;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

O que é como e como funciona o extrato OFX?

O que é como e como funciona o extrato OFX?

Compartilhe esse post:

O extrato OFX não é muito conhecido, mas é importante para a contabilidade de empresas e até mesmo para pessoas físicas.

O formato OFX significa Open Financial Exchange, ou traduzindo, Intercâmbio Financeiro Aberto. Este formato foi criado em 1997. Este extrato é muito utilizado em escritórios de contabilidade, pois ele possibilita a importação do extrato bancário em plataformas e aplicativos de gerenciamento financeiro.

Para quem é pessoa física, o extrato OFX pode permitir a importação em gerenciadores financeiros e programas que não se conectam de maneira automática com a conta bancária.

É importante ressaltar que nem todos os bancos oferecem a possibilidade de emitir um extrato bancário em formato OFX, porém, a maioria dos grandes bancos já contam com este formato.

Este formato de extrato propicia que os dados bancários sejam automatizados, dispensando a necessidade de digitação. Essa automatização é possível pois o saldo e as movimentações financeiras são disponibilizadas de modo universal.

Meu banco não oferece o extrato OFX, e agora?

Caso o seu banco não ofereça a possibilidade de emitir o extrato bancário em formato OFX, existem alguns sites e aplicativos que convertem arquivos PDF para OFX. Os principais programas que realizam esta conversão são: Microsoft Office e Libre Office.

Ao realizar a conversão, é necessário atentar-se a todas as informações, já que podem ser encontrados dados divergentes a depender do modelo utilizado para conversão.

Como os pagamentos do WhatsApp aparecem no extrato bancário?

Como abrir um arquivo OFX?

Quando não é aberto em um programa que interprete seus dados de maneira correta, o arquivo em OFX acaba ficando confuso. Os programas indicados para abrir este tipo de arquivo são: Google Finance, GnuCrash, Sage ERP Accpac, Moneydance e Microsoft Excel.

O Excel não suporta nativamente a importação de arquivos em formato OFX, mas ainda assim permite a abertura deste formato, já que os dados do arquivo OFX são armazenados como XML, formato nativo do Excel. Confira no próximo tópico como abrir este tipo de arquivo no Excel.

Como abrir um arquivo OFX no Excel?

Para abrir este tipo de arquivo no Excel, basta abrir a plataforma e seguir o passo a passo:

  • Clicar em “Arquivo”;
  • Selecionar a opção “Abrir”;
  • Clicar em “Todos os arquivos Excel”, no menu;
  • Selecionar a opção “Todos os arquivos”;
  • Navegar até o local do arquivo OFX (pode ser o extrato);
  • Selecionar o arquivo e clicar em “Abrir”;
  • Neste momento, surgirá um aviso que o formato OFX é diferente;
  • Clicar em “Sim” para continuar o processo;
  • Selecionar a opção “Como uma tabela XML”;
  • Clicar em “Ok” em todos os avisos seguintes para continuar.

Destaca-se que determinados arquivos OFX contam com informações adicionais que impedem que o arquivo seja importado para o Excel da maneira correta. Se o arquivo não estiver sendo exibido da forma correta, o indicado é abri-lo utilizando o bloco de notas ou outro editor de texto, a fim de eliminar qualquer coisa que aparece antes da tag (trecho de texto) <OFX> e, em seguida, inserir, <?xmlversion=”1.0″encoding=”ISO-8859-1″?> diretamente antes da tag (texto) <OFX>.

Fazer isto mostra ao Excel que os dados são armazenados em um formato XML padrão, garantindo assim que os dados serão importados de forma uniforme para quando o arquivo for aberto no Excel.

O app do FGTS está dando erro, o que fazer?

Tem mais alguma dúvida sobre o que é e como funciona o extrato OFX ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como aumentar o limite do cartão Will Bank?

O pedido de aumento no limite do cartão Will Bank pode ser feito diretamente pelo […]

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é como e como funciona o extrato OFX?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo