Caixa Tem: o que é API, o código x5 no aplicativo, a sigla Dev aux no extrato e o que significa Open Banking na conta digital

O Caixa Tem é utilizado por grande parte dos brasileiros, uma vez que por meio do aplicativo são pagos benefícios sociais e trabalhistas, como o auxílio e benefício emergencial. Os usuários podem realizar outras ações, como transferências via PIX ou pagamento de contas, pois o Caixa Tem funciona como uma conta digital da Caixa Econômica.

Algumas siglas e códigos podem ser encontrados dentro da conta digital e causarem dúvidas entre os usuários do aplicativo. Por isso, abaixo estão listadas as relações entre os termos API, x5, dev aux e o Open Banking com a conta digital da Caixa.

Quando cai o dinheiro no Caixa Tem?

O que é API no Caixa Tem?

API é uma sigla que tem como significado Análise de Perfil de Investidor, a solução foi criada pela Caixa para ajudar os clientes com investimentos financeiros. Dessa forma, os usuários da instituição podem responder um questionário que avalia renda mensal, tolerância a riscos, objetivos financeiros e demais questões para que as possibilidades de investimento sejam traçadas.

A resposta ao questionário da API pode ser feita por todos os cidadãos, sendo pessoa física ou jurídica e independente da realização ou não de investimentos. Os usuários podem ser classificados em: conservador, moderado, arrojado ou agressivo.

O que é código x5 no Caixa Tem?

O código x5 encontrado no Caixa Tem pode ser um indicativo de que o usuário está realizando uma operação em um horário não permitido pelo aplicativo. As atividades financeiras dentro da conta digital da caixa podem ser realizadas de segunda a sexta, entre 07h e 21h. Nos demais horários algumas ações podem não ser liberadas e o código mencionado pode ser visualizado. Contudo, se o “x5” aparecer mesmo nos dias úteis e nos horários comerciais, o cidadão deve entrar em contato com a Caixa para resolver o problema.

Como tirar o PIS pela primeira vez?

O que é Dev aux Caixa Tem?

“Dev aux” é uma sigla encontrada no extrato da conta digital da Caixa e que tem como significado a devolução automática de uma parcela do auxílio emergencial. Segundo o Governo Federal, as parcelas do auxílio que não foram movimentadas em um período de até 4 meses serão devolvidas, já que indicam que o cidadão não precisa do valor.

A sigla “Dev aux” indica o retorno do valor e pode vir acompanhada de uma numeração, conforme indicado abaixo:

  • Dev aux 2;
  • Dev aux 3;
  • Dev aux 4;
  • Dev aux 5;

O número que acompanha a sigla indica a parcela que foi devolvida ao Governo. Dessa forma, ao perceber que algum valor foi retirado da conta digital o cidadão deve verificar se alguma parcela do benefício foi devolvida de forma automática verificando o extrato da conta.

O que significa Open Banking no Caixa Tem?

O Open Banking é um sistema que garante a mudança na forma como o consumidor se relaciona com as instituições financeiras. Open banking significa “Banco aberto” e tem relação com as informações armazenadas nos bancos sobre os seus clientes. Todo o histórico financeiro de uma pessoa fica guardado no banco que ela utiliza, então estão disponíveis nas instituições financeiras informações como:

  • Contas pagas;
  • Empréstimos;
  • Salário depositados;
  • Gastos;

Essas informações são de propriedade do banco e são relevantes nas ofertas de produtos ou serviços financeiros, a partir da implementação do sistema Open Banking elas passam a ser do próprio indivíduo. A mudança acontece em 4 fases e atualmente o Brasil se encontra em transição para a última fase, onde os usuários poderão compartilhar seus dados com os bancos que desejarem.

Como tirar extrato do Banco do Brasil?

E então, restou mais alguma dúvida o que significa Open Banking no Caixa Tem? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.