telefone: 0800 607 3001 (funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Atendemos a todo o Brasil).
  • WhatsApp: contato feito somente para envio de ofertas ao cliente e/ou formalização do pedido.

Atenção! NUNCA solicitamos valores antecipados via WhatsApp.

Conforme normas do Banco Central (BC), quaisquer cobranças de taxas e demais tarifas dos serviços já estão inclusas diretamente nas parcelas do crédito contratado. Antes disso não há nenhum pagamento a ser feito pelos clientes. Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado, fique atento aos nossos canais de atendimento!

Para mais informações, confira o post do blog “A Finanzero é confiável?“.

Recebi a oferta de um parceiro, mas ele pede a senha do Internet Banking. Isso é seguro?

A senha do Internet Banking pode ser solicitada por nossos parceiros durante a análise de crédito. As ofertas enviadas pela FinanZero pelos seus canais (e-mail e SMS) são pré-aprovadas. Ou seja, de acordo com os dados coletados do seu perfil, a proposta foi feita por um de nossos parceiros. Entretanto, para a oferta ser aprovada e o crédito poder ser contratado pelo cliente, o mesmo deverá confirmar os dados informados por meio do envio de documentos.

Em alguns casos, o comprovante de renda é o extrato bancário do cliente, e por isso nossos parceiros solicitam a senha do Internet Banking:

  1. para verificar o comprovante de renda;
  2. o histórico de pagamentos;
  3. receitas, dívidas;

A senha do Internet Banking NÃO permite que as instituições financeiras façam qualquer movimentação na conta bancária do consumidor, tal senha nunca é solicitada pela FinanZero ou por seus parceiros.

Para mais informações, confira o post do blog “5 dicas para não cair em fraudes bancárias“.

Próximo artigo

Antecipação do décimo terceiro: como funciona?

Veja como funciona a antecipação do décimo terceiro, quem pode solicitar o serviço financeiro e quais são as vantagens e desvantagens.

Ler artigo completo

0 respostas para “Minha chave pix pode ser hackeada?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoKeycash – Financiamento e Crédito ImobiliárioSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosCredistar: Empréstimo Pessoal OnlineWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de Empréstimo
Solicite seu empréstimo