FinanzeroBlogFinanças Pessoais

O que considerar na hora de morar junto?

O que considerar na hora de morar junto?

Compartilhe esse post:

Morar junto: veja dicas de como fazer com que essa decisão valha a pena financeiramente

Dividir a moradia com alguém é uma decisão muito importante, seja com um amigo, parente ou até mesmo um cônjuge. Por isso, é imprescindível pensar muito antes de fazer isso.

Além de questões de convivência, os aspectos financeiros devem ser considerados, tanto nos pontos positivos quanto nos negativos.

Para te ajudar, neste post, falaremos mais sobre o que analisar antes de decidir morar junto com outra pessoa. Continue a leitura!

Como conseguir um empréstimo em Salvador?

Qual a diferença de morar junto com um parceiro ou com amigos?

Na questão financeira, a principal diferença se dá na forma em que as despesas serão divididas.

Quando você vai morar junto com um amigo, a probabilidade é que as contas sejam repartidas igualmente. Em resumo, é muito comum que as pessoas juntem todas as despesas da casa e dividam em partes iguais.

Já quando isso acontece entre um casal, as possibilidades são muitas. É possível juntar tudo e dividir ou até mesmo definir quais contas serão pagas por cada um.

Outra possibilidade é a de que um dos parceiros fique em casa, quando há um acordo entre o par. Nesse caso, o outro fica responsável pela parte financeira.

Posso usar o FGTS para comprar casa própria?

Dicas financeiras para casais que vão morar junto

Se você resolveu morar junto com seu parceiro ou parceira, saiba que é possível seguir algumas dicas que vão facilitar o aspecto financeiro. Veja:

Combine a divisão das contas antecipadamente

Como citamos anteriormente, quando um casal vai morar junto, é preciso pensar em como ficarão as despesas. É essencial que haja uma conversa para definir estes pontos.

Essa é uma escolha muito individual e que deve refletir a realidade de cada família.

Existem situações em que um dos cônjuges tem uma renda maior, nesse caso, uma das possibilidades é fazer a divisão de forma proporcional. Isso significa que aquele que ganha mais, acaba pagando um pouco a mais.

Também é possível dividir 50% a 50%, de acordo com que o casal achar mais correto. O mais importante é que seja combinado para não haver problemas futuros por conta de dinheiro.

Como conseguir um empréstimo em Belo Horizonte?

Monte uma planilha de gastos

Planejamento é essencial em qualquer parte da vida que envolva dinheiro. O ideal é que seja feita uma planilha com as despesas fixas e variáveis do casal.

Assim fica mais fácil definir um orçamento para o lazer, como passeios, viagens, idas a restaurantes, entre outros.

Outro ponto relevante é que, toda casa precisa de manutenção, seja em sua estrutura ou em seus itens, como móveis, eletrodomésticos, entre outros. Dessa forma, com o orçamento bem feito, é possível ter uma definição de quanto pode ser gasto com essas questões.

Como pagar o empréstimo da minha conta digital Caixa Tem?

Deixe um dos cônjuges como o responsável pelos pagamentos

Outra dica importante é centralizar o pagamento das contas, assim fica mais fácil manter uma organização.

Se possível, monte uma planilha ou lista com as datas de vencimentos de cada conta. Isso vai permitir que elas sejam pagas em dia, evitando cobrança de taxas de juros e multas por atraso.

Atualmente existem aplicativos que fazem isso e ainda enviam lembretes para que você não se esqueça do pagamento.

Tenha objetivos claros

É importante que o casal que vai morar junto tenha objetivos claros do que deseja.

Se houver um intuito de se casarem futuramente, é importante que comecem a pensar como realizar esse sonho. Isso significa poupar dinheiro para as despesas com o casamento.

Essa dica serve para qualquer meta que o casal tenha, seja uma viagem, a compra de uma casa, de um veículo, troca de móveis, entre outros.

Quais as vantagens financeiras de morar junto?

Na hora de morar junto, boa parte das pessoas pensam nas vantagens disso para o relacionamento. Mas você já analisou quais são os benefícios financeiros. Veja abaixo:

Economia

Muitos casais resolvem morar juntos com o intuito de economizar nas despesas da casa. Afinal de contas, estamos falando de despesas dívidas por duas pessoas.

Planejamento

Outra vantagem é a possibilidade de se planejar para um futuro casamento. Nesse caso é possível já entender como vão funcionar as despesas, fazendo com que o processo para o enlace fique mais fácil.

Poupar dinheiro

Ao morar junto o casal pode começar a pensar em poupar dinheiro e talvez investir futuramente. Com duas rendas disponíveis, torna-se mais fácil aplicar o dinheiro em uma poupança ou até mesmo em ativos de renda fixa ou privada.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que considerar antes de morar junto? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Como conseguir um empréstimo em Salvador?

Empréstimo em Salvador: saiba quais são as opções disponíveis no mercado, como solicitar e como fazer simulação de valor.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que considerar na hora de morar junto?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo