Não consigo acessar a carteira de trabalho digital, o que fazer?
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Carteira de trabalho digital: Como validar dados, como corrigir erros, como refazer o cadastro e como entrar no app da carteira de trabalho
Segundo dados de uma pesquisa promovida pela Amdocs, o uso de internet pelos brasileiros dobrou desde o início do período de pandemia vivido causado pela Covid-19. O dado nos mostra como a população está cada vez mais adepta em relação ao uso da internet e utilizando-a para facilitar ações cotidianas como pagamento de contas e compras online.
No intuito de facilitar o uso, a carteira de trabalho física foi substituída pela digital e com isso os cidadãos podem acessa-la de forma rápida utilizando apenas um telefone celular. O uso da nova carteira ainda gera dúvidas nos cidadãos pois ainda está sendo implementada e utilizada por eles. Abaixo estão as principais questões sobre o assunto com o intuito de tirar as dúvidas mais frequentes em relação a carteira de trabalho digital.
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Como validar dados na carteira de trabalho digital?
Os dados encontrados dentro da carteira de trabalho digital estão disponíveis no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), um programa criado pelo Governo Federal para armazenar todas as informações referentes aos contratos e dados de uma empresa e de seus trabalhadores. Por isso, os dados do trabalhador são disponibilizados de forma automática após a realização do primeiro acesso.
As informações armazenadas no eSocial são atualizadas de forma constante e isso garante que os dados da carteira de trabalho também sejam atualizados. Dessa forma, ao encontrar inconsistências nas informações, o trabalhador não precisa comparecer em nenhum posto de atendimento ou entrar em contato, apenas aguardar a correção dos dados. Se o erro persistir é possível solicitar a mudança em campanhas que são promovidas e divulgadas pelo Governo Federal.
O mais comum é que sejam encontrados erros em informações mais antigas, pelas inconsistências da época na carteira física e no eSocial. Porém, se o equívoco encontrado for posterior ao ano de 2019, o cidadão pode solicitar a mudança entrando em contato diretamente com o seu empregador. O pedido será revisto e atualizado na carteira de trabalho digital do cidadão pelo Governo.
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Como corrigir erro na carteira de trabalho digital?
Algumas informações incorretas podem constar na carteira de trabalho digital, como nome, RG, nome da mãe e entre outros dados pessoais. O erro encontrado pode ser resolvido mas para isso precisa ser corrigido pela Receita Federal e pelo INSS, sendo importante a alteração nos dois órgão.
Receita Federal
Para corrigir os dados pela Receita Federal, basta seguir o passo a passo:
- Entre no site da Receita Federal;
- Vá até a aba “Cadastro de Pessoas Físicas – CPF”;
- Selecione o item desejado e altere os dados;
É válido mencionar que para alterações de nome social, a solicitação precisa ser feita pessoalmente comparecendo em um posto de atendimento.
INSS
A correção pelo INSS pode ser feita por web ou por telefone celular utilizando o aplicativo do programa. Abaixo segue o passo a passo de como solucionar as inconsistências para cada uma das opções.
Pela web:
- Primeiramente, acesse o site MEU INSS e em seguinte vá até a opção “Agendamento/solicitações”;
- Informe os dados solicitados que são nome, CPF e data de nascimento;
- Logo depois vá até “Novo Requerimento”;
- Por fim clique em “Atualização dos Dados Cadastrais”;
Pelo aplicativo:
- Abra o aplicativo e vá até aba de “Meu Perfil”;
- No seu perfil vá até “Meu cadastro”;
- Em seguida clique em “Complementar” e logo depois em “Atualizar dados cadastrais”;
Após seguir os passos para as alterações necessárias em cada órgão, os dados na carteira de trabalho digital serão atualizados e assim constarão as informações corretas do cidadão.
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Como refazer o cadastro da Carteira de Trabalho Digital?
A carteira de trabalha digital não precisa mais ser solicitada pelo cidadão, sendo então disponibilizada por meio do CPF ao entrar no site ou aplicativo e os dados de trabalho são apresentados e atualizados de forma automática. Dessa forma, a carteira de trabalho digital é acessada pelo cidadão de forma fácil sem a necessidade de carregar consigo a carteira física, versão anterior a digital.
Como comentado, algumas inconsistências podem ser observadas e sua correção pode ser solicitada ou será corrigida sozinha, de forma automática. Por essa razão e pela forma como a carteira de trabalho digital é disponibilizada o cidadão não precisa refazer o cadastro, já que o cadastro é automático utilizando apenas o CPF do indivíduo.
Ao encontrar inconsistências ou dados errados não é necessário refazer cadastro pois existem outras formas de solução que foram apresentadas nos tópicos acima. De forma geral, a carteira de trabalho digital não precisa sofrer alterações muito grandes já que os dados utilizados estão presentes no sistema do Governo Federal e de seus órgãos que controlam e garantem a atualização deles.
Como entrar no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital?
A carteira de trabalho digital pode ser acessada por meio de aplicativo que pode ser baixado no celular do cidadão. O acesso ao aplicativo e a carteira de trabalho é simples e o passo a passo abaixo mostrará como realizar entrar e acessar a carteira.
Pelo celular
Para acessar o aplicativo da carteira de trabalho digital basta seguir os passos:
- Baixe o aplicativo pela Play Store (Android) ou App Store (IOS) buscando por “Carteira de trabalho digital”;
- Ao baixar, abra o aplicativo e clique em “Entrar”;
- Coloque o seu CPF e a senha cadastrada no site do Gov br;
- E por fim informe alguns dados pessoais que serão solicitados;
Após seguir os passos, o cidadão consegue ter acesso a carteira e assim verificar os dados disponíveis.
Pelo computador
Além de acessar a carteira pelo celular, também é possível entrar pelo computador ao seguir os passos abaixo:
- Acesse o site do ministério da economia e clique em “Entrar com gov.br”;
- Será solicitado o CPF do cidadão e a senha cadastrada no site do Governo e ao informar o acesso a carteira será liberado;
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E então, restou mais alguma dúvida sobre como acessar a carteira de trabalho digital? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
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41 respostas para “Não consigo acessar a carteira de trabalho digital, o que fazer?”:
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Não consigo acessar minha carteira de trabalho
Antes eu entrava normal no app da carteira de trabalho de um tempo pra cá começou a dar erro e estou precisando muito dela
Não consigo criar a conta do meu filho. Não aparece a opção de cadastrar. Pois ele nunca fez a carteira de trabalho digital. Como faço
Não consigo acessar a minha carteira digital pra dar entrada no seguro desemprego
Invadiram minha carteira digital trocando e-mail e senha,,,e não tenho nenhuma opção prática para alteração…
Virou uma porcaria isso… Ao inves de fazerem um negocio pratico não eles preferem complicar mais… tenho anotado tudo certinho login e senha, mais não entra da invalido ou erro. Chega da nojo na gente.
Como alterar email para fazer uma senha e entrar email cadastrado não tenho mais acesso
Adelissa nunes
Nao kembro e-mail e nem a senha só sei que tá com outro número de telefone como faço para entrar na carteira digital e mudar os dados
Não consigo acessar minha carteira digital pois pede uma senha que nunca fiz,e os não confere o email, telefone, então não tem como eu mandar um código pra nenhum desses dados porque não confere com os meus