Saque-aniversário: como funciona, como fazer pelo Caixa Tem, quando o valor cai e o que fazer se a antecipação do benefício não cai na conta

Segundo dados da Caixa Econômica, mais de 9,7 milhões de pessoas optaram pela nova modalidade do saque-aniversário desde outubro de 2019. Em 2021, foi lançado também a opção de crédito do FGTS, mas ela só é disponibilizada para os cidadãos que aderiram ao saque-aniversário.

O saque-aniversário é uma opção de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e consiste na retirada do valor disponível uma vez por ano, no mês do aniversário do solicitante e nos dois meses seguintes. A escolha da modalidade é feita pelo cidadão que deve ser informada à Caixa Econômica, caso contrário o saque permanece com retirada no momento escolhido pelo indivíduo.

Levando em consideração a quantidade de cidadãos que utilizam a opção de saque, é comum que muitas dúvidas surjam sobre a modalidade de empréstimo relaciona a ela. Por isso, abaixo estão as principais questões sobre a antecipação do saque-aniversário.

Posso ter meu auxílio brasil cancelado?

Como funciona saque aniversário antecipado?

A antecipação do saque aniversário é uma modalidade de empréstimo que garante que um determinado número de parcelas sejam antecipadas do benefício retirado uma vez ao ano. Para que o cidadão possa ter acesso a essa opção ele deve solicitar o saque aniversário, caso ainda não utilize a forma de pagamento, por meio do aplicativo FGTS, site, ou agências da Caixa Econômica.

Após optar pelo recebimento do valor pago aos trabalhadores na modalidade do saque-aniversário, o cidadão pode iniciar o processo para aquisição do crédito. O empréstimo funciona como as demais opções, onde um valor é emprestado ao cidadão, porém o pagamento é feito por meio das parcelas do saque do FGTS.

A instituição que concede esse tipo de crédito passa a ter acesso a conta do FGTS do solicitante, que por sua vez, fica sem acesso ao benefício até que o valor do empréstimo seja totalmente pago.

Como antecipar saque-aniversário pelo Caixa Tem?

O Caixa Tem é a conta digital da Caixa Econômica, lançada em 2020, o aplicativo tem como objetivo facilitar as ações financeiras dos cidadãos. Segundo dados do banco, a conta online é utilizada por mais de 105 milhões de pessoas e por meio dela é possível enviar e receber dinheiro, pagar contas e ter acesso aos benefícios sociais e trabalhistas pago pelo Governo.

A Caixa Econômica é uma entre as instituições financeiras que disponibilizam a antecipação do saque-aniversário. Para solicitar o crédito por meio dela basta entrar em contato e verificar quais são as condições possíveis para a modalidade. Porém, o empréstimo é oferecido pela instituição e não pelo Caixa Tem. A antecipação do benefício conta com diferentes taxas de juros, assim como quantidades distintas de parcelas podem ser antecipadas.

Como calcular o empréstimo do saque-aniversário?

Como antecipar 3 parcelas do saque-aniversário?

O empréstimo do saque-aniversário tem o seu funcionamento baseado na antecipação das parcelas que seriam recebidas uma vez ao ano. Contudo, cada banco que disponibiliza o crédito pode oferecer diferentes condições sobre o valor emprestado, as decisões dessas características são baseadas em analises que são feitas, assim como nas demais modalidades de empréstimo.

Dessa forma, o indivíduo que deseja antecipar 3 parcelas, ou mais, deve analisar as propostas das diferentes instituições que oferecem o crédito, a Caixa, por exemplo, é uma instituição que oferece a antecipação de até 3 parcelas. Entre os bancos que antecipam o saque-aniversário, podemos citar:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú Unibanco;
  • Pan;
  • BMG;
  • C6 Consignado;
  • Sicredi;
  • Daycoval;
  • Inbursa;
  • J. Safra;
  • Banco Mercantil do Brasil;
  • Facta Financeira;
  • Fiducia Sociedade de Crédito;
  • QI Sociedade de Crédito Direto;

O recomendado é que o cidadão solicite a simulação em cada banco e escolha a oferta que mais se encaixa em sua realidade, analisando as taxas de juros, valor que será emprestado e demais questões que envolvem um pedido de crédito.

Quantos dias para cair a antecipação do saque-aniversário?

De acordo com a Caixa Econômica, o cidadão que optar pela modalidade de crédito, na instituição, poderá receber o valor desejado em até 24 horas. Porém, cada banco que oferece a antecipação do saque pode contar com diferentes condições de funcionamento. Por isso, o tempo de demora para cair a quantia solicitada pode variar de instituição para instituição.

Da mesma forma que a conta do FGTS do solicitante volta a ser liberada pelo banco 7 dias após o pagamento total do empréstimo. Contudo, esse período de tempo varia de acordo com as instituições credoras da antecipação do saque-aniversário.

Optei pelo saque-aniversário e fui demitido, e agora?

O que fazer quando a antecipação do saque-aniversário não cai na conta?

O valor solicitado na antecipação do benefício trabalhista pode não ser depositado na conta do indivíduo pela não liberação do crédito e essa situação pode ocorrer por alguns fatores, são eles:

  • Valor disponível na conta abaixo do solicitado;
  • Não ter conta poupança ou corrente;
  • Estar com créditos em atraso;

Então, o solicitante precisa ter um valor mínimo em sua conta do FGTS, ativa ou não, para que o crédito possa ser liberado. A quantia necessária, encontrada na conta, depende da instituição financeira credora e o cidadão pode recorrer a outro banco, caso necessário. Além disso, o solicitante deve possuir uma conta corrente ou salário para que a antecipação do crédito seja aceita.

Estar com outras operações financeiras em atraso, como empréstimos ou financiamentos, também pode comprometer a aquisição do crédito do saque aniversário. Então, o recomendado é que o cidadão busque por outra alternativa como empréstimo pessoal, refinanciamento de veículo ou de imóvel. Uma outra opção é buscar antecipar o saque aniversário após o pagamento de dívidas em aberto.

Dessa maneira, resolver as questões comentadas pode ser um caminho quando o empréstimo não é liberado. Porém, algumas inconsistências podem fazer com que o dinheiro não seja depositado, mesmo que o crédito seja aceito pela instituição, e nesses casos o solicitante pode entrar em contato com o banco e verificar o que pode ser feito para resolver a situação.

Por que o saque-aniversário não caiu na conta?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o que fazer quando a antecipação do saque-aniversário não cai na conta? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.