Saque-aniversário: como funciona, a relação com o seguro-desemprego, o que fazer quando não cai na conta e o cancelamento do benefício

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício trabalhista pago aos cidadãos por suas contribuições. O programa conta com a modalidade de saque-aniversário que permite a retirada do benefício apenas uma vez ao ano, lançada em 2019.

Ainda que o saque-aniversário seja conhecido e utilizado pela população, o seu cancelamento ainda é motivo de dúvidas entre os indivíduos que utilizam a modalidade. Por isso, abaixo estão as questões relacionadas à opção de saque e ao seu cancelamento.

Se eu optar pelo saque-aniversário hoje, quando posso sacar?

Como funciona o saque-aniversário?

O saque-aniversário é uma modalidade do FGTS que consiste na retirada do valor uma vez ao ano. O cidadão que utilizar essa opção de saque pode receber o benefício no mês de seu aniversário e nos próximos 2 meses seguintes. O valor do FGTS fica disponível a partir do dia 01 no mês que o solicitante faz aniversário e pode ser sacado por meio do aplicativo FGTS ou caixas eletrônicos da Caixa Econômica.

Para aderir a opção de saque é preciso informar a instituição, caso contrário o saque permanece de forma tradicional, com retirada quando o cidadão desejar. Segundo dados da Caixa, mais de 9,7 milhões de pessoas já aderiram ao saque-aniversário.

Quem optar pelo saque-aniversário perde o Seguro-desemprego?

Os trabalhadores, com carteira assinada, que foram demitidos sem justa causa podem receber todos os direitos trabalhistas previstos por lei, como:

  • Aviso prévio;
  • 13° salário;
  • Multa rescisória de 40%;
  • Seguro-desemprego;

Dessa forma, mesmo ao aderir a modalidade de saque-aniversário, o cidadão receberá o seguro-desemprego e demais valores que possui direito.

O que fazer quando o saque-aniversário não cai na conta?

O saque-aniversário pode não ficar disponível na conta do cidadão e essa situação ocorre, principalmente, por algumas questões, como:

  • Dados não atualizados ou com divergências;
  • Conta informada para receber o valor seja conjunta;

Então, inconsistências nas informações disponíveis sobre o cidadão podem fazer com que o benefício não seja liberado. Nesse caso, é possível conferir os dados no site da Caixa Econômica e solicitar a alteração via online ou de forma presencial em uma agência da instituição.

A conta solicitada pelo banco para o recebimento do FGTS precisa ser uma conta individual, sendo poupança ou corrente. Sendo assim, as contas em conjunto não poderão receber o valor disponível e o cidadão deve alterá-la em conjunto com a Caixa.

Como obter o extrato do Caixa Tem?

Quem optar pelo saque-aniversário pode cancelar depois?

O saque-aniversário é uma opção de recebimento do FGTS e para ser acionado o beneficiário precisa entrar em contato com a Caixa, da mesma forma para que o modelo de saque seja cancelado. Então, o cidadão pode voltar a modalidade tradicional utilizando o aplicativo do FGTS, conforme indicado abaixo:

  1. Baixe o aplicativo do FGTS, na Play Store (Android) ou App Store (IOS);
  2. Faça o login com CPF e senha, caso seja o seu primeiro acesso informe os dados solicitados e aceite os termos de uso;
  3. Acesse “Saque-aniversário do FGTS”;
  4. Na página do benefício será possível encontrar a opção de cancelamento, basta clicar nela e aguardar as instruções do aplicativo;

Como cancelar o saque-aniversário antes de receber?

As solicitações de mudança para o saque-aniversário podem ser feitas em qualquer momento, se o pedido for feito até o último dia do mês do solicitante é possível recebê-lo no ano da solicitação. Como comentado, o cancelamento da opção de saque pode ser feito pelo cidadão no momento que desejar. Contudo, após o pedido a modalidade deixará de ser utilizada após 2 anos.

Dessa forma, mesmo que o pedido de cancelamento seja feito no ano de 2021 ele apenas deixará de ser utilizado no ano de 2023.

Como sacar o Vale Gás?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como cancelar o saque-aniversário antes de recebê-lo? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.