;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

O que é um carro alienado e para que serve a alienação?

O que é um carro alienado e para que serve a alienação?

Compartilhe esse post:

Veja quais são as vantagens e desvantagens de adquirir um carro alienado

Quer comprar um veículo, mas descobre que ele está alienado e não sabe o que isso significa? Esse termo aparece de forma muito mais frequente do que imaginamos e não é algo difícil de ser compreendido.

Nesse post vamos mostrar o que isso significa carro alienado e o que pode ser feito nessa situação. Acompanhe:

Vai viajar? Entenda antes qual a diferença do dólar turismo para o dólar comercial

O que significa o termo carro alienado?

Quando um indivíduo faz um empréstimo com garantia de veículo, seu automóvel acaba envolvido na alienação fiduciária. Isso significa que o bem fica em nome da instituição financeira até que as parcelas do empréstimo sejam quitadas.

A ideia é que os bancos tenham uma garantia de pagamento e que não haverá inadimplência. Dessa forma, ao tornar o carro alienado, a instituição pode oferecer melhores condições ao tomador, como taxa de juros menores e maiores prazos para pagamento.

Alienação Fiduciária

Esse termo tem exatamente o mesmo significado de carro alienado. Trata-se apenas de uma outra forma de dizer que a instituição financeira passa a ser dona do bem até que o crédito seja quitado.

Qual score é bom para financiamento?

Quais as vantagens em adquirir um carro alienado?

Uma das principais vantagens em comprar um carro alienado é a possibilidade de pagar menos pelo veículo. Isso acontece, principalmente, quando ainda faltam muitas parcelas para o fim do empréstimo.

Para que isso funcione, é importante que você conheça o valor real da dívida antes de assumi-la.

Outro ponto importante é que será preciso avaliar todos os documentos antes de comprar o veículo. Verifique se há IPVA, licenciamento ou até multas em aberto.

Fiz empréstimo do FGTS e fui demitido, e agora?

Como funciona a alienação de veículos?

Para que um carro fique alienado, como já citamos, é preciso que o proprietário o utilize como garantia de um empréstimo. No período e pagamento da dívida, o bem fica em nome da instituição financeira até que todas as mensalidades sejam pagas.

Financiamento de veículo

Se você deseja adquirir um veículo alienado por meio de financiamento, saiba que é essencial avaliar as condições e comparar com outros bancos. É imprescindível analisar o CET (Custo Efetivo Total) e o prazo de pagamento.

Antes de fechar contrato, tenha certeza de que as parcelas caberão no seu bolso. Assim, você poderá ter a certeza de que conseguirá pagar o veículo e a alienação será retirada quando o valor for quitado.

Empréstimo com garantia de veículo

O empréstimo com garantia de veículo engloba vários modelos, como motocicletas, caminhões e carros.

Basicamente, a instituição financeira faz uma análise do veículo para entender seu valor de mercado e qual o limite poderá ser oferecido como crédito.

Vale ressaltar que, para que o automóvel possa ser oferecido como garantia, é imprescindível que ele esteja em titularidade do solicitante. Além disso, o bem precisa estar quitado.

Enquanto o carro estiver alienado, o tomador do empréstimo pode continuar utilizando normalmente. Esse direito só é perdido em caso de inadimplência.

Como saber se um carro está alienado?

O processo para ver se um carro está alienado é simples. Para ter essa informação é preciso ter em mãos os números do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a placa do veículo.

Vale ressaltar que o Renavam é pode ser encontrado no documento do veículo.

Com essas informações, basta seguir os passos abaixo para descobrir se o carro está alienado:

  1. Acesse o site do Detran do estado em que o veículo está registrado;
  2. Em seguida, clique em “Veículos”;
  3. Depois, toque em “Veículo financiado ou quitado”;

O carro alienado só pode ser pesquisado por quem tem cadastro no Detran. Por isso é importante se cadastrar no portal por meio do CPF. Para finalizar será necessário responder algumas questões.

Posso andar com um carro alienado?

Sim. O carro alienado não é um impeditivo para que possa rodar pela cidade.

Na verdade, a única mudança é que o bem passa a ficar em nome da instituição financeira credora. Mas de forma geral, não existem regras que impeçam a sua movimentação.

Outro fator relevante é que o carro alienado pode ser, inclusive, negociado. Mas nesse caso, o novo comprador assume a dívida com o banco, tendo o bem passado ao seu nome após o último pagamento.

Como comprar um carro alienado?

É possível comprar um carro alienado e para isso é importante estar atento. Existem algumas precauções que devem ser tomadas para que o negócio seja benéfico para todas as partes envolvidas.

O comprador precisa avaliar, primeiramente, se o valor da dívida cabe no seu bolso e se vale a pena se comparado ao veículo disponível. É essencial ver se toda documentação está em dia e se existem outras dívidas relacionadas ao automóvel, como IPVA, multas de trânsito e licenciamento.

Como vender um veículo alienado?

Muitas pessoas acabam vendendo o carro alienado quando não conseguem mais arcar com as parcelas do empréstimo. Para isso, o primeiro passo é ter certeza de que o comprador vai arcar com toda a dívida. Isso é feito por meio de um contrato de compra e venda.

Outra possibilidade é quitar a dívida para só depois vender, mas nesse caso o veículo já não estará mais em alienação fiduciária.

Conclusão

Comprar ou vender um carro alienado pode ser um bom negócio e, não necessariamente, é algo arriscado. O ideal é que tudo seja feito através de um contrato com a financeira ou o banco.

Saber o tamanho da dívida é essencial para evitar surpresas e também para ter um bom planejamento na hora de adquirir o automóvel.

Um fator muito importante é fazer a transferência do veículo para o novo proprietário assim que a dívida for finalizada.

Tomando todos os cuidados é possível comprar ou vender um veículo alienado sem maiores problemas.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que é carro alienado? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

 

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

A FinanZero cobra algum depósito antecipado?

A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.

A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.

Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:

  1. “Taxa de avalista”;
  2. “Tarifa pelo score baixo”;
  3. “Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito”;
  4. “Depósito de liberação”;
  5. “Depósito antecipado”;
  6. “Juros antecipados.

Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:

  1. Selo de verificação nas redes sociais: nossas contas no Instagram e no Facebook são verificadas pelas redes sociais;
  2. E-mails da empresa possuem domínio próprio: a comunicação oficial da FinanZero por e-mail parte de contas com a terminação @finanzero.com.br;

Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.

A FinanZero cobra pelo serviço de busca de empréstimos?

O serviço da FinanZero é 100% gratuito a todos os clientes de todo o Brasil.

A FinanZero é um banco?

Não. A FinanZero é autorizada pelo Banco Central a atuar como correspondente bancário. De acordo com o BC, a nomenclatura “correspondente bancário” ou “banco correspondente” deve ser utilizada apenas para as instituições financeiras que estabeleceram convênios com outros bancos para a prestação de serviços financeiros, conforme previsto na Resolução 1.865, do Conselho Monetário Nacional, de 05 de setembro de 1991.

Os serviços que são oferecidos pelo correspondente bancário foram regulamentados pelas Resoluções do Banco Central (BC) de Nº3110 e 3156, que foram escritas no ano de 2003. Nessas, foi declarado que todo Correspondente Bancário pode prestar diversos serviços acessórios para instituições bancárias e entidades financeiras autorizadas a funcionar pelo BC.

No caso da FinanZero, que é um buscador de empréstimos online, o serviço oferecido é o intermédio entre o cliente e a instituição financeira que concede empréstimos. O serviço da FinanZero é 100% gratuito para o consumidor e 100% online.

Para mais informações, confira o post do blog “O que é correspondente bancário?“.

Próximo artigo

Vai viajar? Entenda antes qual a diferença do dólar turismo para o dólar comercial

Se você vai viajar para fora do Brasil é imprescindível entender como funciona o dólar comercial e o dólar turismo. Veja qual a melhor opção

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é um carro alienado e para que serve a alienação?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo