FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Não preciso mais fazer a prova de vida presencial do INSS?

Não preciso mais fazer a prova de vida presencial do INSS?

Compartilhe esse post:

O Governo Federal encerrou a obrigatoriedade da prova de vida presencial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida atinge 36 milhões de pessoas.

A prova de vida presencial do INSS, que tinha acabado de se tornar obrigatória novamente, após ter ficado suspensa por um longo período, devido a pandemia da Covid-19, não é mais necessária. O Governo Federal anunciou no dia 02/02/22, que os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS não terão mais a obrigação de realizar a prova de vida presencial, que passa então a ser opcional. Destes 36 milhões de beneficiários atingidos pela medida, mais de 5 milhões têm mais de 80 anos de idade.

O procedimento passará a funcionar de maneira automática, através do cruzamento de informações de bases de dados públicas, federais, estaduais e municipais. A portaria que o presidente Jair Bolsonaro assinou, estipula novas regras para comprovar que os beneficiários estão vivos, não havendo mais a necessidade de que eles compareçam aos bancos responsáveis pelo pagamento do benefício.

Quer encontrar as melhores condições de empréstimo pessoal? Acesse FinanZero e simule já!

Para a prova de vida, poderão ser consultados, por exemplo, os registros de votação, de vacinação e de atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta mudança já entrou em vigor, porém o INSS tem até o dia 31 de dezembro para terminar a implementação. Até este prazo determinado, o bloqueio de pagamento de benefícios por falta da prova de vida fica detido.

De acordo com o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, caso nenhuma movimentação do cidadão durante o ano seja encontrada, o mesmo receberá uma notificação para realizar a prova de vida, preferivelmente de maneira eletrônica.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), excepcionalmente, quando houver a necessidade que a prova de vida seja feita de maneira presencial, o INSS deverá oferecer ao beneficiário, seja qual for a sua idade, meios para que ela seja realizada, sem que haja a necessidade de que ele se desloque de sua residência, utilizando para isto, seus servidores ou entidades conveniadas e parceiras, assim como as instituições financeiras pagadoras dos benefícios.

Quem pode receber o salário-família do INSS?

Quais as novas regras da prova de vida do INSS?

Agora a prova de vida do INSS será feita por meio de um cruzamento de informações para confirmar que o beneficiário realizou algum ato que ficou registrado em base de dados próprias ou mantidas por órgãos públicos ou cartórios, nos dez meses após o seu último aniversário.

Quando a prova de vida não puder ser realizada dessa forma, o beneficiário receberá uma notificação, um mês antes de seu aniversário, informando que ele deve realizar a prova de vida, preferencialmente de maneira eletrônica.

Outra regra é que agora passa a ser proibido que qualquer beneficiário saia de sua residência para realizar a prova de vida. O INSS é que deve se organizar com os bancos parceiros, com o trabalho da Dataprev para ir até a casa do beneficiário colher a prova de vida por meio da captura biométrica.

Destaca-se porém, que caso o beneficiário queira realizar a prova de vida no banco pagador voluntariamente, ele pode. A portaria não impede a realização do procedimento através da Instituição financeira.

Como se aposentar pelo INSS com o teto de 7 mil reais?

O que será aceito como prova de vida do INSS?

Como dito anteriormente, o INSS tem até 31 de dezembro para realizar a implementação das novas regras estipuladas pela portaria, que determina válidos como prova de vida:

  • Acesso ao aplicativo “Meu INSS” com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  • Realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
  • Atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
  • Atendimento no sistema público de saúde ou rede conveniada;
  • Perícia médica por telemedicina ou presencial;
  • Vacinação;
  • Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico), somente quando for efetuada pelo responsável do grupo;
  • Votação nas eleições;
  • Emissão/renovação de passaporte, carteira de de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
  • Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
  • Declaração de Imposto de Renda como titular ou dependente;

Como será o reajuste do INSS em 2022?

O que é e para que serve a prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório que serve para verificar se o beneficiário está vivo. O benefício só pode continuar sendo pago se a prova de vida for feita. Agora, com o procedimento sendo feito automaticamente por meio dos dados citados no tópico anterior, não é mais necessário que o segurado compareça ao banco pagador do benefício para realizar o procedimento.

Antes dessa mudança, a prova de vida era feita através de biometria nos caixas eletrônicos ou no atendimento pessoal das agências bancárias, neste caso, era necessário apresentar um documento com foto e um cartão de débito. A prova de vida presencial agora é opcional.

O procedimento já podia ser feito pela internet, através do aplicativo “Meu INSS”, mas para isso, era preciso que o beneficiário tivesse a biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Vai ter PIS em dobro em 2022?

Tem mais alguma dúvida sobre a prova de vida do INSS? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Vai ter PIS em dobro em 2022?

Quando vai ser liberado o PIS 2022?PISPASEPQuem recebe PIS em 2022?Quem trabalhou […]

Ler artigo completo

1 resposta para “Não preciso mais fazer a prova de vida presencial do INSS?”:

  1. valnei da paixão pereira disse:

    Estou precisando de um empréstimo pessoal ainda não consequi

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo