FinanzeroBlogCrédito

O que é interveniente quitante no financiamento imobiliário?

O que é interveniente quitante no financiamento imobiliário?

Compartilhe esse post:

Tem um imóvel financiado e quer vendê-lo? Saiba o que é interveniente quitante e como ele pode te ajudar

O financiamento imobiliário é uma opção para quem quer comprar um imóvel, mas não conta com orçamento suficiente para o pagamento à vista.

A verdade é que este tipo de crédito costuma ter prazos muito extensos, podendo chegar até 35 anos de parcelas. Nesse período, o imóvel fica em nome da instituição financeira, até que seu valor seja quitado.

Nessa situação, o que acontece se o comprador se arrepender da casa comprada e desejar vende-la? É possível negociar um imóvel financiado?

Neste post, falaremos sobre o que é interveniente quitante e como ele pode te ajudar na hora de vender seu imóvel. Acompanhe:

Como fazer a renegociação da faixa 1 do Desenrola Brasil?

O que é interveniente quitante?

Ao fazer um financiamento imobiliário, o consumidor só passa a ser dono do bem ao finalizar o pagamento das parcelas. Essa é uma ferramenta utilizada para inibir a inadimplência.

Mesmo sendo uma propriedade em alienação, o tomador do crédito pode usá-lo normalmente, tomando posse no período em que ainda está fazendo o pagamento das prestações. Isso significa que ele tem o direito de decidir se quer vender seu imóvel.

Para entendermos o que interveniente quitante, é imprescindível saber de um detalhe: não é permitido ter um imóvel alienado em duas ou mais instituições.

Com essa informação, dá para definir que é preciso finalizar um contrato antes de começar outro. Ou seja: para vender o bem é preciso que ele seja quitado.

Esse termo vem do fato de que um outro banco pode ser contrato e assim terá o direito de “intervir” na negociação. Assim, ele faz o pagamento do saldo devedor existente no financiamento e assume o papel de ser o novo credor.

Como fazer uma simulação de refinanciamento de veículos?

Qual a diferença entre interveniente quitante e portabilidade de crédito?

É possível confundir o interveniente quitante com portabilidade de crédito, afinal, são modalidades que apresentam semelhanças. Veja:

Ao fazer a portabilidade de crédito, o consumidor autoriza que a dívida restante do seu financiamento seja enviada para outro banco. Isso normalmente acontece quando há o interesse em conseguir taxas de juros mais baixas.  Dessa forma, não há aumento nem no saldo devedor e nem no prazo contratado.

No caso do interveniente, o tomador pode negociar com os bancos e aceitar taxas de juros e um prazo maior de pagamento em troca de fazer a contratação de um novo empréstimo. Assim, o valor do imóvel seria quitado e o consumidor ainda recebe o saldo extra.

Como pagar o empréstimo da minha conta digital Caixa Tem?

Como funciona o interveniente quitante?

A operação de interveniente quitante conta com quatro partes envolvidas: o proprietário do imóvel (vendedor), o comprador, o banco em que o bem está alienado e a instituição financeira que assumirá o financiamento.

Dessa forma, quando um indivíduo resolve vender seu imóvel ainda em processo de financiamento, ele pode recorrer ao interveniente quitante, que neste caso é novo banco envolvido na negociação.

Essa nova instituição é contratada para quitar o saldo devedor do financiamento. Assim, logo que há a baixa na alienação, uma nova é feita, mas agora com o nome do novo credor. Em seguida, o vendedor recebe o valor excedente da transação.

Como o selo RA1000 impacta no atendimento da FinanZero?

O que é preciso para fazer essa operação?

Para encontrar um interveniente quitante para te auxiliar na venda do imóvel, é preciso passar todas as informações que a instituição solicitar. Só depois disso será possível dar prosseguimento ao processo.

Pela lei, o banco atual não pode apresentar nenhuma ação que dificulte o acesso do interveniente aos dados que envolvem o financiamento. Isso significa que ele deve mostrar as indormações como o saldo devedor e o prazo para pagamento, por exemplo.

Já o proprietário e vendedor do imóvel precisa entregar seus documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência, entre outros.

O comprador também precisa apresentar documentos de identificação pessoal, mas além disso é necessário que ele passe por análise financeira, assim como acontece nos processos de financiamento tradicionais.

Quanto tempo demora para que esse processo seja finalizado?

Não é possível definir um prazo para o processo com um interveniente quitante, pois, tudo dependerá da análise de crédito realizada, que serve para definir que o comprador pode ou não avançar com o novo financiamento.

Além disso, há também uma análise jurídica, que serve para avaliar os detalhes técnicos do novo contrato, antes que ele seja assinado por todas as partes.

Outra parte importante desse processo envolve a documentação do imóvel negociado. Ela é analisada para que o banco possa entender quais são as condições do bem e qual seu valor de mercado atual.

A instituição financeira interveniente só quitará o saldo devedor depois que todas essas informações forem recolhidas. Após a liquidação do valor em aberto, a alienação fiduciária é removida da matrícula do imóvel para que a nova seja inserida.

Com isso, o vendedor pode ser considerado o dono do bem e pode fazer a transferência para o novo banco. Assim, a última etapa consiste em reconhecer firma do contrato diretamente em um Cartório de Registro de Imóveis.

O processo de registro da nova alienação deve ser feito por meio de um novo contrato com o banco interveniente, fazendo com que sejam negociadas novas cláusulas, com novas taxas de juros e prazos, que podem ser melhores ou não que os anteriores.

Vale ressaltar que essa operação não é realizada por todos os bancos. Afinal de contas, estas instituições não são obrigadas a oferecer essa modalidade de crédito. Outro ponto é que o perfil do consumidor pode não ser o ideal para este tipo de negociação.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que é e como funciona o interveniente quitante? Caso tenha, deixe aqui seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Consórcio tem juros?

Saiba se o consórcio tem juros, quais são as cobranças e tarifas extras autorizadas pelo Bacen e como funcionam os reajustes.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é interveniente quitante no financiamento imobiliário?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo