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Pix demorando para cair na conta: o que fazer?

Pix demorando para cair na conta: o que fazer?

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Instabilidade na instituição financeira, bloqueio para análise de fraude e falha na conexão com a internet são algumas das possibilidades de demora para que a operação Pix seja concluída.

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, lançado pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020. Desde então, de acordo com as Estatísticas do BC, mais de 131 milhões de pessoas já fizeram, ao menos, uma operação financeira através do Pix, que pode ser utilizado para enviar e receber dinheiro.

Essas operações, por sua vez, são oferecidas de forma gratuita às pessoas físicas, além disso, contam com a instantaneidade, já que o dinheiro cai na conta do receber poucos segundos após o envio da quantia pelo pagador.

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Quanto tempo demora para cair o Pix na conta?

As transações via Pix são confirmadas no prazo de 10 segundos, ou seja, esse é o tempo médio para que a quantia enviada seja disponibilizada na conta do recebedor. Entretanto, se passado este período o valor não tiver sido debitado na conta do destinatário ou retornado à conta do remetente, o Banco Central do Brasil recomenda que se aguarde, pelo menos, uma hora.

Por que o Pix está demorando para cair na conta?

A principal característica do Pix é a rapidez, no entanto, o sistema de pagamentos está sujeito a possíveis oscilações e lentidão. Da mesma forma, falhas com a conexão ou erro nos dados do recebedor também podem gerar demora ou até mesmo erro na operação. Desse modo, alguns dos principais motivos são:

  • informações erradas, como erro de digitação da chave Pix;
  • problemas com a conexão da internet no momento de conclusão da operação;
  • instabilidade no sistema da instituição financeira em que o usuário é correntista;
  • instabilidade no sistema do Banco Central;
  • valor da transação acima do limite ou considerado alto, quando comparado ao histórico do correntista.

Além disso, há, ainda, os mecanismos de segurança, que foram implementados em agosto de 2021 e visam diminuir as tentativas de fraudes e situações de risco para os usuários em caso de roubo. Portanto, veio à tona 3 principais tipos de bloqueios, que ocorrem quando a operação fica em análise, e geram demora no recebimento do dinheiro.

Bloqueio por análise de segurança

Também chamado de bloqueio por segurança, normalmente ocorre devido a critérios estabelecidos pela própria instituição financeira em que o usuário é correntista. Dessa forma, há, por exemplo, conta que permitem transferências interbancárias somente após o usuário realizar o procedimento de verificação, que exige uma selfie e foto do documento de identificação.

Quando isso acontece, a operação via Pix fica em análise, logo, demora para ser aprovada e cair na conta do recebedor. Isso porque, será preciso que o pagador conclua o procedimento de operação exigido pela instituição, para que em seguida o dinheiro seja liberado e enviado ao destinatário.

Retenção

O bloqueio por retenção costuma ocorrer quando há suspeita de fraude na transação, portanto, o valor pode ficar retido por 30 minutos, durante o dia, e até uma hora, durante a noite, gerando demora no recebimento da quantia. Através do bloqueio, a instituição financeira consegue analisar a transação, bem como, se necessário, entrar em contato com o pagador para confirmar que a operação não se trata de uma fraude.

Bloqueio cautelar

Por fim, o bloqueio cautelar é feito na conta do recebedor, ou seja, a instituição financeira detém a quantia recebida pelo usuário e, também, a própria conta do mesmo. Os recursos podem ficar bloqueados por até 72 horas, para que seja feita uma análise detalhada da operação.

Neste período pode ser feita, ainda, uma análise do perfil do recebedor, de forma que, em caso de fraude, a quantia possa ser recuperada pelo usuário pagador. Vale ressaltar que se houver bloqueio cautelar o titular da conta deverá ser comunicado imediatamente pela instituição.

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Pix demorando para cair na conta, o que fazer?

Quando uma operação via Pix é concluída, mas o recebimento da quantia pelo beneficiário demora mais do que o comum, o pagador deve considerar os possíveis cenários que podem ter gerado esse problema. Dessa maneira, o ideal é aguardar por, pelo menos, uma hora, pois dentro deste período a transação pode ser concluída ou cancelada. Contudo, se passado esse período a quantia não for disponibilizada na conta do destinatário, é possível seguir algumas das seguintes recomendações que citamos a seguir.

Verifique os dados inseridos: é comum que erros de digitação ocorram no momento de inserir a chave Pix, código ou dados bancários, por isso, verifique se todas as informações digitadas estão corretas. Se for encontrado algum erro nos dados, entre em contato com a instituição financeira em que possui conta, para verificar as possíveis formas de resolução.

Verifique a conexão com a internet: como já é de conhecimento de diversas pessoas, para realizar operações via Pix é necessário estar conectado à internet. Logo, em caso de falha com a conexão wifi ou internet móvel, a transação pode ficar pendente e, consequentemente, o destinatário não receber a quantia. Se isso acontecer, convém aguardar até que a operação seja concluída ou estornada automaticamente.

Consulte se há instabilidade no sistema da instituição financeira ou do Banco Central: o sistema da instituição financeira em que o usuário possui conta ou, até mesmo, do Banco Central do Brasil pode apresentar instabilidade, gerando demora na conclusão da operação. Assim, consulte se há algum problema através do telefone, site ou redes sociais da instituição e do órgão. Se for confirmada a instabilidade, é preciso aguardar até que o sistema seja normalizado.

Consulte o saldo disponível e o limite de valor diário: por fim, outro aspecto que deve ser considerado é o saldo disponível na conta e, também, o limite diário estabelecido para transações via Pix. No primeiro caso, quando não há saldo suficiente para concluir a operação, ocorrerá o cancelamento posteriormente. Por outro lado, se o limite diário for excedido, a transação será concluída no dia seguinte, quando liberado um novo limite diário integral, desde que o valor da operação não exceda.

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Dá para cancelar Pix que não caiu na conta?

De modo geral, se após 1 hora da realização da operação o valor não cair na conta do usuário destinatário, é comum que a quantia retorne automaticamente para a conta de origem. Entretanto, se isso não acontecer, não será possível cancelar a transação por conta própria, o pagador deverá entrar em contato com ambas as instituições, isso é, na qual possui conta e na que detém a conta do destinatário, e buscar formas de resolver o problema.

Quanto tempo o Pix pode ficar em processamento?

Não é possível estipular por quanto tempo uma transação via Pix poderá ficar em processamento, isso porque, o prazo para liberação do dinheiro e conclusão da operação varia de acordo com o problema. Portanto, em caso de instabilidade com a instituição financeira ou com o Banco Central, por exemplo, a operação pode levar minutos ou até horas para ser concluída. O mesmo vale para falhas na conexão da internet.

Em contrapartida, se houve a inserção de dados errados, o cliente deverá refazer a operação e aguardar para que o próprio banco cancele a operação anterior, que pode demorar até 24 horas. Essa opção, no entanto, só está disponível quando o código, chave Pix ou dados bancários fornecidos não pertencem a outro usuário, pois se isso acontecer, a transação não será cancelada e caberá ao próprio pagador entrar em contato com a instituição para verificar possíveis formas de resolução.

Por fim, em caso de bloqueio por suspeita de fraude, a operação poderá ficar em processamento por meia hora, se tratar de bloqueio por análise de segurança, ou até 72 horas, quando há o bloqueio cautelar.

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