;
FinanzeroBlogImpostos

O Guia completo do IPVA 2023

O Guia completo do IPVA 2023

Compartilhe esse post:

Veja o calendário completo do IPVA 2023

O ano começou agora, mas em breve já será hora de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Quanto antes o pagamento acontecer, melhor é para o motorista que pode garantir até 3% de desconto no tributo.

Aqueles que desejarem parcelar o IPVA 2023 devem ficar atentos, afinal, em alguns casos, o vencimento acontece ainda em janeiro. Os veículos com placas de 0 a 4, devem quitar a primeira cota neste mês.

Nos próximos dias já se inicia a emissão das guias para pagamento. Pensando nisso, resolvemos trazer um guia completo para que você entenda mais sobre o IPVA 2023. Acompanhe:

Conheça as novas regras do PIX em 2023

O que é IPVA?

Como já citado, o IPVA é o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores. Anualmente, proprietários de carros, motos e demais tipos de veículos, precisam pagar um determinado valor. Esse tributo é pago, normalmente, no início do ano.

O IPVA 2023 é composto por uma cobrança pode variar entre 1% e 6% do valor do veículo definido, que é definido pela Tabela Fipe.

Esse tributo existe de 1985 e foi criado em São Paulo com o intuito de substituir a Taxa Rodoviária Única, de 1969. Já no ano de 1993, o IPVA foi incluído na Constituição Federal Brasileira.

Você sabe o que é IPTU? Tudo que você precisa saber sobre esse imposto

Para que serve o IPVA?

Os recursos arrecadados com o imposto são divididos em três partes diferentes: o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) fica com 20% e o restante é compartilhado em partes iguais para o estado e o munícipio onde o veículo é registrado.

O valor enviado ao município e ao estado não é destinado a uma área específica. Ele pode ser usado para qualquer coisa que envolva a administração público, como educação, saúde, infraestrutura, entre outros. Já os 20% do Fundeb são exclusivos para a área da educação.

Veja calendário de janeiro do Bolsa Família 2023

IPVA 2023 em alguns estados

São Paulo

O estado de São Paulo vai oferecer um desconto de 3% no IPVA 2023 para aqueles que resolverem efetuar o pagamento em uma única cota. A outra possibilidade é dividir o valor em até cinco parcelas.

O pagamento pode ser feito presencialmente ou online e as opções são: casa lotérica, agência bancária, internet banking ou aplicativo do seu banco. Para pagar é preciso que o motorista tenha em mãos o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam).

Paraná

A forma de pagamento é a mesma de São Paulo, com desconto de 3% à vista ou parcelamento em cinco meses. Nesse estado, o cidadão consegue pagar via PIX ou por cartão de crédito, onde há a oportunidade de parcelar o valor total em até 12 prestações.

Pernambuco

O IPVA 2023 em Pernambuco tem um desconto ainda maior para quem pagar em única cota. Nesse caso, o motorista consegue pagar o tributo com 7% de desconto ou em 3 parcelas. O governo faz o envio das guias para pagamento através dos correios.

Rio de Janeiro

O IPVA 2023 do Rio de Janeiro tem desconto de 3% ou pode ser dividido em três meses. A guia para pagamento pode ser impressa diretamente pelo Portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda ou através do site do banco Bradesco.

Calendário do IPVA 2023

Assim como acontece todos os anos, o IPVA 2023 pode ser pago à vista ou de forma parcelada, dependendo da preferência dos proprietários de veículos.

Este ano, a data de vencimento da primeira cota será dia 23 de janeiro, para veículos com a placa final 0. Confira as demais placas e suas datas de pagamento:

Placa final 0

Cota única ou primeira parcela: 23/01
Segunda parcela: 23/02
Terceira parcela: 27/03

Placa final 1

Cota única ou primeira parcela: 24/01
Segunda parcela: 24/02
Terceira parcela: 28/03

Placa final 2

Cota única ou primeira parcela: 25/01
Segunda parcela: 27/02
Terceira parcela: 29/03

Placa final 3

Cota única ou primeira parcela: 26/01
Segunda parcela: 01/03
Terceira parcela: 04/04

Placa final 4

Cota única ou primeira parcela: 27/01
Segunda parcela: 02/03
Terceira parcela: 05/04

Placa final 5

Cota única ou primeira parcela: 30/01
Segunda parcela: 03/03
Terceira parcela: 11/04

Placa final 6

Cota única ou primeira parcela: 31/01
Segunda parcela: 06/03
Terceira parcela: 12/04

Placa final 7

Cota única ou primeira parcela: 01/02
Segunda parcela: 08/03
Terceira parcela: 13/04

Placa final 8

Cota única ou primeira parcela: 02/02
Segunda parcela: 09/03
Terceira parcela: 14/04

Placa final 9

Cota única ou primeira parcela: 03/02
Segunda parcela: 13/03
Terceira parcela: 18/04

Como calcular o valor do IPVA 2023?

O cálculo do IPVA 2023 pode variar, afinal, ele é calculado sob diversas alíquotas diferentes, que dependem do tipo de combustível utilizado no veículo em questão.

Os proprietários de carros flex devem pagar 4% em cima do valor venal do automóvel. No caso das motocicletas, o valor cai para 2%. Veículos movidos totalmente à energia elétrica pagam apenas 0,5% e os donos de automóveis movidos a Gás Natural Veicular (GNV) têm IPVA de 1,5%.

A tabela com o valor venal do veículo é feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em dezembro do ano passado, a instituição liberou os valores no portal da Fazenda.

O cálculo consiste em multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota devida. Em seguida, divida o valor por 100 e pronto. Agora é possível saber o valor do IPVA 2023 sem ter que esperar a chegada da guia de pagamento.

Será preciso pagar DPVAT este ano?

Não. O pagamento do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestre (DPVAT) ficará suspenso pelo terceiro ano seguido.

A Caixa Ecomica Federal (CEF) vai manter o pagamento por excesso de recursos em caixa. Assim, o motorista não precisa se preocupar com essa cobrança.

Vale ressaltar que o DPVAT é um seguro que serve para indenizar vítimas e parentes de acidentes de trânsito. Isso acontece em casos de invalidez ou morte. Além disso, o dinheiro serve para o pagamento de possíveis despesas médicas.

Você tem mais alguma dúvida sobre o IPVA 2023? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Conheça as novas regras do PIX em 2023

Novas regras do PIX: conheça quais são as mudanças na modalidade instantânea de pagamentos e veja quando elas estarão disponíveis.

Ler artigo completo

0 respostas para “O Guia completo do IPVA 2023”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo