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O pix vai acabar em 2023?

O pix vai acabar em 2023?

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Desde que foi lançado, o pix foi ganhando cada vez mais força, e hoje, é um dos recursos mais utilizado para fazer transações.

A praticidade e rapidez do pix fizeram com que este método de pagamento se tornasse popular muito rapidamente, mas junto a essa popularidade, surgem algumas dúvidas.

Brasileiros têm se perguntado se após as eleições, com o novo governo, alguma coisa mudará quando se trata deste recurso ou até mesmo se ele poderá acabar em 2023.

Recentemente, veio à tona uma notícia falsa, chamada também de fake news, de que o pix iria ser taxado em 2023 e assim como essa informação, a de que o pix vai acabar ano que vem também não é verídica.

Especialistas em economia preveem mudanças positivas na ferramenta, visto que ela tem se expandido mais e mais.

Qualquer informação deverá ser emitida em nota oficial do Banco Central, seja uma mudança informando o fim do recurso ou a implantação de uma nova funcionalidade nele.

O banco pode cobrar de quem envia um pix?

O pix vale a pena?

Sim, inclusive, o próprio Banco Central incentiva o seu uso, visto que esta é uma ferramenta prática, segura e na maioria dos casos, totalmente gratuita. A incidência de taxas só ocorre em casos específicos, confira neste link.

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Como faço para utilizar o pix?

Para começar a usar a ferramenta é preciso ter uma conta em qualquer banco e fazer o cadastro de uma chave pix dentro do aplicativo. A chave pode ser aleatória, CPF, CNPJ, e-mail ou celular.

Depois de criada a chave, já é possível começar a utilizar o recurso, enviando e recebendo transferências.

É importante destacar que uma chave já vinculada a uma conta bancária não vai poder ser utilizada em outro banco, a não ser que uma portabilidade de chave seja feita.

Quantas chaves posso ter?

Pessoas físicas podem ter até cinco chaves por conta bancária, já pessoas jurídicas podem ter o total de 20 chaves por conta.

Posso alterar minha chave pix para outro banco?

Sim, este processo é chamado de portabilidade de chave e ele pode ser feito das 8h às 20h de qualquer dia, pelo aplicativo do banco. Em caso de dúvidas, o indicado é entrar em contato com a instituição.

Tem como excluir uma chave?

Sim, se por acaso é preciso excluir uma chave, basta entrar no aplicativo do banco e realizar o procedimento, que é simples e rápido.

Banco Bradesco permite pix com saldos de outros bancos. Confira

Preciso baixar algum aplicativo para utilizar o pix?

Não, como dito acima, para usar o pix basta fazer o cadastro no banco. Este é um sistema integrado a todos os bancos do Brasil e, portanto, não há necessidade de baixar nenhum aplicativo.

Qual a diferença entre o pix e o real digital?

Para que posso usar o pix?

O pix pode ser utilizado para o recebimento e o envio de transferências, assim como para a realização de compras, visto que diversos estabelecimentos, desde lojas de departamento a restaurantes, já aceitam o recurso como forma de pagamento.

Ficou com mais alguma dúvida se o pix vai acabar em 2023? Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

A FinanZero cobra algum depósito antecipado?

A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.

A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.

Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:

  1. “Taxa de avalista”;
  2. “Tarifa pelo score baixo”;
  3. “Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito”;
  4. “Depósito de liberação”;
  5. “Depósito antecipado”;
  6. “Juros antecipados.

Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:

  1. Selo de verificação nas redes sociais: nossas contas no Instagram e no Facebook são verificadas pelas redes sociais;
  2. E-mails da empresa possuem domínio próprio: a comunicação oficial da FinanZero por e-mail parte de contas com a terminação @finanzero.com.br;

Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.

Como desbloquear a câmera do celular?

Na hora de solicitar uma selfie (foto do rosto) para validar o contrato de empréstimo uma mensagem com seguinte frase irá aparecer na tela do celular:

“Finanzero.com.br quer usar a sua câmera”.

Para prosseguir é necessário que o usuário clique em “permitir”. Dessa forma, o celular poderá enviar uma imagem* tirada no mesmo momento para o site da FinanZero, validando os dados do cliente.

*Essa imagem só será utilizada para o cadastro do cliente.

Como tirar a selfie para o empréstimo?

Para tirar uma selfie (foto do rosto) de forma adequada é fácil! Basta seguir os passos:

  1. Como a selfie é uma biometria facial, é importante estar em um local com boa iluminação e com fundo branco, preferencialmente.
  2. Posicionar o seu rosto dentro da marcação que o site oferece.
  3. Estique o braço a frente do seu rosto para tirar a foto.
  4. Não use acessórios e nem faça caretas.

O seu rosto precisa estar nítido para conseguir a aprovação do crédito.

Quais são os canais oficiais de atendimento da FinanZero?

Os canais oficiais de atendimento da FinanZero são:

  • Messenger do Facebook: a conta oficial da FinanZero no Facebook é verificada. Desta forma, há um selo de verificação azul acompanhado do nome da empresa na rede social.
  • Inbox do Instagram: a conta oficial da FinanZero no Instagram é verificada também. Desta forma, há um selo de verificação azul acompanhado do nome da empresa na rede social.
  • Assistente virtual (chat): na página de login do nosso site é possível obter ajuda da nossa assistente virtual, que pode direcionar o cliente ao nosso time de Customer Success caso seja necessário.
  • Telefone: 0800 607 3001 (funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Atendemos a todo o Brasil).
  • WhatsApp: contato feito somente para envio de ofertas ao cliente e/ou formalização do pedido.

Atenção! NUNCA solicitamos valores antecipados via WhatsApp.

Conforme normas do Banco Central (BC), quaisquer cobranças de taxas e demais tarifas dos serviços já estão inclusas diretamente nas parcelas do crédito contratado. Antes disso não há nenhum pagamento a ser feito pelos clientes. Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado, fique atento aos nossos canais de atendimento!

Para mais informações, confira o post do blog “A Finanzero é confiável?“.

Recebi a oferta de um parceiro, mas ele pede a senha do Internet Banking. Isso é seguro?

A senha do Internet Banking pode ser solicitada por nossos parceiros durante a análise de crédito. As ofertas enviadas pela FinanZero pelos seus canais (e-mail e SMS) são pré-aprovadas. Ou seja, de acordo com os dados coletados do seu perfil, a proposta foi feita por um de nossos parceiros. Entretanto, para a oferta ser aprovada e o crédito poder ser contratado pelo cliente, o mesmo deverá confirmar os dados informados por meio do envio de documentos.

Em alguns casos, o comprovante de renda é o extrato bancário do cliente, e por isso nossos parceiros solicitam a senha do Internet Banking:

  1. para verificar o comprovante de renda;
  2. o histórico de pagamentos;
  3. receitas, dívidas;

A senha do Internet Banking NÃO permite que as instituições financeiras façam qualquer movimentação na conta bancária do consumidor, tal senha nunca é solicitada pela FinanZero ou por seus parceiros.

Para mais informações, confira o post do blog “5 dicas para não cair em fraudes bancárias“.

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