;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Não preciso mais fazer a prova de vida presencial do INSS?

Não preciso mais fazer a prova de vida presencial do INSS?

Compartilhe esse post:

O Governo Federal encerrou a obrigatoriedade da prova de vida presencial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida atinge 36 milhões de pessoas.

A prova de vida presencial do INSS, que tinha acabado de se tornar obrigatória novamente, após ter ficado suspensa por um longo período, devido a pandemia da Covid-19, não é mais necessária. O Governo Federal anunciou no dia 02/02/22, que os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS não terão mais a obrigação de realizar a prova de vida presencial, que passa então a ser opcional. Destes 36 milhões de beneficiários atingidos pela medida, mais de 5 milhões têm mais de 80 anos de idade.

O procedimento passará a funcionar de maneira automática, através do cruzamento de informações de bases de dados públicas, federais, estaduais e municipais. A portaria que o presidente Jair Bolsonaro assinou, estipula novas regras para comprovar que os beneficiários estão vivos, não havendo mais a necessidade de que eles compareçam aos bancos responsáveis pelo pagamento do benefício.

Quer encontrar as melhores condições de empréstimo pessoal? Acesse FinanZero e simule já!

Para a prova de vida, poderão ser consultados, por exemplo, os registros de votação, de vacinação e de atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta mudança já entrou em vigor, porém o INSS tem até o dia 31 de dezembro para terminar a implementação. Até este prazo determinado, o bloqueio de pagamento de benefícios por falta da prova de vida fica detido.

De acordo com o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, caso nenhuma movimentação do cidadão durante o ano seja encontrada, o mesmo receberá uma notificação para realizar a prova de vida, preferivelmente de maneira eletrônica.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), excepcionalmente, quando houver a necessidade que a prova de vida seja feita de maneira presencial, o INSS deverá oferecer ao beneficiário, seja qual for a sua idade, meios para que ela seja realizada, sem que haja a necessidade de que ele se desloque de sua residência, utilizando para isto, seus servidores ou entidades conveniadas e parceiras, assim como as instituições financeiras pagadoras dos benefícios.

Quem pode receber o salário-família do INSS?

Quais as novas regras da prova de vida do INSS?

Agora a prova de vida do INSS será feita por meio de um cruzamento de informações para confirmar que o beneficiário realizou algum ato que ficou registrado em base de dados próprias ou mantidas por órgãos públicos ou cartórios, nos dez meses após o seu último aniversário.

Quando a prova de vida não puder ser realizada dessa forma, o beneficiário receberá uma notificação, um mês antes de seu aniversário, informando que ele deve realizar a prova de vida, preferencialmente de maneira eletrônica.

Outra regra é que agora passa a ser proibido que qualquer beneficiário saia de sua residência para realizar a prova de vida. O INSS é que deve se organizar com os bancos parceiros, com o trabalho da Dataprev para ir até a casa do beneficiário colher a prova de vida por meio da captura biométrica.

Destaca-se porém, que caso o beneficiário queira realizar a prova de vida no banco pagador voluntariamente, ele pode. A portaria não impede a realização do procedimento através da Instituição financeira.

Como se aposentar pelo INSS com o teto de 7 mil reais?

O que será aceito como prova de vida do INSS?

Como dito anteriormente, o INSS tem até 31 de dezembro para realizar a implementação das novas regras estipuladas pela portaria, que determina válidos como prova de vida:

  • Acesso ao aplicativo “Meu INSS” com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  • Atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
  • Atendimento no sistema público de saúde ou rede conveniada;
  • Perícia médica por telemedicina ou presencial;
  • Vacinação;
  • Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico), somente quando for efetuada pelo responsável do grupo;
  • Votação nas eleições;
  • Emissão/renovação de passaporte, carteira de de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
  • Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
  • Declaração de Imposto de Renda como titular ou dependente;

Como será o reajuste do INSS em 2022?

O que é e para que serve a prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório que serve para verificar se o beneficiário está vivo. O benefício só pode continuar sendo pago se a prova de vida for feita. Agora, com o procedimento sendo feito automaticamente por meio dos dados citados no tópico anterior, não é mais necessário que o segurado compareça ao banco pagador do benefício para realizar o procedimento.

Antes dessa mudança, a prova de vida era feita através de biometria nos caixas eletrônicos ou no atendimento pessoal das agências bancárias, neste caso, era necessário apresentar um documento com foto e um cartão de débito. A prova de vida presencial agora é opcional.

O procedimento já podia ser feito pela internet, através do aplicativo “Meu INSS”, mas para isso, era preciso que o beneficiário tivesse a biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Vai ter PIS em dobro em 2022?

Tem mais alguma dúvida sobre a prova de vida do INSS? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Vai ter PIS em dobro em 2022?

PIS: quando será liberado, quem recebe, como fica para quem trabalhou em 2021 e demais informações sobre o benefício trabalhista.

Ler artigo completo

1 resposta para “Não preciso mais fazer a prova de vida presencial do INSS?”:

  1. valnei da paixão pereira disse:

    Estou precisando de um empréstimo pessoal ainda não consequi

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
    Solicite seu empréstimo