Índice de conteúdo
Veja o calendário completo do IPVA 2023
O ano começou agora, mas em breve já será hora de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Quanto antes o pagamento acontecer, melhor é para o motorista que pode garantir até 3% de desconto no tributo.
Aqueles que desejarem parcelar o IPVA 2023 devem ficar atentos, afinal, em alguns casos, o vencimento acontece ainda em janeiro. Os veículos com placas de 0 a 4, devem quitar a primeira cota neste mês.
Nos próximos dias já se inicia a emissão das guias para pagamento. Pensando nisso, resolvemos trazer um guia completo para que você entenda mais sobre o IPVA 2023. Acompanhe:
Conheça as novas regras do PIX em 2023
Como já citado, o IPVA é o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores. Anualmente, proprietários de carros, motos e demais tipos de veículos, precisam pagar um determinado valor. Esse tributo é pago, normalmente, no início do ano.
O IPVA 2023 é composto por uma cobrança pode variar entre 1% e 6% do valor do veículo definido, que é definido pela Tabela Fipe.
Esse tributo existe de 1985 e foi criado em São Paulo com o intuito de substituir a Taxa Rodoviária Única, de 1969. Já no ano de 1993, o IPVA foi incluído na Constituição Federal Brasileira.
Você sabe o que é IPTU? Tudo que você precisa saber sobre esse imposto
Os recursos arrecadados com o imposto são divididos em três partes diferentes: o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) fica com 20% e o restante é compartilhado em partes iguais para o estado e o munícipio onde o veículo é registrado.
O valor enviado ao município e ao estado não é destinado a uma área específica. Ele pode ser usado para qualquer coisa que envolva a administração público, como educação, saúde, infraestrutura, entre outros. Já os 20% do Fundeb são exclusivos para a área da educação.
Veja calendário de janeiro do Bolsa Família 2023
São Paulo
O estado de São Paulo vai oferecer um desconto de 3% no IPVA 2023 para aqueles que resolverem efetuar o pagamento em uma única cota. A outra possibilidade é dividir o valor em até cinco parcelas.
O pagamento pode ser feito presencialmente ou online e as opções são: casa lotérica, agência bancária, internet banking ou aplicativo do seu banco. Para pagar é preciso que o motorista tenha em mãos o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam).
Paraná
A forma de pagamento é a mesma de São Paulo, com desconto de 3% à vista ou parcelamento em cinco meses. Nesse estado, o cidadão consegue pagar via PIX ou por cartão de crédito, onde há a oportunidade de parcelar o valor total em até 12 prestações.
Pernambuco
O IPVA 2023 em Pernambuco tem um desconto ainda maior para quem pagar em única cota. Nesse caso, o motorista consegue pagar o tributo com 7% de desconto ou em 3 parcelas. O governo faz o envio das guias para pagamento através dos correios.
Rio de Janeiro
O IPVA 2023 do Rio de Janeiro tem desconto de 3% ou pode ser dividido em três meses. A guia para pagamento pode ser impressa diretamente pelo Portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda ou através do site do banco Bradesco.
Assim como acontece todos os anos, o IPVA 2023 pode ser pago à vista ou de forma parcelada, dependendo da preferência dos proprietários de veículos.
Este ano, a data de vencimento da primeira cota será dia 23 de janeiro, para veículos com a placa final 0. Confira as demais placas e suas datas de pagamento:
Placa final 0
Cota única ou primeira parcela: 23/01
Segunda parcela: 23/02
Terceira parcela: 27/03
Placa final 1
Cota única ou primeira parcela: 24/01
Segunda parcela: 24/02
Terceira parcela: 28/03
Placa final 2
Cota única ou primeira parcela: 25/01
Segunda parcela: 27/02
Terceira parcela: 29/03
Placa final 3
Cota única ou primeira parcela: 26/01
Segunda parcela: 01/03
Terceira parcela: 04/04
Placa final 4
Cota única ou primeira parcela: 27/01
Segunda parcela: 02/03
Terceira parcela: 05/04
Placa final 5
Cota única ou primeira parcela: 30/01
Segunda parcela: 03/03
Terceira parcela: 11/04
Placa final 6
Cota única ou primeira parcela: 31/01
Segunda parcela: 06/03
Terceira parcela: 12/04
Placa final 7
Cota única ou primeira parcela: 01/02
Segunda parcela: 08/03
Terceira parcela: 13/04
Placa final 8
Cota única ou primeira parcela: 02/02
Segunda parcela: 09/03
Terceira parcela: 14/04
Placa final 9
Cota única ou primeira parcela: 03/02
Segunda parcela: 13/03
Terceira parcela: 18/04
O cálculo do IPVA 2023 pode variar, afinal, ele é calculado sob diversas alíquotas diferentes, que dependem do tipo de combustível utilizado no veículo em questão.
Os proprietários de carros flex devem pagar 4% em cima do valor venal do automóvel. No caso das motocicletas, o valor cai para 2%. Veículos movidos totalmente à energia elétrica pagam apenas 0,5% e os donos de automóveis movidos a Gás Natural Veicular (GNV) têm IPVA de 1,5%.
A tabela com o valor venal do veículo é feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em dezembro do ano passado, a instituição liberou os valores no portal da Fazenda.
O cálculo consiste em multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota devida. Em seguida, divida o valor por 100 e pronto. Agora é possível saber o valor do IPVA 2023 sem ter que esperar a chegada da guia de pagamento.
Não. O pagamento do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestre (DPVAT) ficará suspenso pelo terceiro ano seguido.
A Caixa Ecomica Federal (CEF) vai manter o pagamento por excesso de recursos em caixa. Assim, o motorista não precisa se preocupar com essa cobrança.
Vale ressaltar que o DPVAT é um seguro que serve para indenizar vítimas e parentes de acidentes de trânsito. Isso acontece em casos de invalidez ou morte. Além disso, o dinheiro serve para o pagamento de possíveis despesas médicas.
Você tem mais alguma dúvida sobre o IPVA 2023? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios