FinanzeroBlogCrédito

O que levar em conta na hora de escolher um cartão de crédito?

O que levar em conta na hora de escolher um cartão de crédito?

Compartilhe esse post:

Saiba como escolher um cartão de crédito que cubra todas as suas necessidades. Veja dicas para usar na hora de avaliar cada opção disponível.

Atualmente, existem muitas opções de cartão de crédito para os consumidores. Cada um deles tem suas particularidades, tanto positivas quanto negativas. Com os bancos digitais, a oferta de cartões aumentou ainda mais.

Hoje é possível encontrar cartões que não têm cobrança de anuidade, opções com programa de pontos, cashback, entre outras vantagens. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas para que você possa escolher um cartão de crédito de forma consciente. Acompanhe:

Saiba os motivos da suspensão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Qual o melhor cartão de crédito?

Não é possível afirmar que existe um cartão de crédito melhor que os outros. O que podemos dizer é que cada um deles possui benefícios que podem ser ideais para um determinado público, mas não tão bom para outro.

Outro ponto importante é que cada consumidor tem sua preferência no que diz respeito às vantagens. Alguns usuários podem ter preferência para cartões que tenham anuidades mais baratas ou até mesmo zeradas, outros podem desejar participar de programas de pontos, entre outros.

A verdade é que na hora de escolher um cartão de crédito, o cliente dele avaliar diversos pontos, que podem ser cruciais para determinar a melhor alternativa.

Como dar entrada no BPC?

O que definir antes de escolher um cartão de crédito?

Antes de acompanhar nossas dicas para escolher um cartão de crédito, é essencial que você defina alguns pontos. Tenha em mente o que você busca nesse produto e como é sua realidade.

O cartão ideal precisa ser aquele que suprirá suas necessidades, sem trazer transtornos. Por isso é importante avaliar sua renda mensal, quanto você pode dispor para pagamento de faturas mensalmente, porque você deseja ter um cartão, entre outros pontos.

Com quanto tempo de trabalho tenho direito ao Seguro-Desemprego?

Dicas para escolher um cartão de crédito

Bom, agora vamos aos pontos que precisam ser analisados na hora de escolher um cartão de crédito. Veja:

Anuidade

A anuidade é um ponto essencial na hora de escolher um cartão de crédito, afinal, sua cobrança tem ligação direta com os benefícios oferecidos pelo produto.

No mercado, é possível encontrar cartões com cobrança de anuidade alta, baixa ou até mesmo zerada. Hoje é muito comum encontrar opções que não cobram nada do consumidor, principalmente nos bancos digitais.

Limite de crédito

Esse é outro fator de grande relevância, pois ele é o responsável por definir qual seu limite de gastos. O ideal é encontrar um cartão que esteja dentro da sua realidade, ou seja, que tenha o limite que você consiga pagar depois.

Bandeira

A bandeira do cartão de crédito é um item que muitas pessoas não avaliam na hora de escolher um cartão de crédito. Mas é preciso salientar que se trata de um fator muito importante.

As bandeiras mais conhecidas são aceitas em diversos estabelecimentos, dentro e fora do Brasil. Por isso há mais facilidade na hora de usar o cartão como forma de pagamento.

Cobertura

Alguns consumidores querem um cartão de crédito para utilizar em viagens. Por isso é importante atentar-se à cobertura do produto. Caso você faça viagens para o exterior, é importante escolher um cartão de crédito que tenha cobertura internacional.

Programa de pontos e cashback

Esses dois itens têm surgido cada vez mais nos cartões de crédito. O programa de pontos é um benefício dado ao cliente toda vez que ele utiliza o cartão. Depois, essa pontuação pode ser trocada por descontos em outras compras, produtos ou até mesmo serviços.

Já o cashback é um sistema onde o cliente recebe de volta uma parte do valor pago em algum produto/serviço. Algumas instituições permitem que o valor acumulado seja sacado e outras que seja utilizado para novas compras.

Você tem mais alguma dúvida sobre como escolher um cartão de crédito? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

O que é análise de crédito?

A análise de crédito é a forma como as instituições financeiras conseguem analisar o perfil do consumidor e verificar se o mesmo possui um bom ou mau histórico de pagamentos. Por meio dessa análise que os bancos e fintechs verificam as probabilidades de adimplência ou inadimplência do tomador de crédito. Ou seja, quais as chances do cliente pagar as parcelas do empréstimo em dia, uma vez que o crédito for aprovado e concedido.

Assim sendo, essa análise é aplicada em quase todas as solicitações financeiras feitas pelos clientes. Só para exemplificar, podemos citar além dos pedidos de empréstimo, a obtenção de cartões de crédito, financiamentos, limite de cheque especial e até mesmo abertura de conta em bancos.

Já que cada banco possui uma política interna, os motivos específicos que podem reprovar algum pedido do cliente durante a análise de crédito variam muito. Todavia, abaixo listamos alguns pontos que são levados em consideração para a aprovação – ou não – das ofertas:

  1. Histórico de pagamento;
  2. Pontuação do score;
  3. Comprometimento da renda em mais de 30%;
  4. Vínculos profissionais;
  5. Compatibilidade das informações;
  6. Histórico de residência;
  7. Ocupação e comprovante de renda.

A redação da FinanZero já fez um post detalhado sobre cada um desses pontos e como eles impactam na sua análise de crédito. Para mais informações, confira o post do blog “O que é análise de crédito?“.

O que é score?

O score de crédito é uma pontuação que determina os hábitos de pagamento dos indivíduos no mercado de crédito. Mensurado por bureaus de crédito (os “birôs”), o score tende a variar entre 0 a 1000, sendo 0 o mais próximo do perfil inadimplente, e 1000 o mais próximo do perfil adimplente.

Em outros termos, o perfil inadimplente seria o “mau pagador”. E o perfil adimplente seria o “bom pagador”. A pontuação do score é definida por meio da coleta de diversos dados pessoais do consumidor, como a quantidade de cartões de crédito que o mesmo possui, o histórico de residência, o histórico de crédito, etc.

Desde que o Cadastro Positivo se tornou automático e foi aplicado à toda população brasileira, os serviços de proteção ao crédito obtêm acesso aos perfis das pessoas de maneira mais abrangente. E mais CPFs podem ter o score consultado nas plataformas digitais dos birôs.

Antes de aprovar algum crédito ao consumidor, as instituições financeiras realizam a análise de crédito do cliente, e um dos itens analisados é a pontuação do score desse cliente. Esse é um dado importante que determina o perfil completo e o histórico de pagamento do consumidor, tais como:

  • pagamento das contas em dia;
  • atraso de algum boleto;
  • limite disponível em cartões de crédito;
  • quitação antecipada de alguma compra;
  • etc.

Para mais informações, confira o post do blog “O que é score? Como funciona?“.

Próximo artigo

Com quanto tempo de trabalho tenho direito ao Seguro-Desemprego?

Veja com quanto tempo de trabalho é possível solicitar o Seguro-Desemprego, qual é o valor pago e como dar entrada no benefício.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que levar em conta na hora de escolher um cartão de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo