FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Não recebi 13°. O que aconteceu?

Não recebi 13°. O que aconteceu?

Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

O 13º é pago em duas parcelas, e a primeira deve cair ainda hoje para todos os trabalhadores do País

A legislação trabalhista prevê o pagamento do 13º salário (um salário extra para o trabalhador) dividido em duas parcelas. Sendo a primeira parcela paga à partir do dia 1º de fevereiro até o dia 30 de novembro, existe uma exceção no entanto para aqueles trabalhadores que solicitarem em janeiro ao empregador, receber junto com as férias, apreciadas de fevereiro a novembro.

A 2ª parcela do 13º salário deverá ser paga até o dia 20 de dezembro. Porém o empregador pode optar por antecipar o pagamento caso a empresa tenha dinheiro em caixa e ofereça essa vantagem para os colaboradores de sua empresa.

Veja também – Quando devo receber o 13º salário?

Para exemplificar o empregador que queira pagar de forma integral terá que fazê-lo até 30/11 como um adiantamento, mas deve ainda considerar em seu cálculo as deduções dos encargos que ficam incidentes.

Quanto é pago em cada parcela do 13º?

O 13º é entregue em 2 parcelas; Contudo, há uma diferença entre elas. Isso porque a primeira parcela o trabalhador receber o valor sem qualquer tipo de desconto, logo é a parcela que o trabalhador mais recebe dinheiro de uma só vez.

Mas e os descontos?

No caso da segunda parcela o valor à receber será menor.

Pois é nesta parcela que haverá os descontos dos encargos legais, como INSS e IRRF, referente ao 13º completo.

Quanto vou receber?

Essa é a parte mais importante e, claro, mais esperada por todo trabalhador, saber quanto vai receber… O 1º passo é estar ciente que o pagamento do 13º salário é de acordo ao tempo trabalhado durante o ano. Veja como funciona:

  • Primeiro dívida o valor do seu salário por 12 (quantidade de meses do ano)
  • Depois faça vezes e o resultado pelo número de meses ao qual você trabalhou no ano;
  • Por fim calcule 50% desse valor para chegar ao valor da 1ª e da 2ª parcela, contudo vale lembrar que na segunda parcela haverá os descontos, os mesmo que já vem no salário mensal.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

1ª parcela

A primeira parcela é chamada de adiantamento e nada mais é que a metade da remuneração do mês anterior ao mês de recebimento. É importante ressaltar que ela não sofre descontos.

Se uma pessoa recebeu R$ 2.000 em setembro, em outubro receberá R$ 1.000 apenas referente ao 13º, fora seu salário normal.

2ª parcela

A segunda parcela, por sua vez, equivale ao salário bruto do mês de dezembro. Somam-se os descontos do adiantamento da primeira parcela, o INSS e o Imposto de Renda.

13º proporcional

Se você entrou no mesmo ano em que o décimo terceiro será pago (entrou em fevereiro de 2020 e receberá em novembro por exemplo), deverá fazer o cálculo proporcional.

Ele funciona da seguinte maneira:

divida o salário bruto por 12;
multiplique o resultado pelo número de meses trabalhados;
substitua do resultado o adiantamento e descontos do INSS e Imposto de Renda.
Demais rendimentos

Os demais rendimentos do trabalhador como:

  • adicional noturno;
  • horas extras;
  • comissões também são somados ao valor do salário utilizado como base para cálculo.

Com relação a horas extras o calculo deverá somar todas as horas extras feitas até outubro e dividir por 12.

Por que não recebi o 13º?

Quando um empregado é desligado da empresa sem justa causa, o décimo deve ser acertado na rescisão do contrato. Já quando o empregado é demitido por justa causa, ele não tem direito. Por isso, a maioria não recebe o 13º salário.

Além disso, te quem não recebe pelo motivo de não contar em seu modo trabalhista.

Veja também – Como gastar o 13º salário?

Isso porque tem direito ao 13º apenas quem está no regime CLT ou é servidor público. Fora isso, quem é por exemplo:

  • Trabalhador por pessoa jurídica (PJ);
  • estagiário;
  • jovem aprendiz;
  • autônomo.

Não recebe o 13º em conta.

Além disso, empresas que declaram falência perante a lei meses ou até dias antes do fechamento nacional fiscal do ano também podem não conseguir pagar esse valor para os colaboradores.

Quem recebeu o 13º errado precisa comunicar os responsáveis da empresa para que seja feito um novo depósito.

Enfim, ficou com alguma dúvida sobre o que aconteceu se você não recebeu o 13º até a data de hoje como é previsto por lei? Então comente aqui para a nossa equipe que assim que possível haverá um retorno para você!

Simule seu empréstimo com o melhor buscador de crédito pessoal online!

E, não deixe de acompanhar a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que devo fazer depois de quitar veículo?

O que é financiamento?Quais os tipos de financiamento de veículo?O que fazer […]

Ler artigo completo

respostas para “Não recebi 13°. O que aconteceu?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo