FinanzeroBlogCrédito

O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito?

O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito?

Compartilhe esse post:

Atraso na fatura do cartão de crédito pode trazer taxas de juros mais altas. Veja

O cartão de crédito pode ser uma boa alternativa para quem precisa comprar algo, mas não tem o dinheiro para o pagamento à vista. Mesmo assim, ele pode se tornar um grande problema se sua fatura não for paga em dia.

A verdade é que as taxas de juros do cartão de crédito são bem altas, para o caso de atraso no pagamento. Sendo assim, é preciso usar este produto com cautela para evitar maiores dores de cabeça.

Nesse post, vamos falar um pouco sobre esse assunto e explicar o que pode acontecer em caso de inadimplência. Acompanhe:

Desafio das 52 semanas: aprenda como poupar mais de 13 mil reais em um ano

Como é cobrado o valor gasto com o cartão de crédito?

Toda vez que comprar um produto ou serviço, o valor pago será cobrado por meio de uma fatura, cobrada uma vez ao mês. O consumidor ainda pode parcelar as compras feitas, fazendo com que venham cobranças mês a mês.

Vale ressaltar que a fatura do cartão de crédito tem uma data de vencimento, determinada quando o cliente seu cadastro. Essa data é o limite máximo que o valor precisa ser pago, ao passar deste prazo, o consumidor deverá pagar multa e juros pelos dias em que a fatura ficou em aberto.

Como inscrever sua família no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Consequências de não pagar a fatura do cartão de crédito

Existem diversas consequências causadas pela falta de pagamento da fatura do cartão de crédito. Uma das principais é a negativação do nome do cliente.

Se o indivíduo atrasar o pagamento da fatura, a instituição financeira vai iniciar o processo se cobrança. Caso não obtenha sucesso, o nome do cliente fica negativado, impedindo a possibilidade de conseguir empréstimos, financiamentos e outros cartões.

Os órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa, inscrevem o nome do devedor em seus sistemas. Se efetuar o pagamento, em até 5 dias, o cidadão volta a ter seu nome limpo.

Outro grande problema é a taxa de juros, que costuma ser alta, como já citamos. Dessa forma, o valor cobrado de início fica bem maior após o atraso nos pagamentos.

Ao deixar de pagar a fatura do cartão de crédito, o consumidor fica impedido de usá-lo novamente, pelo menos até que a dívida seja paga.

Aprenda a fazer vendas pelo celular com maquininha de cartão

A dívida da fatura do cartão de crédito pode caducar?

Após cinco anos, a dívida da fatura do cartão de crédito não deixa de existir. O que acontece é que as empresas não podem mais cobrar esses valores. De forma geral, o valor devido continua existindo.

Muitos bancos acabam vendendo a dívida para outras instituições, que assumem a cobrança.

Como evitar dívidas no cartão de crédito?

Esse é uma dica bem cliché, mas que é totalmente real: faça um planejamento financeiro. Basicamente, antes de usar o cartão, certifique-se de que terá o dinheiro necessário para pagar a fatura.

Conheça bem os limites do seu orçamento e quanto você pode dispor para pagar a fatura do cartão de crédito. Isso ajudará a evitar maiores problemas.

Não paguei a fatura e agora?

O primeiro passo para quem está devendo a fatura do cartão de crédito é planejar os próximos passos. Anote todas as suas despesas mensais e veja quanto pode dispor para esse pagamento.

Uma ideia é buscar informações sobre o tamanho da dívida. Depois disso, entre em contato com a instituição financeira e saiba quais são as alternativas de negociação. Em alguns casos, o consumidor pode conseguir descontos de até 90%.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

A FinanZero cobra pelo serviço de busca de empréstimos?

O serviço da FinanZero é 100% gratuito a todos os clientes de todo o Brasil.

Como desbloquear a câmera do celular?

Na hora de solicitar uma selfie (foto do rosto) para validar o contrato de empréstimo uma mensagem com seguinte frase irá aparecer na tela do celular:

“Finanzero.com.br quer usar a sua câmera”.

Para prosseguir é necessário que o usuário clique em “permitir”. Dessa forma, o celular poderá enviar uma imagem* tirada no mesmo momento para o site da FinanZero, validando os dados do cliente.

*Essa imagem só será utilizada para o cadastro do cliente.

Como solicitar o refinanciamento de veículo online com a FinanZero?

Para solicitar o refinanciamento de veículo ou empréstimo com garantia de veículo , acesse o site da FinanZero e siga o passo a passo:

  1. Escolha o valor desejado no formulário, ao mexer a flecha entre R$ 40 mil e R$ 1 milhão;
  2. Indique o número de parcelas desejadas;
  3. Clique em avançar;
  4. Insira os dados pessoais;
  5. Finalize o cadastro;

E pronto! Em até cinco minutos podem aparecer as ofertas pré-aprovadas na tela do seu celular ou computador. Caso seu pedido seja aprovado, o dinheiro cai na conta em até 48 horas úteis! Vale lembrar que a FinanZero ou suas parceiras nunca fazem qualquer tipo de cobrança antecipada para liberação de crédito. Isso é válido para todos os seus canais de atendimento!

Próximo artigo

Existe empréstimo Caixa Tem para negativado?

Entenda se existe empréstimo Caixa Tem para negativado e quais são as regras para obtenção.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo