Índice de conteúdo
Saque-aniversário: quanto tempo demora para cair na conta, como receber, por que não caiu, a relação com o seguro desemprego e a data que é disponibilizado
Segundo dados da Caixa Econômica, mais de 9,7 milhões de pessoas optaram pela nova modalidade do saque-aniversário desde outubro de 2019. O saque-aniversário consiste em retirar o valor disponível do FGTS uma única vez ao ano, no mês do aniversário do solicitante e nos próximos dois meses.
Ainda que a modalidade tenha sido lançada em 2019, muitos os cidadãos possuem dúvidas em relação a esse tipo de saque. Por isso, abaixo estão algumas questões relacionadas ao saque-aniversário a fim de sanar as possíveis dúvidas que possam surgir entre os usuários e os cidadãos que pretendem aderir a opção de saque.
Encontre as melhores condições para a antecipação do saque-aniversário do FGTS!
O valor do saque-aniversário fica disponível a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do cidadão que utiliza a modalidade. Dessa forma, o benefício não cai na conta no dia do aniversário, mas sim no primeiro dia do mês e ficará disponível para saque pelos próximos dois meses, por exemplo:
Contudo, se o indivíduo optou pela transferência da quantia depositada para outra conta, o benefício poderá ser sacado em até 5 dias úteis.
Simule já o empréstimo do FGTS com a FinanZero!
O benefício pode ser sacado e recebido de duas formas e cada uma delas serão explicadas a seguir:
Uma das maneiras encontradas para sacar o FGTS na modalidade de aniversário é o comparecimento até uma das agências da Caixa Econômica. O indivíduo que optar pelo recebimento de forma presencial poderá utilizar um caixa eletrônico para receber o seu benefício. Além disso, ele poderá verificar outras informações referentes ao FGTS como o valor disponível.
Uma outra opção para o recebimento do saque-aniversário é o aplicativo FGTS. Por meio dele é possível verificar o valor disponível para saque e enviá-lo a uma outra conta para realizar o saque. Então, com o aplicativo o indivíduo pode escolher em qual conta ele receberá o seu benefício, nas agências da Caixa a opção também está disponível caso o indivíduo opte por ela. Contudo, a conta indicada, tanto na Caixa quanto no aplicativo, deve ser uma individual, já que contas conjuntas não podem ser aceitas.
Sou autônomo, como comprovar renda?
Algumas inconsistências podem fazer com que o valor do saque-aniversário não seja disponibilizado. Entre elas podemos destacar:
Dados divergentes podem impedir o cidadão de receber o valor do FGTS e em alguns casos o valor só é liberado quando as inconsistências são resolvidas. Por isso, o recomendado é que atualizações sejam realizadas quando ocorrem mudanças de emprego, endereço ou estado civil.
Precisando de dinheiro? Acesse o nosso site e encontre as melhores ofertas de empréstimo pessoal!
Como comentado, as contas conjuntas não podem ser utilizadas para recebimento do FGTS. Por isso, os cidadãos que indicarem esse tipo de conta podem não receber o valor. Sendo assim, verificar e corrigir as questões comentadas podem fazer com que o benefício seja disponibilizado normalmente.
Os cidadãos que utilizam a modalidade de saque-aniversário podem retirar o valor do FGTS uma vez ao ano e apenas 50% do valor disponível. Em casos de demissão sem justa causa o trabalhador pode receber os direitos trabalhistas que são pertencentes a ele, como:
Dessa forma, a modalidade de saque-aniversário não impede o cidadão de receber o seguro desemprego. Entretanto, a opção de saque influencia no valor que poderá ser retirado da conta, já que na modalidade só é possível sacar 50% do valor encontrado na conta.
Esqueci a senha do Cartão Cidadão, o que fazer?
A modalidade de saque-aniversário precisa ser solicitada pela Caixa Econômica, de forma presencial, por meio do aplicativo do FGTS ou site do banco. O cidadão que optar pelo saque-aniversário até o último dia útil do mês do seu aniversário, poderá sacar o benefício no mesmo ano que solicitou a mudança, já que o saque pode ser feito em até 3 meses.
Se o cidadão realizar a solicitação de mudança após o último dia útil do mês de seu aniversário só poderá sacar o valor no ano seguinte. Dessa forma, o cidadão que deseja receber o valor ainda no ano da solicitação pode fazer o pedido no mês em que faz aniversário.
Esqueci a senha do Caixa Tem e não tenho acesso ao e-mail, o que fazer?
E então, restou mais alguma dúvida sobre quando será possível sacar o saque-aniversário após escolher a modalidade? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Fiz aniversário em fevereiro, se eu solicitar agr Ainda recebo esse ano ?