FinanzeroBlogBenefícios do Governo

O que fazer se minha parcela do Auxílio Brasil foi bloqueada?

O que fazer se minha parcela do Auxílio Brasil foi bloqueada?

Compartilhe esse post:

Algumas famílias estão tendo sua parcela do Auxílio Brasil bloqueada e não sabem o motivo pelo qual isso está ocorrendo.

Em janeiro deste ano, mais de 64 mil famílias, segundo o Ministério da Cidadania, tiveram a parcela do Auxílio Brasil bloqueada, por inconsistência no cadastro. O benefício pode ser bloqueado por diversos motivos, porém o mais comum é o fato de os dados do beneficiário estarem desatualizados ou inconsistentes no Cadastro Único (CadÚnico), plataforma obrigatória para o recebimento do auxílio.

Por isso, os beneficiários devem ficar atentos as regras necessárias para o recebimento do benefício e verificarem se todos os requisitos exigidos, estão sendo devidamente preenchidos.

É necessário que os dados no CadÚnico sejam atualizados no máximo a cada 2 anos, para que a família possa continuar na base de dados do governo e assim receber os benefícios a que tem direito. Todas as informações, como renda familiar mensal e endereço devem estar corretas, pois caso contrário, o pagamento do benefício pode ser bloqueado, impedindo o beneficiário de sacá-lo.

É importante destacar que caso haja nascimento ou morte na família, é essencial que a atualização quanto a isso seja feita o mais rápido possível no CadÚnico, pois este é outro fator que causa o bloqueio da parcela do Auxílio Brasil.

O bloqueio do Auxílio Brasil não pode ser contestado como no Auxílio Emergencial. Então como resolver o problema? É necessário ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nas prefeituras locais em busca de informações.

É indicado que o beneficiário compareça no setor de atendimento do CadÚnico, para que seja possível realizar a atualização dos dados cadastrais e o desbloqueio da parcela do Auxílio Brasil.

Posso ter meu auxílio brasil cancelado?

Preciso atualizar o CadÚnico para receber o Auxílio Brasil em fevereiro?

Com os casos de bloqueio da parcela do benefício e até cancelamento do mesmo, muitos beneficiários tem se perguntado se será necessário atualizar o CadÚnico novamente neste mês de fevereiro para poder receber o benefício. Segundo o Ministério da Cidadania não será necessário realizar esta atualização.

Esta resposta do Ministério é válida para as famílias que já estavam recebendo o Auxílio Brasil em janeiro deste ano e para aqueles que ainda não estão recebendo, mas pretendem entrar para o programa social. Informações oficias indicam que o Planalto realizará a análise dos dados cadastrais de cada beneficiário sempre no final de cada mês.

Então quando atualizar? Como dito anteriormente, a atualização no CadÚnico deve ser feita em média a cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança na estrutura familiar, como por exemplo morte ou nascimento de algum membro da família.

Quer encontrar as melhores condições de empréstimo pessoal? Acesse FinanZero e simule já!

Como faço para consultar o Auxílio Brasil?

A consulta para verificar o Auxílio Brasil, pode ser feita de três formas, através do aplicativo do benefício, pelo app Caixa TEM e por telefone.

Para realizar a consulta pelo app Auxílio Brasil, basta seguir os passos:

  • Logar no app;
  • Clicar na opção “Ver parcerlas”.

Se ainda não houver cadastro no app, é possível verificar como realizá-lo neste link.

Para consultar através do app Caixa TEM, é preciso realizar o seguintes passos:

  • Logar no app;
  • Localizar a aba “Auxílio Brasil”;
  • Ou clicar em “Consultar extrato”.

A consulta por telefone pode ser feita pelos seguintes números:

  • Número 121 – Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania;
  • Número 111 – Atendimento Caixa ao Cidadão;
  • Número 0800 726 0207 – Atendimento Caixa para benefícios – O passo a passo é: Opção 3, opção 4; informar o CPF ou Número de Identificação Social (NIS).

Como saber se tenho direito ao Seguro-Desemprego?

Qual o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil para fevereiro de 2022?

O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil foi estabelecido recentemente pelo Ministério da Cidadania e divulgado através da Caixa Econômica Federal. Os pagamentos serão realizados nos dez últimos dias úteis de cada mês, seguindo o dígito final do NIS, continuando com o mesmo método de pagamento utilizado no antigo programa social Bolsa Família.

Segue abaixo o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil, correspondente a fevereiro de 2022.

Final do NISDia do pagamento
114 de fevereiro
215 de fevereiro
3 16 de fevereiro
4 17 de fevereiro
518 de fevereiro
621 de fevereiro
7 22 de fevereiro
823 de fevereiro
924 de fevereiro
025 de fevereiro

Tem mais alguma dúvida sobre o que fazer se a parcela do Auxílio Brasil foi bloqueada ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como saber se tenho direito ao Seguro-Desemprego?

Antes de realizar a solicitação do Seguro-Desemprego, o trabalhador deve consultar se está dentro dos […]

Ler artigo completo

8 respostas para “O que fazer se minha parcela do Auxílio Brasil foi bloqueada?”:

  1. Lisseht alvarez disse:

    Meu auxilio esta bloqueado

    • Simone Silva Farias disse:

      Meu auxílio tá bloqueado e na caindo na conta

      • Patricia Candida Reinaldo De Sousa disse:

        Porque meu auxílio está bloqueado

        • Simone Coutinho Dos Reis De Andrade disse:

          Estou com auxilio brasil bloqueado

          • Fabiana disse:

            Meu CADÚNICO e mesmo assim meu auxilio foi bloqueado, pior você não tem informação de lugar nenhum!!!

            • Ingrid disse:

              Meu auxílio bloqueou porque troquei a escola do meu filho, já atualizei e agirá aguardo a liberação.

              • Adailton Machado disse:

                Estou indignado, com o procedimento que fizeram, o meu auxilio Brasil, foi bloqueado, por causa da minha filha estar no estágio na universidade, e o que ela recebe mal dá prá coisa que ela precisa, e tem mais no próximo mês já termina o estágio, e ai o que eu faço, faz mas de 10 anos que não trabalho, e eu dependia dese auxílio.

                • Antonio Rubson Rodrigues da Silva disse:

                  Meu auxílio bloqueou nesse mês mas eu atualizei no mesmo mês ainda consigo receber ele no mesmo mês?

                  Deixe um comentário

                  O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                  Navegue por:

                  Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
                  PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
                  Solicite seu empréstimo