FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Se eu optar pelo saque-aniversário hoje, quando posso sacar?

Se eu optar pelo saque-aniversário hoje, quando posso sacar?

Compartilhe esse post:

Saque-aniversário: quanto tempo demora para cair na conta, como receber, por que não caiu, a relação com o seguro desemprego e a data que é disponibilizado

Segundo dados da Caixa Econômica, mais de 9,7 milhões de pessoas optaram pela nova modalidade do saque-aniversário desde outubro de 2019. O saque-aniversário consiste em retirar o valor disponível do FGTS uma única vez ao ano, no mês do aniversário do solicitante e nos próximos dois meses.

Ainda que a modalidade tenha sido lançada em 2019, muitos os cidadãos possuem dúvidas em relação a esse tipo de saque. Por isso, abaixo estão algumas questões relacionadas ao saque-aniversário a fim de sanar as possíveis dúvidas que possam surgir entre os usuários e os cidadãos que pretendem aderir a opção de saque.

Como consultar as chaves Pix?

Encontre as melhores condições para a antecipação do saque-aniversário do FGTS!

Quanto tempo demora para o saque aniversário cair na conta?

O valor do saque-aniversário fica disponível a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do cidadão que utiliza a modalidade. Dessa forma, o benefício não cai na conta no dia do aniversário, mas sim no primeiro dia do mês e ficará disponível para saque pelos próximos dois meses, por exemplo:

  • Se o aniversário do cidadão é no dia 06 de julho, a quantia fica disponível a partir do dia 01 de junho e segue ainda disponível para saque até o dia 31 de agosto;
  • Caso o cidadão faça aniversário no dia 29 de novembro, o saque fica disponível a partir do dia 01 de novembro e permanece até o dia 31 de janeiro do ano de 2022;

Contudo, se o indivíduo optou pela transferência da quantia depositada para outra conta, o benefício poderá ser sacado em até 5 dias úteis.

Simule já o empréstimo do FGTS com a FinanZero!

Como receber saque aniversário?

O benefício pode ser sacado e recebido de duas formas e cada uma delas serão explicadas a seguir:

Agência Caixa

Uma das maneiras encontradas para sacar o FGTS na modalidade de aniversário é o comparecimento até uma das agências da Caixa Econômica. O indivíduo que optar pelo recebimento de forma presencial poderá utilizar um caixa eletrônico para receber o seu benefício. Além disso, ele poderá verificar outras informações referentes ao FGTS como o valor disponível.

Aplicativo FGTS

Uma outra opção para o recebimento do saque-aniversário é o aplicativo FGTS. Por meio dele é possível verificar o valor disponível para saque e enviá-lo a uma outra conta para realizar o saque. Então, com o aplicativo o indivíduo pode escolher em qual conta ele receberá o seu benefício, nas agências da Caixa a opção também está disponível caso o indivíduo opte por ela. Contudo, a conta indicada, tanto na Caixa quanto no aplicativo, deve ser uma individual, já que contas conjuntas não podem ser aceitas.

Sou autônomo, como comprovar renda?

Por que o saque-aniversário não caiu na conta?

Algumas inconsistências podem fazer com que o valor do saque-aniversário não seja disponibilizado. Entre elas podemos destacar:

  • Dados incorretos ou desatualizados;
  • Conta informada para o recebimento do benefício não é aceita pela Caixa Econômica;

Dados divergentes podem impedir o cidadão de receber o valor do FGTS e em alguns casos o valor só é liberado quando as inconsistências são resolvidas. Por isso, o recomendado é que atualizações sejam realizadas quando ocorrem mudanças de emprego, endereço ou estado civil.

Precisando de dinheiro? Acesse o nosso site e encontre as melhores ofertas de empréstimo pessoal!

Como comentado, as contas conjuntas não podem ser utilizadas para recebimento do FGTS. Por isso, os cidadãos que indicarem esse tipo de conta podem não receber o valor. Sendo assim, verificar e corrigir as questões comentadas podem fazer com que o benefício seja disponibilizado normalmente.

Quem faz o saque-aniversário tem direito ao seguro-desemprego?

Os cidadãos que utilizam a modalidade de saque-aniversário podem retirar o valor do FGTS uma vez ao ano e apenas 50% do valor disponível. Em casos de demissão sem justa causa o trabalhador pode receber os direitos trabalhistas que são pertencentes a ele, como:

  • Aviso prévio;
  • 13° salário;
  • Seguro desemprego;
  • Multa rescisória;

Dessa forma, a modalidade de saque-aniversário não impede o cidadão de receber o seguro desemprego. Entretanto, a opção de saque influencia no valor que poderá ser retirado da conta, já que na modalidade só é possível sacar 50% do valor encontrado na conta.

Esqueci a senha do Cartão Cidadão, o que fazer?

Se eu optar pelo saque-aniversário hoje, quando posso sacar?

A modalidade de saque-aniversário precisa ser solicitada pela Caixa Econômica, de forma presencial, por meio do aplicativo do FGTS ou site do banco. O cidadão que optar pelo saque-aniversário até o último dia útil do mês do seu aniversário, poderá sacar o benefício no mesmo ano que solicitou a mudança, já que o saque pode ser feito em até 3 meses.

Se o cidadão realizar a solicitação de mudança após o último dia útil do mês de seu aniversário só poderá sacar o valor no ano seguinte. Dessa forma, o cidadão que deseja receber o valor ainda no ano da solicitação pode fazer o pedido no mês em que faz aniversário.

Esqueci a senha do Caixa Tem e não tenho acesso ao e-mail, o que fazer?

E então, restou mais alguma dúvida sobre quando será possível sacar o saque-aniversário após escolher a modalidade? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Não consigo atualizar meu cadastro no Caixa Tem, o que fazer?

Caixa Tem: a atualização, regularização do acesso, como alterar os dados e o que fazer […]

Ler artigo completo

1 resposta para “Se eu optar pelo saque-aniversário hoje, quando posso sacar?”:

  1. Emilly disse:

    Fiz aniversário em fevereiro, se eu solicitar agr Ainda recebo esse ano ?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
    Solicite seu empréstimo