;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Passei um cheque sem fundo, como pagar?

Passei um cheque sem fundo, como pagar?

Compartilhe esse post:

O cheque é um método de pagamento que está caindo em desuso, mas que também já foi muito utilizado. Veja como pagar um cheque sem fundo.

Nos últimos anos, o cheque teve o seu lugar tomado pelo cartão de crédito, mas apesar de hoje em dia ser utilizado raramente, ele ainda é muito usado para realizar o pagamento de valores mais altos.

É comum que o cheque seja devolvido, e o principal motivo para isso é que não há fundos. Para entender melhor como pagar um cheque sem fundo, primeiro é preciso saber o que de fato é um cheque sem fundo. Confira abaixo.

O que é um cheque sem fundo?

Um cheque é considerado sem fundo quando ele não pode cobrir o valor ali descrito, ou seja, quando não há dinheiro na conta e um cheque é feito, ele é devolvido por falta de fundos, então, a instituição financeira tenta quitar o cheque mais uma vez, se ainda não há saldo suficiente na conta, o cheque passa a ser sem fundo. Mais para frente você verá como pagar um cheque sem fundo.

Passei um cheque sem fundo, e agora?

Se você passou um cheque e ele foi devolvido, o primeiro a acontecer é a inscrição do seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito. A pessoa que passou o cheque sem fundo, em situações mais graves, pode até mesmo ser acusada de estelionato.

Se o cheque foi devolvido por falta de fundos, não será cobrada multa, isso na primeira devolução, após o banco notificar a pessoa, ela deve pagar o cheque para regularizar a situação.

Um prazo será dado para que a dívida seja quitada, se isso não for feito, o cheque será devolvido mais uma vez, então, será definido um novo prazo, mas agora, o titular do cheque precisa recuperá-lo e apresentá-lo em sua agência.

Passado o prazo, o nome do titular será inscrito de maneira automática no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF) e então, ele precisará fazer o pagamento da tarifa de exclusão.

Passar um cheque sem fundo é crime?

Dependo do caso, como, passar um cheque sem fundo propositalmente, o titular pode ser considerado um estelionatário e portanto, um criminoso. Ainda assim, para a justiça deve haver uma comprovação de fraude para que o crime de estelionato seja caracterizado.

Como pagar um cheque sem fundo?

Para pagar um cheque sem fundo, recupere-o, faça o pagamento ao credor e depois vá até o banco com o cheque e os seguintes documentos em mãos:

  • Recibo de pagamento com data e valor;
  • Número do cheque;
  • RG;
  • CPF;
  • Assinatura do credor.

Feito isso, ainda é necessário pagar as taxas bancárias relativas às devoluções do cheque e à exclusão do nome no CCF.

Após pagar o cheque sem fundo e regularizar a situação, o banco tem o prazo de cinco dias úteis para retirar a inscrição do nome do titular nos órgãos de proteção ao crédito.

Não tenho dinheiro para pagar um cheque sem fundo, e agora?

Se você não tem saldo para pagar um cheque sem fundo, uma opção pode ser recorrer a um empréstimo, assim, você evita que seu nome fique “sujo” e acaba tendo mais tempo para ir quitando as parcelas.

Aqui na FinanZero, você pode fazer uma simulação online e gratuita clicando neste link e receber até 10 ofertas pré-aprovadas em cinco minutos. Nós buscamos entre nossas diversas instituições parceiras e apresentamos a você apenas as ofertas com as melhores condições.

Meu cheque sem fundo é de uma conta encerrada, o que fazer?

Neste caso, antes de realizar a devolução do cheque por conta encerrada, o banco deve obrigatoriamente fazer uma checagem do pagamento, verificando a assinatura, se ele não foi fraudado e se não prescreveu, entre outros procedimentos necessários.

Mesmo com a conta encerrada meu nome foi inscrito no CFF, e agora?

Se isso aconteceu, você deve solicitar ao banco ao banco que emitiu o cheque, que ele faça a exclusão do seu nome no CFF.

Destaca-se que o banco não pode, de forma alguma, cobrar para que a exclusão seja realizada. Não esqueça de solicitar um recibo da solicitação.

Quais os motivos pelos quais um cheque é devolvido?

Você já sabe que passar um cheque sem fundo pode acarretar em sua devolução e também sabe que pagar o cheque regulariza a situação, mas quais os outros principais motivos pelos quais um cheque é devolvido? Confira abaixo.

  • Impedimento de pagamento;
  • Cheque com irregularidade;
  • Apresentação indevida;
  • Conta encerrada;
  • Emissão indevida.

Como faço para saber se o meu nome está inscrito no CCF?

Você pode ter acesso a essa informação consultando o seu CPF na Serasa. É só seguir o passo a passo indicado abaixo:

  • Entrar no site da Serasa;
  • Clicar em “Consultar CPF grátis”;
  • Digitar o CPF;
  • Informar a sua senha (Caso não tenha cadastro, é preciso realizar um);
  • Clicar em “Meu CPF”.

Feito isso, você poderá consultar se possui ou não algum cheque sem fundo. Caso haja um ou mais, você está com o nome inscrito no CFF.

Você também pode saber se está no CCF entrando em contato com o Banco Central do Brasil, basta apresentar um documento de identidade com o CPF.

Quanto tempo demora para o nome sair do CCF?

Ao entregar a documentação que comprove a quitação dívida, o nome é retirado do CCF em até cinco dias úteis e qualquer registro sai deste cadastro após o período de cinco anos desde sua inclusão.

Se passei o cheque sem fundo em uma conjunta, qual nome vai para o CCF?

Neste caso, o nome que vai ser inscrito no CCF é apenas o do titular da conta. Antes de 2006, o nome dos dois donos da conta eram inscritos, mas atualmente, isso não acontece mais.

Preciso pagar um cheque sem fundo, ou ele caduca?

Muitos confundem o fato de a dívida caducar com ela deixar de existir, quando uma dívida caduca, o nome do titular é retirado os órgãos de proteção ao crédito, mas isso significa que ela não existe mais. As dívidas feitas com cheque podem ser cobradas por meio de um título extrajudicial.

Tem mais alguma dúvida sobre como pagar um cheque sem fundo ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

Como solicitar o refinanciamento de veículo online com a FinanZero?

Para solicitar o refinanciamento de veículo ou empréstimo com garantia de veículo , acesse o site da FinanZero e siga o passo a passo:

  1. Escolha o valor desejado no formulário, ao mexer a flecha entre R$ 40 mil e R$ 1 milhão;
  2. Indique o número de parcelas desejadas;
  3. Clique em avançar;
  4. Insira os dados pessoais;
  5. Finalize o cadastro;

E pronto! Em até cinco minutos podem aparecer as ofertas pré-aprovadas na tela do seu celular ou computador. Caso seu pedido seja aprovado, o dinheiro cai na conta em até 48 horas úteis! Vale lembrar que a FinanZero ou suas parceiras nunca fazem qualquer tipo de cobrança antecipada para liberação de crédito. Isso é válido para todos os seus canais de atendimento!

Em quantas vezes posso pagar pelo refinanciamento de veículo na FinanZero?

O pagamento do refinanciamento de veículo varia conforme cada parceiro, visto que contamos com mais de 50. De toda forma, a condição geral oferecida pela FinanZero é de pagamento entre 6 e 48 meses.

É importante destacar que para definir o valor do crédito liberado, a taxa de juros e a quantidade de parcelas, as instituições financeiras realizam uma análise de crédito, procedimento realizado para conhecer melhor o cliente e regulamentado pelo Banco Central.

Por isso, as condições oferecidas em nosso site funcionam como uma média, que levam em consideração todo o nosso leque de parcerias.

O que é necessário para fazer um pedido de refinanciamento de veículo na FinanZero?

Para solicitar um refinanciamento de veículo ou empréstimo com garantia de veículo existem quatro requisitos:

  1. Ser maior de 18 anos;
  2. Ter conta bancária, todas as contas são válidas com exceção da conta salário;
  3. Apresentar comprovante de renda, como holerite, extrato bancário, imposto de renda ou pró-labore;
  4. Possuir um veículo (carro, moto caminhão, etc) em seu nome;

O que é refinanciamento de veículo?

O refinanciamento de veículo, também conhecido como empréstimo com garantia de veículo, é uma linha de crédito direcionada para a pessoa física, maior de 18 anos, que possua uma necessidade financeira de maior quantia e menor pressa de liberação do dinheiro. Há a necessidade de deixar um bem como garantia do crédito, um veículo. Contudo, essa necessidade vem com um benefício: juros mais baixos, na comparação com o crédito pessoal.

Para mais informações, confira o post do blog “O que é refinanciamento de veículo?“.

O veículo precisa estar quitado?

Algumas parceiras da FinanZero realizam o refinanciamento de veículos que estão com parcelas vigentes, ou seja, que não foram quitados. Contudo, existe um percentual mínimo de quitação do bem, para que ele seja aceito nessa modalidade de crédito.

Sendo assim, o percentual mínimo exigido costuma variar entre 70% e 80% do financiamento, ou seja, é preciso que o consumidor tenha pago, pelo menos, 70% ou 80% do valor total do bem.

Posso perder o veículo se atrasar as parcelas do empréstimo?

Em caso de não pagamento das parcelas do refinanciamento, existe a possibilidade do cliente perder o veículo, já que o bem é utilizado como garantia de pagamento. No entanto, é válido ressaltar que não é benéfico para a financeira que o bem seja tomado.

Isso porque, o automóvel tomado é leiloado e, para isso, há um custo para a financeira. Além disso, o valor da venda costuma ser baixo e envolve um processo burocrático. Logo, o ideal é que o cliente pague as parcelas do refinanciamento em dia.

Próximo artigo

Planejamento financeiro 2024: o guia completo

Confira um guia completo com dicas e um passo a passo para montar o seu planejamento financeiro pessoal.

Ler artigo completo

0 respostas para “Passei um cheque sem fundo, como pagar?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo