FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Por que o auxílio emergencial ainda está em análise?

Por que o auxílio emergencial ainda está em análise?

Compartilhe esse post:

Processamento adicional atrasa a resposta, e auxílio emergencial segue em análise para milhões de brasileiros

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) está fazendo a análise dos pedidos do auxílio emergencial em lotes. Por exemplo, estava previsto para a última quarta-feira (13) a entrega da análise de cerca de 14,6 milhões de cadastros, do total de 19,9 milhões de pedidos remanescentes.

Até a publicação deste post nesta quinta-feira (14), a Dataprev não havia atualizado a informação e se a entrega de fato fora feita. O montante de cadastros com previsão de entrega de análise para ontem referia-se aos pedidos feitos entre 23 e 30 de abril.

Para as solicitações feitas posteriormente, não há previsão de quando a resposta será divulgada pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou pelo site de consulta da Dataprev.

Veja também – Meu auxílio emergencial não caiu na conta ainda. O que fazer?

Quanto tempo o auxílio emergencial fica em análise?

Apesar do aplicativo informar que o período de análise é de 5 dias úteis, os atrasos tanto de aprovação do pedido, quanto do pagamento dos R$ 600 estão recorrentes. A justificativa para as instituições é a sobrecarga dos sistemas.

Por que o auxílio emergencial fica em análise?

A análise do auxílio emergencial existe para saber se o cidadão cumpre os critérios do perfil que recebe o benefício. Entretanto, esta análise pode demorar ainda mais caso o pedido se enquadre no que a Dataprev chama de “complexidade de cenários”.

Na prática, isto significa que:

  • Existe uma análise sendo feita para saber se o solicitante já recebe outro benefício do governo. Um dos requisitos do auxílio emergencial é estar isento do recebimento de outros benefícios governamentais, exceto o Bolsa Família;
  • Existe uma análise sendo feita para saber se os dados informados são coerentes com os dados cadastrados por outros integrantes da família para receber o auxílio emergencial;

Caso existam inconsistências entre os cadastros de membros da mesma família, é possível que a análise do pedido resulte em “dados inconclusivos”. Se isto ocorrer, o solicitante deverá pedir novamente o auxílio emergencial. Desta vez informando a correção das informações passadas. Isto vale para todos os membros da família que tiverem o pedido com este resultado.

Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

Contudo, ter o resultado como “dados inconclusivos” não necessariamente significa que o benefício não será recebido. Após a correção do cadastro, o auxílio emergencial ainda poderá ou não ser liberado, dependendo do cumprimento dos critérios.

Cerca de 1,5 milhão de pedidos estão na situação de “complexidade de cenários” e terão o processamento adicional, que significa que a análise será mais criteriosa para estas solicitações. O que pode demorar mais, já que a Dataprev é encarregada de fazer os cruzamentos de dados entre membros da mesma família.

O que fazer quando o auxílio emergencial está em análise?

A recomendação é aguardar. A Caixa, que faz o pagamento do auxílio emergencial, e a Dataprev, que analisa os pedidos, informaram que ambos os sistemas estão sobrecarregados.

Veja também – Como receber o auxílio emergencial sem ter conta bancária?

Como saber se meu pedido do auxílio emergencial foi aprovado?

Para saber se o auxílio emergencial obteve a aprovação existem duas alternativas:

  1. Consultar o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial para sistemas Android ou iOS;
  2. Consultar pelo site da Dataprev em conjunto com o Ministério da Cidadania, a pasta do governo responsável pelo trâmite do benefício;

No aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, ao informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e inserir a senha recebida por SMS, a mensagem “Seu auxílio foi aprovado!” aparece na primeira tela (somente em caso de aprovação).

Ficou com mais alguma dúvida sobre o pedido do auxílio emergencial em análise? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Meu auxílio emergencial não caiu na conta ainda. O que fazer?

Veja como saber se o auxílio emergencial foi aprovado e como proceder em caso de atraso do pagamento do benefício pela Caixa.

Ler artigo completo

0 respostas para “Por que o auxílio emergencial ainda está em análise?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo