FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Não recebi 13°. O que aconteceu?

Não recebi 13°. O que aconteceu?

Compartilhe esse post:

O 13º é pago em duas parcelas, e a primeira deve cair ainda hoje para todos os trabalhadores do País

A legislação trabalhista prevê o pagamento do 13º salário (um salário extra para o trabalhador) dividido em duas parcelas. Sendo a primeira parcela paga à partir do dia 1º de fevereiro até o dia 30 de novembro, existe uma exceção no entanto para aqueles trabalhadores que solicitarem em janeiro ao empregador, receber junto com as férias, apreciadas de fevereiro a novembro.

A 2ª parcela do 13º salário deverá ser paga até o dia 20 de dezembro. Porém o empregador pode optar por antecipar o pagamento caso a empresa tenha dinheiro em caixa e ofereça essa vantagem para os colaboradores de sua empresa.

Veja também – Quando devo receber o 13º salário?

Para exemplificar o empregador que queira pagar de forma integral terá que fazê-lo até 30/11 como um adiantamento, mas deve ainda considerar em seu cálculo as deduções dos encargos que ficam incidentes.

Quanto é pago em cada parcela do 13º?

O 13º é entregue em 2 parcelas; Contudo, há uma diferença entre elas. Isso porque a primeira parcela o trabalhador receber o valor sem qualquer tipo de desconto, logo é a parcela que o trabalhador mais recebe dinheiro de uma só vez.

Mas e os descontos?

No caso da segunda parcela o valor à receber será menor.

Pois é nesta parcela que haverá os descontos dos encargos legais, como INSS e IRRF, referente ao 13º completo.

Quanto vou receber?

Essa é a parte mais importante e, claro, mais esperada por todo trabalhador, saber quanto vai receber… O 1º passo é estar ciente que o pagamento do 13º salário é de acordo ao tempo trabalhado durante o ano. Veja como funciona:

  • Primeiro dívida o valor do seu salário por 12 (quantidade de meses do ano)
  • Depois faça vezes e o resultado pelo número de meses ao qual você trabalhou no ano;
  • Por fim calcule 50% desse valor para chegar ao valor da 1ª e da 2ª parcela, contudo vale lembrar que na segunda parcela haverá os descontos, os mesmo que já vem no salário mensal.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

1ª parcela

A primeira parcela é chamada de adiantamento e nada mais é que a metade da remuneração do mês anterior ao mês de recebimento. É importante ressaltar que ela não sofre descontos.

Se uma pessoa recebeu R$ 2.000 em setembro, em outubro receberá R$ 1.000 apenas referente ao 13º, fora seu salário normal.

2ª parcela

A segunda parcela, por sua vez, equivale ao salário bruto do mês de dezembro. Somam-se os descontos do adiantamento da primeira parcela, o INSS e o Imposto de Renda.

13º proporcional

Se você entrou no mesmo ano em que o décimo terceiro será pago (entrou em fevereiro de 2020 e receberá em novembro por exemplo), deverá fazer o cálculo proporcional.

Ele funciona da seguinte maneira:

divida o salário bruto por 12;
multiplique o resultado pelo número de meses trabalhados;
substitua do resultado o adiantamento e descontos do INSS e Imposto de Renda.
Demais rendimentos

Os demais rendimentos do trabalhador como:

  • adicional noturno;
  • horas extras;
  • comissões também são somados ao valor do salário utilizado como base para cálculo.

Com relação a horas extras o calculo deverá somar todas as horas extras feitas até outubro e dividir por 12.

Por que não recebi o 13º?

Quando um empregado é desligado da empresa sem justa causa, o décimo deve ser acertado na rescisão do contrato. Já quando o empregado é demitido por justa causa, ele não tem direito. Por isso, a maioria não recebe o 13º salário.

Além disso, te quem não recebe pelo motivo de não contar em seu modo trabalhista.

Veja também – Como gastar o 13º salário?

Isso porque tem direito ao 13º apenas quem está no regime CLT ou é servidor público. Fora isso, quem é por exemplo:

  • Trabalhador por pessoa jurídica (PJ);
  • estagiário;
  • jovem aprendiz;
  • autônomo.

Não recebe o 13º em conta.

Além disso, empresas que declaram falência perante a lei meses ou até dias antes do fechamento nacional fiscal do ano também podem não conseguir pagar esse valor para os colaboradores.

Quem recebeu o 13º errado precisa comunicar os responsáveis da empresa para que seja feito um novo depósito.

Enfim, ficou com alguma dúvida sobre o que aconteceu se você não recebeu o 13º até a data de hoje como é previsto por lei? Então comente aqui para a nossa equipe que assim que possível haverá um retorno para você!

Simule seu empréstimo com o melhor buscador de crédito pessoal online!

E, não deixe de acompanhar a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que devo fazer depois de quitar veículo?

O processo a ser cumprido depois disso depende do tipo de financiamento; saiba como identificar o seu e veja o passo a passo.

Ler artigo completo

0 respostas para “Não recebi 13°. O que aconteceu?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo