;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Nunca contribuí com o INSS, posso me aposentar?

Nunca contribuí com o INSS, posso me aposentar?

Compartilhe esse post:

Através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é possível solicitar a aposentadoria, mas para isso, é preciso ser segurado da Previdência Social. Caso a pessoa nunca tenha contribuído, poderá se aposentar?

A Previdência Social funciona como um seguro social, que intervém com o benefício certo para a situação que a pessoa estiver passando, mas para conseguir estes benefícios, é necessário contribuir mensalmente com o sistema previdenciário. É obrigatório por lei, que toda pessoa que exerce atividade remunerada, dê a sua contribuição.

Se por algum motivo, a pessoa nunca contribuiu ou contribuiu abaixo do prazo determinado pela legislação com a Previdência Social, ela não poderá se aposentar pelo INSS. Mas e a aposentadoria por idade, será possível receber mesmo não tendo contribuído? De acordo com a atual legislação, para que a pessoa esteja apta a receber o benefício da aposentadoria por idade, ela precisa ter realizado no mínimo 180 contribuições (período de carência de 15 anos de contribuição) para mulheres e para homens, 180, ou 240 contribuições (período de carência de 15 ou 20 anos de contribuição).

Na FinanZero você recebe até 10 ofertas pré-provadas de empréstimo, acesse o site e confira!

As pessoas que não contribuíram então, podem recorrer ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou LOAS, que tem o valor de um salário mínimo e é pago para pessoas com 65 anos ou mais, ou a pessoas com deficiência sem condições de se manterem financeiramente sozinhas. Para receber o BPC, não é preciso ter feito nenhuma contribuição, mas é necessário preencher alguns requisitos, como indicado na Lei nº 8742. São eles:

  • Ter mais de 65 anos de idade;
  • Ser deficiente físico, mental, intelectual, ou motorial, neste caso a idade não importa, contanto que a deficiência impeça a pessoa de levar uma vida plena em sociedade;
  • Ter renda familiar de ate 1/4 do salário mínimo vigente (R$ 1100,000) por pessoa (R$ 275,00);
  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Estar inscrito no CadÚnico;
  • Não estar recebendo outro benefício.

Destaca-se que o BPC não é a mesma coisa que uma aposentadoria, sendo assim, ele não dá o direito ao 13º do INSS e nem a pensão por morte.

Como será o reajuste do INSS em 2022?

Vale a pena contribuir com o INSS já idoso?

Não existe uma idade máxima para começar a contribuir com o INSS, apenas é exigida a idade mínima de 16 anos. Caso a intenção seja contribuir para receber o benefício da aposentadoria por idade, pode não ser uma boa alternativa, porém o INSS conta com diversos outros benefícios que podem, em caso de necessidade, serem solicitados pela pessoa, mesmo que ela comece a pagar já sendo idosa.

Após um ano de contribuição, por exemplo, em caso de doença, a pessoa já terá direito a receber o benefício auxílio-doença. Ponderando os prós e contras, vale a pena sim contribuir com o INSS, mesmo já estando com uma idade avançada, afinal, nunca se sabe o que pode acontecer e ter a garantia do recebimento dos benefícios, torna tudo melhor.

É melhor contribuir com o INSS ou fazer uma Previdência Privada?

Muitas pessoas ainda não começaram a contribuir com o INSS e estão pensando em fazer uma previdência privada ao invés de começar, mas como decidir? Para isso, é preciso fazer uma análise comparativa.

INSS – Vantagens

  • É um benefício garantido, qualquer trabalhador CLT já está automaticamente contribuindo, sendo que a quantia é descontada da folha de pagamento, o que é bom para quem tem dificuldade em controlar as finanças.
  • Oferece diversos benefícios, auxiliando a família em momentos de necessidade.
  • Quem contribui com o INSS e faz sua declaração de renda, através do modelo completo pode reduzir a base de cálculo do imposto de renda em até 12% para um plano de Previdência Privada.

INSS – Desvantagens

  • O dinheiro só pode ser resgatado quando são preenchidos todos os requisitos para que a pessoa se aposente;
  • Para ter direito ao INSS, é preciso contribuir no mínimo durante 15 anos;
  • O INSS possui um teto, independe do valor que foi contribuído, a pessoa não poderá receber mais que o teto.

Previdência Privada – Vantagens

  • Funciona como um investimento, a pessoa adere a um plano da Previdência e depois, pode resgatar o valor com juros;
  • Não é obrigatória e o valor a ser depositado é escolhido pela pessoa (de acordo com o plano elegido);
  • É possível resgatar o dinheiro de uma vez ou em prazos, médios e longos.

Previdência Privada – Desvantagens

  • Existem muitos planos que tem taxas elevadas e um rendimento não muito bom;
  • Existem taxas, taxa administrativa, de saída, de resgate e de carregamento;
  • Existem tributações.

Após a verificação das vantagens e desvantagens do INSS e da Previdência Privada, cabe a pessoa decidir o que ela considera melhor para o seu futuro, lembrando sempre dos inúmeros benefícios oferecidos pelo INSS. É indicado, se possível mesclar os dois, sendo assim, além de contribuir com o INSS, é interessante fazer um plano da Previdência, para garantir um futuro mais tranquilo.

Pode descontar empréstimo na rescisão?

Quais são os tipos de aposentadoria que o INSS oferece?

Atualmente, o INSS oferece a todos os cidadãos brasileiros que contribuam com o sistema previdenciário, 9 tipos de aposentadoria, que são:

  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade;
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição;
  • Aposentadoria especial por Tempo De Contribuição;
  • Aposentadoria por Idade Rural;
  • Aposentadoria por Idade Urbana;
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição do Professor;
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição (válida para segurados incluídos na regra de transição);
  • Aposentadoria por Invalidez.

Tem mais alguma dúvida sobre o INSS? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Pode descontar empréstimo na rescisão?

A empresa pode descontar o empréstimo consignado nas verbas rescisórias somente se a ação estiver […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Nunca contribuí com o INSS, posso me aposentar?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo