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Processamento adicional atrasa a resposta, e auxílio emergencial segue em análise para milhões de brasileiros
A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) está fazendo a análise dos pedidos do auxílio emergencial em lotes. Por exemplo, estava previsto para a última quarta-feira (13) a entrega da análise de cerca de 14,6 milhões de cadastros, do total de 19,9 milhões de pedidos remanescentes.
Até a publicação deste post nesta quinta-feira (14), a Dataprev não havia atualizado a informação e se a entrega de fato fora feita. O montante de cadastros com previsão de entrega de análise para ontem referia-se aos pedidos feitos entre 23 e 30 de abril.
Para as solicitações feitas posteriormente, não há previsão de quando a resposta será divulgada pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou pelo site de consulta da Dataprev.
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Apesar do aplicativo informar que o período de análise é de 5 dias úteis, os atrasos tanto de aprovação do pedido, quanto do pagamento dos R$ 600 estão recorrentes. A justificativa para as instituições é a sobrecarga dos sistemas.
A análise do auxílio emergencial existe para saber se o cidadão cumpre os critérios do perfil que recebe o benefício. Entretanto, esta análise pode demorar ainda mais caso o pedido se enquadre no que a Dataprev chama de “complexidade de cenários”.
Na prática, isto significa que:
Caso existam inconsistências entre os cadastros de membros da mesma família, é possível que a análise do pedido resulte em “dados inconclusivos”. Se isto ocorrer, o solicitante deverá pedir novamente o auxílio emergencial. Desta vez informando a correção das informações passadas. Isto vale para todos os membros da família que tiverem o pedido com este resultado.
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Contudo, ter o resultado como “dados inconclusivos” não necessariamente significa que o benefício não será recebido. Após a correção do cadastro, o auxílio emergencial ainda poderá ou não ser liberado, dependendo do cumprimento dos critérios.
Cerca de 1,5 milhão de pedidos estão na situação de “complexidade de cenários” e terão o processamento adicional, que significa que a análise será mais criteriosa para estas solicitações. O que pode demorar mais, já que a Dataprev é encarregada de fazer os cruzamentos de dados entre membros da mesma família.
A recomendação é aguardar. A Caixa, que faz o pagamento do auxílio emergencial, e a Dataprev, que analisa os pedidos, informaram que ambos os sistemas estão sobrecarregados.
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Para saber se o auxílio emergencial obteve a aprovação existem duas alternativas:
No aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, ao informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e inserir a senha recebida por SMS, a mensagem “Seu auxílio foi aprovado!” aparece na primeira tela (somente em caso de aprovação).
Ficou com mais alguma dúvida sobre o pedido do auxílio emergencial em análise? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
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