O que fazer quando a antecipação do saque-aniversário não cai na conta?
Índice de conteúdo
Saque-aniversário: como funciona, como fazer pelo Caixa Tem, quando o valor cai e o que fazer se a antecipação do benefício não cai na conta
Segundo dados da Caixa Econômica, mais de 9,7 milhões de pessoas optaram pela nova modalidade do saque-aniversário desde outubro de 2019. Em 2021, foi lançado também a opção de crédito do FGTS, mas ela só é disponibilizada para os cidadãos que aderiram ao saque-aniversário.
O saque-aniversário é uma opção de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e consiste na retirada do valor disponível uma vez por ano, no mês do aniversário do solicitante e nos dois meses seguintes. A escolha da modalidade é feita pelo cidadão que deve ser informada à Caixa Econômica, caso contrário o saque permanece com retirada no momento escolhido pelo indivíduo.
Levando em consideração a quantidade de cidadãos que utilizam a opção de saque, é comum que muitas dúvidas surjam sobre a modalidade de empréstimo relaciona a ela. Por isso, abaixo estão as principais questões sobre a antecipação do saque-aniversário.
Posso ter meu auxílio brasil cancelado?
Como funciona saque aniversário antecipado?
A antecipação do saque aniversário é uma modalidade de empréstimo que garante que um determinado número de parcelas sejam antecipadas do benefício retirado uma vez ao ano. Para que o cidadão possa ter acesso a essa opção ele deve solicitar o saque aniversário, caso ainda não utilize a forma de pagamento, por meio do aplicativo FGTS, site, ou agências da Caixa Econômica.
Após optar pelo recebimento do valor pago aos trabalhadores na modalidade do saque-aniversário, o cidadão pode iniciar o processo para aquisição do crédito. O empréstimo funciona como as demais opções, onde um valor é emprestado ao cidadão, porém o pagamento é feito por meio das parcelas do saque do FGTS.
A instituição que concede esse tipo de crédito passa a ter acesso a conta do FGTS do solicitante, que por sua vez, fica sem acesso ao benefício até que o valor do empréstimo seja totalmente pago.
Simule já o seu empréstimo pessoal com a FinanZero!
Como antecipar saque-aniversário pelo Caixa Tem?
Para antecipar o benefício por meio do Caixa Tem basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o Caixa Tem, disponível para Android ou IOS;
- Busque por “Antecipação do saque-aniversário” e inicie a simulação do crédito;
- Informe o número de parcelas que deseja antecipar;
Após seguir os passos acima, o aplicativo apresentará as condições do empréstimo solicitado. Se o cidadão optar por contratar a antecipação com as características ofertadas basta seguir com o processo, conforme indicado a seguir:
- Se concordar com as condições apresentadas, clique em “Contratar”;
- Digite sua senha e confirme a ação;
Feito isso, o dinheiro solicitado será depositado na conta do indivíduo.
Como calcular o empréstimo do saque-aniversário?
Como antecipar 3 parcelas do saque-aniversário?
O empréstimo do saque-aniversário tem o seu funcionamento baseado na antecipação das parcelas que seriam recebidas uma vez ao ano. Contudo, cada banco que disponibiliza o crédito pode oferecer diferentes condições sobre o valor emprestado, as decisões dessas características são baseadas em analises que são feitas, assim como nas demais modalidades de empréstimo.
Simule já o empréstimo do FGTS com a FinanZero!
Dessa forma, o indivíduo que deseja antecipar 3 parcelas, ou mais, deve analisar as propostas das diferentes instituições que oferecem o crédito, a Caixa, por exemplo, é uma instituição que oferece a antecipação de até 3 parcelas. Entre os bancos que antecipam o saque-aniversário, podemos citar:
- Banco do Brasil;
- Caixa Econômica Federal;
- Itaú Unibanco;
- Pan;
- BMG;
- C6 Consignado;
- Sicredi;
- Daycoval;
- Inbursa;
- J. Safra;
- Banco Mercantil do Brasil;
- Facta Financeira;
- Fiducia Sociedade de Crédito;
- QI Sociedade de Crédito Direto;
O recomendado é que o cidadão solicite a simulação em cada banco e escolha a oferta que mais se encaixa em sua realidade, analisando as taxas de juros, valor que será emprestado e demais questões que envolvem um pedido de crédito.
Quantos dias para cair a antecipação do saque-aniversário?
De acordo com a Caixa Econômica, o cidadão que optar pela modalidade de crédito, na instituição, poderá receber o valor desejado em até 24 horas. Porém, cada banco que oferece a antecipação do saque pode contar com diferentes condições de funcionamento. Por isso, o tempo de demora para cair a quantia solicitada pode variar de instituição para instituição.
Da mesma forma que a conta do FGTS do solicitante volta a ser liberada pelo banco 7 dias após o pagamento total do empréstimo. Contudo, esse período de tempo varia de acordo com as instituições credoras da antecipação do saque-aniversário.
Optei pelo saque-aniversário e fui demitido, e agora?
O que fazer quando a antecipação do benefício não cai na conta?
O valor solicitado na antecipação do benefício trabalhista pode não ser depositado na conta do indivíduo pela não liberação do crédito e essa situação pode ocorrer por alguns fatores, são eles:
- Valor disponível na conta abaixo do solicitado;
- Não ter conta poupança ou corrente;
- Estar com créditos em atraso;
Então, o solicitante precisa ter um valor mínimo em sua conta do FGTS, ativa ou não, para que o crédito possa ser liberado. A quantia necessária, encontrada na conta, depende da instituição financeira credora e o cidadão pode recorrer a outro banco, caso necessário. Além disso, o solicitante deve possuir uma conta corrente ou salário para que a antecipação do crédito seja aceita.
Estar com outras operações financeiras em atraso, como empréstimos ou financiamentos, também pode comprometer a aquisição do crédito do saque aniversário. Então, o recomendado é que o cidadão busque por outra alternativa como empréstimo pessoal, refinanciamento de veículo ou de imóvel. Uma outra opção é buscar antecipar o saque aniversário após o pagamento de dívidas em aberto.
Dessa maneira, resolver as questões comentadas pode ser um caminho quando o empréstimo não é liberado. Porém, algumas inconsistências podem fazer com que o dinheiro não seja depositado, mesmo que o crédito seja aceito pela instituição, e nesses casos o solicitante pode entrar em contato com o banco e verificar o que pode ser feito para resolver a situação.
Por que o saque-aniversário não caiu na conta?
E então, restou mais alguma dúvida sobre o que fazer quando a antecipação do saque-aniversário não cai na conta? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
4 respostas para “O que fazer quando a antecipação do saque-aniversário não cai na conta?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Fiz a solicitação do meu saque aniversário e até agora não caiu já conta, e já foi descontado o dinheiro no aplicativo
EU FIZ UM ADIANTAMENTO DO FGTS SO QUE NAO CAIU NA MINHA E CONSTA NO MEU APP QUE FOI CONTRATADO SO QUE EU VOU NA CAIXA E ELES DIZEM QUE NAO TEVE CONTRATACAO
Fiz uma antecipacao entrou o depósito e depois sumiu do nada alguém me ajuda por favor foi no caixa tem
fiz á antecipação do emprestimo fgts apareceu que iria cair o valor no dia 10 e esse valor saiu do meu saldo do fgts e não recebi nada á caixa me devolve esse valor em quanto tempo o que devo fazer