;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Pix automático: o que é e como funciona?

Pix automático: o que é e como funciona?

Compartilhe esse post:

O Pix Automático funcionará de forma similar ao conhecido débito automático, em que as contas são pagas mediante a autorização prévia.

De acordo com a Febraban, o Pix tornou-se o meio de pagamento mais popular entre os brasileiros, já que encerrou 2022 com mais de 24 bilhões de transações, superando as de cartão de crédito, débito, boleto, TED, DOC e cheque, que juntas totalizaram quase 21 milhões de operações.

O sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central tem como principal características a rapidez e gratuidade, e desde seu lançamento, em novembro de 2020, já acumula outros serviços relacionados, como o Pix Parcelado, Pix Saque, Pix Troco e, futuramente, o Pix Automático.

Como usar o Pix Saque e Pix Troco?

O que é e como funciona o Pix Automático?

Ainda não lançado, o Pix Automático permitirá ao usuário programar o pagamento de diversos tipos de contas, como as de água, luz, internet e aluguel, para que na data especificada a quantia devida seja debitada para quitar o boleto em questão, bem como acontece hoje no débito automático.

Para isso, o consumidor contará com duas opções para aderir ao Pix Automático: a primeira é através da assinatura de um contrato junto ao prestador de serviço, isso é, o credor. Então, uma notificação será enviada para o aplicativo da instituição financeira, para que o titular da conta confirme a adesão.

Já a segunda opção é mediante a leitura de um QR Code ou via Pix Copia e Cola em que, ao ser reconhecido, direciona o cliente para um ambiente em que é solicitada a autorização para a adesão ao Pix Automático.

Desse modo, em ambos os casos, após autorizar, os pagamentos serão realizados de forma automática, sem a exigência do cliente autenticar a transação com senha ou ID.

Cabe destacar que a autorização pode ser cancelada a qualquer momento pelo titular, além disso, também é possível estabelecer um valor máximo que poderá ser debitado em cada tipo de conta.

Poupança vale a pena?

O Pix Automático será cobrado?

De acordo com o Banco Central, o Pix Automático será gratuito para pessoa física e Microempreendedor Individual (MEI), bem como já ocorre atualmente para qualquer tipo de operação realizada no sistema. Contudo, estuda-se a possibilidade de cobrança para as empresas que optarem por receber pagamentos nesse novo modelo.

Qualquer pessoa poderá utilizar o Pix Automático?

Sim, o novo serviço poderá ser aderido por qualquer pessoa, seja física ou jurídica, desde que possua uma conta corrente, poupança ou pré-paga em instituições financeiras adeptas ao Pix, ou seja, que já oferecem o serviço ao cliente. Inclusive, é importante destacar que não será preciso baixar nenhum novo aplicativo para utilizar o Pix Automático, pois o serviço estará disponível no mesmo ambiente em que são feitas as transações convencionais atualmente.

Como funciona o melhor dia de compra do cartão?

Quais tipos de contas poderão ser pagas no Pix Automático?

Poderão ser programadas e pagas diversos tipos de contas, como:

  • contas de consumo, vide água, luz, internet e gás;
  • aluguel;
  • condomínio;
  • mensalidades;
  • serviços de streaming e afins.

Quando o Pix Automático será lançado?

De acordo com o cronograma divulgado pelo Banco Central, o Pix Automático deve ser lançado oficialmente em abril de 2024. Veja a seguir as estimativas de datas apresentadas pelo órgão:

julho a agosto de 2023 – especificação
setembro de 2023 – publicação das regras via Regulamento do Pix
outubro de 2023 a fevereiro de 2024 – desenvolvimento dos sistemas
março de 2024 – testes
abril de 2024 – lançamento

Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como funciona o melhor dia de compra do cartão?

Saiba o que é o melhor dia de compra do cartão, como funciona, como fazer o cálculo e como utilizá-lo para evitar o endividamento. Acompanhe

Ler artigo completo

0 respostas para “Pix automático: o que é e como funciona?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo