FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Optei pelo saque-aniversário e fui demitido, e agora?

Optei pelo saque-aniversário e fui demitido, e agora?

Compartilhe esse post:

Saque-aniversário: como cancelar, como funciona em casos de demissão, o seguro-desemprego, multa rescisória e a antecipação do benefício

A modalidade de saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), é utilizada por mais de 9,7 milhões de pessoas. O saque-aniversário é uma modalidade do FGTS que consiste na retirada do valor uma vez ao ano. O cidadão que utilizar essa opção de saque pode receber o benefício no mês de seu aniversário e nos próximos 2 meses seguintes.

O valor do FGTS fica disponível a partir do dia 01 no mês que o solicitante faz aniversário e pode ser sacado por meio do aplicativo ou caixas eletrônicos da Caixa Econômica. Ainda que muito utilizado pela população brasileira, a opção de saque ainda pode gerar dúvidas. Por isso, abaixo estão algumas questões sobre o saque-aniversário e principalmente como fica o benefício em casos de demissão.

Como cancelar o saque-aniversário antes de receber?

Quem optar pelo saque-aniversário pode cancelar depois?

A opção do saque do FGTS uma vez ao ano pode ser cancelada a qualquer momento. O cancelamento pode ser realizado por meio do aplicativo do benefício, conforme indicado no passo a passo abaixo:

  1. Baixe o aplicativo do FGTS, na Play Store (Android) ou App Store (IOS);
  2. Faça o login com CPF e senha, caso seja o seu primeiro acesso informe os dados solicitados e aceite os termos de uso;
  3. Acesse “Saque-aniversário do FGTS”;
  4. Na página do benefício será possível encontrar a opção de cancelamento, basta clicar nela e aguardar as instruções do aplicativo;

Após seguir os passos e cancelar a opção de saque-aniversário, o benefício voltará a ser disponibilizado para saque quando o beneficiário desejar. Contudo, essa alteração será constatada apenas 2 anos após a realização do pedido. Isso significa que o cidadão continuará recebendo o valor do FGTS uma vez ao ano e após o período mencionado terá a mudança de saque desejada.

Precisando de dinheiro? Acesse nosso site e confira as opções de antecipação do saque-aniversário!

Como funciona o saque-aniversário em caso de demissão?

O saque-aniversário é uma modalidade do FGTS que consiste na retirada do valor uma vez ao ano e com retirada de 50% do valor da conta. Em casos de demissão, a modalidade permanece, assim como o direito de saque do trabalhador que foi demitido sem justa causa. Dessa forma, o cidadão que teve o seu contrato de emprego rompido sem atos culposos ou por decisão consensual poderá ainda receber todos os direitos trabalhistas que são pagos aos trabalhadores.

Como funcionam as férias remuneradas?

Quem optar pelo saque-aniversário perde o Seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um direito trabalhista, pago aos cidadãos que foram demitidos sem justa causa. O benefício tem por finalidade a seguridade financeira dos cidadãos dispensados involuntariamente, o seu valor tem relação com o salário recebido e pode ser disponibilizado para saque de 30 a 60 meses.

Conforme mencionado, ainda que o trabalhador tenha optado pelo saque-aniversário ele poderá receber o seguro-desemprego, desde que tenha o direito de recebe-lo. A decisão de opção de retirada do FGTS não impede o trabalhador de receber os benefícios que possui direito, apenas faz com que a retirada siga de acordo com o combinado anteriormente, no caso seguindo as regras do saque-aniversário.

Simule já o empréstimo do FGTS com a FinanZero!

Quem optou pelo saque-aniversário pode sacar a multa rescisória?

A multa rescisória é paga aos trabalhadores demitidos sem justa causa ou por demissões consensuais, no valor de 40% sobre o total encontrado na conta do FGTS. Dessa forma, a empresa é obrigada a pagar a quantia ao ex-funcionário quando ele possui o direito.

Os cidadãos que optaram pelo saque-aniversário ainda podem receber os benefícios trabalhistas, conforme comentado. Então, o indivíduo ainda poderá receber a multa rescisória em sua conta do FGTS. Contudo, a retirada do valor poderá ser feita de acordo com a modalidade escolhida no momento da demissão.

Dessa forma, o cidadão poderá retirar o valor apenas uma vez ao ano, de acordo com as exigências do saque-aniversário e no período de até 3 meses. O valor que poderá ser sacado possui um limite de 50% do total existente na conta, o que impacta no valor relacionado a multa rescisória.

Como recuperar a senha do Caixa Tem?

Quem já sacou o saque-aniversário pode fazer empréstimo?

A antecipação do saque-aniversário é uma opção de empréstimo para os cidadãos que utilizam a modalidade de saque. O crédito tem o seu funcionamento baseado no pagamento de um determinado valor, que foi emprestado por um banco, por meio das parcelas do saque-aniversário. Dessa forma, uma instituição financeira, que oferece a antecipação do benefício fica responsável pela conta do FGTS do solicitante até que as parcelas do empréstimo sejam pagas.

Para aderir a modalidade, o indivíduo passa por análises, assim como em demais opções de crédito, e recebe o aceite do banco. Não é necessário que o benefício tenha sido sacado ou não no ano de aderência ao empréstimo, porém, ainda que seja a mesma modalidade, cada banco pode contar com diferentes condições e por isso é recomendado o contato e simulação com a instituição desejada.

Como recuperar a senha do aplicativo Meu INSS

E então, restou mais alguma dúvida sobre como fica o saque-aniversário em casos de demissão? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como funcionam as férias remuneradas?

Segundo a Constituição Federal no seu artigo 7º, inciso XVII é direito dos trabalhadores o […]

Ler artigo completo

13 respostas para “Optei pelo saque-aniversário e fui demitido, e agora?”:

  1. Olavo Ribeiro Guimarães Filho disse:

    Quando a pessoa faz o saque aniversário e demitida, a multa rescisória é feita em cima do restantes do que está depositado ou do valor total sem o saque ,?

    • Leandro Girella disse:

      Bom dia

      Tenho dúvidas, si aderir ao saque aniversário receber a parcela em junho, passa um período tipo agosto 2022 volto ao saque rescisão no caso com a carência voltaria para o rescisão em setembro 2024, e for demitido em março 2023, eu receberia o valor total de meu fgts em setembro 2024 ou só na qdo aposentar algo assim.

      • Felipe Ferreira Alves disse:

        Olá boa tarde,

        Estou em processo de recisão contratual e aderi ao saque aniversário e realizei um empréstimo que bloqueou uma parte do saldo total, esse bloqueio vai permanecer até junho(mês do meu aniversário), quando eu receber a multa rescisória de 40%, eu vou poder sacar qual quantia?

        • Anate disse:

          Recebi o.saque.aniversario em janeiro e fui demitida em abril eu consigo saca meu FGTS qt será q eu consigo pegar tenho 16 mil

          • Patricia Santana Camelo disse:

            Boa noite, fui demitida e optei pelo saque aniversário, faço aniversário em julho. Não entendi como vou receber o FGTS e a multa daqui a 10 dias.

            • Suellen Maysa disse:

              Eu optei pelo empréstimo do FGTS e fui demitido,eu recebo a multa decisória?

              • Iara Francisca da Silva disse:

                Aderir o saque aniversário gostaria de saber se posso pegar o fgts?

                • Deyse Rodrigues disse:

                  Meu FGTS tá ativo pra saque aniversário mais nunca saquei e fui demitida eu saco o valor todo do meu FGTS

                  • PAULO CESAR GOIS disse:

                    Fui demitido e estava na opção saque aniversário. A carência acaba agora em março. Consigo sacar o FGTS agora qd terminar a carência? Não fui registrado em outro emprego mas fui demitido em janeiro de 2021.

                    • Fabiana santos de andrade disse:

                      Fui demitida sem justa causa e optei pelo saque aniversário , eu vou poder tirar meu saque aniversário no mês doo meu aniversario

                      Deixe um comentário

                      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                      Navegue por:

                      Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
                      PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
                      Solicite seu empréstimo