Índice de conteúdo
Atraso na fatura do cartão de crédito pode trazer taxas de juros mais altas. Veja
O cartão de crédito pode ser uma boa alternativa para quem precisa comprar algo, mas não tem o dinheiro para o pagamento à vista. Mesmo assim, ele pode se tornar um grande problema se sua fatura não for paga em dia.
A verdade é que as taxas de juros do cartão de crédito são bem altas, para o caso de atraso no pagamento. Sendo assim, é preciso usar este produto com cautela para evitar maiores dores de cabeça.
Nesse post, vamos falar um pouco sobre esse assunto e explicar o que pode acontecer em caso de inadimplência. Acompanhe:
Desafio das 52 semanas: aprenda como poupar mais de 13 mil reais em um ano
Toda vez que comprar um produto ou serviço, o valor pago será cobrado por meio de uma fatura, cobrada uma vez ao mês. O consumidor ainda pode parcelar as compras feitas, fazendo com que venham cobranças mês a mês.
Vale ressaltar que a fatura do cartão de crédito tem uma data de vencimento, determinada quando o cliente seu cadastro. Essa data é o limite máximo que o valor precisa ser pago, ao passar deste prazo, o consumidor deverá pagar multa e juros pelos dias em que a fatura ficou em aberto.
Como inscrever sua família no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
Existem diversas consequências causadas pela falta de pagamento da fatura do cartão de crédito. Uma das principais é a negativação do nome do cliente.
Se o indivíduo atrasar o pagamento da fatura, a instituição financeira vai iniciar o processo se cobrança. Caso não obtenha sucesso, o nome do cliente fica negativado, impedindo a possibilidade de conseguir empréstimos, financiamentos e outros cartões.
Os órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa, inscrevem o nome do devedor em seus sistemas. Se efetuar o pagamento, em até 5 dias, o cidadão volta a ter seu nome limpo.
Outro grande problema é a taxa de juros, que costuma ser alta, como já citamos. Dessa forma, o valor cobrado de início fica bem maior após o atraso nos pagamentos.
Ao deixar de pagar a fatura do cartão de crédito, o consumidor fica impedido de usá-lo novamente, pelo menos até que a dívida seja paga.
Aprenda a fazer vendas pelo celular com maquininha de cartão
Após cinco anos, a dívida da fatura do cartão de crédito não deixa de existir. O que acontece é que as empresas não podem mais cobrar esses valores. De forma geral, o valor devido continua existindo.
Muitos bancos acabam vendendo a dívida para outras instituições, que assumem a cobrança.
Esse é uma dica bem cliché, mas que é totalmente real: faça um planejamento financeiro. Basicamente, antes de usar o cartão, certifique-se de que terá o dinheiro necessário para pagar a fatura.
Conheça bem os limites do seu orçamento e quanto você pode dispor para pagar a fatura do cartão de crédito. Isso ajudará a evitar maiores problemas.
O primeiro passo para quem está devendo a fatura do cartão de crédito é planejar os próximos passos. Anote todas as suas despesas mensais e veja quanto pode dispor para esse pagamento.
Uma ideia é buscar informações sobre o tamanho da dívida. Depois disso, entre em contato com a instituição financeira e saiba quais são as alternativas de negociação. Em alguns casos, o consumidor pode conseguir descontos de até 90%.
Você tem mais alguma dúvida sobre o que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
O serviço da FinanZero é 100% gratuito a todos os clientes de todo o Brasil.
Na hora de solicitar uma selfie (foto do rosto) para validar o contrato de empréstimo uma mensagem com seguinte frase irá aparecer na tela do celular:
“Finanzero.com.br quer usar a sua câmera”.
Para prosseguir é necessário que o usuário clique em “permitir”. Dessa forma, o celular poderá enviar uma imagem* tirada no mesmo momento para o site da FinanZero, validando os dados do cliente.
*Essa imagem só será utilizada para o cadastro do cliente.
Para solicitar o refinanciamento de veículo ou empréstimo com garantia de veículo , acesse o site da FinanZero e siga o passo a passo:
E pronto! Em até cinco minutos podem aparecer as ofertas pré-aprovadas na tela do seu celular ou computador. Caso seu pedido seja aprovado, o dinheiro cai na conta em até 48 horas úteis! Vale lembrar que a FinanZero ou suas parceiras nunca fazem qualquer tipo de cobrança antecipada para liberação de crédito. Isso é válido para todos os seus canais de atendimento!
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios