Índice de conteúdo
Além da segunda parcela com atraso superior a duas semanas, muitos beneficiários sequer receberam a primeira parcela do auxílio emergencial
O auxílio emergencial continua a gerar frustração aos beneficiários. Na rede social Twitter, a hashtag #auxilioemergencial continua a ser utilizada com os solicitantes expressando descontentamento, além da criação de memes sobre o benefício federal.
Muitas pessoas já tiveram o benefício aprovado, mas não receberam o depósito do valor seja nos bancos Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil (BB), seja no aplicativo Caixa TEM.
De acordo com a apuração da redação da FinanZero, o auxílio emergencial está sendo depositado mais rapidamente para correntistas da Caixa e do BB. O atraso maior ocorre para quem não é correntista destes bancos, e recebe pelo aplicativo Caixa TEM.
Veja também – Como saber o motivo de ter o auxílio emergencial negado?
Como saber se meu auxílio emergencial foi depositado?
Para saber se o auxílio emergencial foi depositado, basta verificar o extrato bancário ou o saldo da conta da Caixa ou do Banco do Brasil, caso o beneficiário tenha cadastrado a conta corrente de um destes bancos.
Se o usuário não é cliente destes bancos públicos, uma Poupança Social Digital é criada automaticamente para a pessoa no aplicativo Caixa TEM. Na liberação por este app, ao informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) na plataforma, a tela seguinte já informa se houve liberação do dinheiro.
Nesta Poupança Social Digital ficam disponíveis:
- dois saques gratuitos mensais (em caixa eletrônico ou lotérica);
- três transferências gratuitas mensais;
- dois extratos gratuitos mensais;
Caso a mensagem que apareça seja “Verifique sua solicitação. Não encontramos o Auxílio Emergencial ou BEm liberado para você no momento”, não significa que o cidadão não receberá. Mas que o Caixa TEM ainda não recebeu a informação de aprovação ou desaprovação do pagamento para o CPF indicado.
Veja também – Não consigo transferir o dinheiro do Caixa TEM, o que fazer?
Quanto tempo demora para o auxílio emergencial cair na conta?
O prazo informado pela Caixa é de até 5 dias úteis. Porém, no Twitter, a Caixa têm informado os beneficiários de que um atraso superior a este período pode ocorrer devido à quantidade massiva de pedidos e análises do auxílio emergencial.
Conforme constatado pela redação da FinanZero, o atraso pode chegar até mesmo a 10 dias úteis. Nesta quinta-feira (14), a Caixa atualizou os dados dos pagamentos feitos. As informações são as mesmas de duas semanas atrás. 50 milhões de beneficiários receberam cerca de R$ 35,5 bilhões.
Ou seja, não há pagamentos sendo feitos há pelo menos duas semanas. A recomendação é que o beneficiário aguarde.
Veja também – Simule seu empréstimo e encontre as melhores taxas de juros do mercado!
Na última terça-feira (12), foi divulgado que mais de 70 mil militares, pensionistas e anistiados receberam o coronavoucher erroneamente. O Tribunal de Contas da União (TCU) já determinou que os mesmos devem fazer o ressarcimento do valor.
De acordo com o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), erros como o citado e os “golpes” aplicados pela população são o motivo do atraso.
O Dataprev e a Caixa noticiaram que seus sistemas permanecem sobrecarregados, pois as instituições também cuidam dos pagamentos do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).
Veja também – Como receber o Benefício Emergencial dePreservação do Emprego (BEm)?
Como saber se meu auxílio emergencial foi aprovado?
Para saber se o auxílio emergencial foi aprovado ou não há duas opções:
- Pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial para sistemas Android ou iOS;
- Pelo site do Dataprev em parceria com o Ministério da Cidadania;
No aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, ao informar o CPF e inserir a senha enviada por SMS, a mensagem “Seu auxílio foi aprovado!” aparece na primeira tela (somente na aprovação do coronavoucher).
Ficou com mais alguma dúvida sobre o atraso do pagamento do auxílio emergencial? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Meu auxílio foi cancelado mas eu entrei no aplicativo do dataprev entrei no saits e disse kue eu fui aprovado denovo mas como posso saber se tem algo depositado sem kue eu vá na caixa toda vez kue eu ligo pro 111 a ligação nunca completa será kue eu fui aprovado mesmo será kue eu posso ir receber sem medo
Oi Claudinor. Se o seu apareceu como aprovado e você não quer ir até a agência, tente consultar o saldo pelo aplicativo do Caixa Tem.
Olá pessoal.
As minhas duas últimas parcelas de 300 não caíram na minha conta social digital e já passou o dia de cair. O que fazer?
Olá, Gabrielly. Recomendo que você ligue na Central de Atendimento da Caixa, número 111, ou vá até uma agência presencialmente para mais informações sobre seu auxílio emergencial Boa sorte! 🙂
Olá meu auxílio era pra cair hoje 21/12, mas não caiu.
Entrei no Dataprev e está – -motivo bloqueio ( liberado pela caixa ).
O benefício foi bloqueado?
Olá, Julia. Sim, recomendo que ligue na Central de Atendimento da Caixa, número 111, para saber a situação do seu auxílio emergencial.
Minha última parcela era pra ter caído agora dia 17
Entrei no Caixa tem tava zerado fui até agência da tive que atualizar os dados cadastrais no dia 18 foi aprovado pelo Dataprev
Quando entro no site fala que já foi enviado para caixa
Mais quando eu olho o caixa tem está zerada
O que devo fazer
Oi Grazieli, o recomendado é entrar em contato com a Caixa, tente pelo telefone 111.
Meu auxílio era para dia 18 de dezembro e não caiu na conta digital quero saber o porquê?
Olá Viviane! O recomendado é que você procure uma agência da Caixa ou ligue para o telefone 111.
Meu auxílio emergencial não caiu Só caiu o benefício Bolsa Família
Oi Aline, primeiro você deve conferir se o valor já foi depositado. Se tiver qualquer problema entre em contato com a Caixa pelo 111.
Olá meu auxílio era pra cair no caixa tem 14 de Dezembro e até agora nd e la no auxílio emergencial diz aprovado oq aconteceu?
Olá, Rosângela 🙂
Recomendamos a senhora dar uma olhada no app do caixa tem, caso ainda informe que o dia de saque é dia 14 de dezembro, vai até uma agência CAIXA e solicita o código para saque do valor.
Ola peguei tds as parcelas mas agora em dezembro so caiu o valor do bolsa normal , e o auxilio nao caiu oq fazer nesse caso
Olá, Welyvelton 🙂
Se você não recebeu o abono salarial que vem pelo fundo do PIS/PASEP devido ao descaso documental da empresa em que trabalha pode recorrer à justiça.
Em situações como essa, comprovando o vínculo de emprego, você pode colocar seu patrão para depor no tribunal para ter acesso ao pagamento com correções monetárias.
Eu ligo pro número 111 e diz q meu auxílio foi depositado no dia 11 de dezembro mais entro na minha conta da caixa e só tem meu bolssa família .. alguém q saiba o por que
Olá, Stella 🙂
Nesse caso, recomendamos primeiro verificar novamente a data no calendário do auxílio emergencial. Caso a data esteja certa, e o valor não foi depositado, recomendamos a senhora ligar no 111 ou ir em uma agência Caixa mais próxima da sua residência.
Olá, o meu era pra cair dia 13 dezembro mas esta em reanálise? Porque será?
Olá, Ritiele 🙂
Temos alguns relatos que a parcela esta atrasando. Aconselhamos, a senhora ir á uma agência caixa mais próxima de sua residência, lá eles irão verificar se o valor já esta disponível e caso esteja, irão gerar um código para o saque do valor.
A minha 9 parcela nao caiu e estou recebendo desde de abril normal. Alguem pode me ajuda ou sabe oq pode ter acontecido? Obrigado.
Olá, Jader 🙂
Esse tipo de solicitação, você só consegue resolver diretamente com a Caixa, no 111 ou numa agência.
Recebi a primeira parcela de 300 dia 16 de outubro.mais a do mês de novembro não caiu na conta até a data de hj.ligo pro 111 quando eles vão falar a data da próxima parcela a ligação cai o que faço?
Infelizmente, o único caminho possível é continuar tentando no 111 ou ir direto a uma agência da Caixa.
Minha quinta parcela teria que cair em novembro, não caiu e agora está dando que está bloqueada, porém ainda não recebia minha quarta parcela e nem está aparecendo data para o saque, vou poder pegar esse dinheiro ou vou perder? Ligo no 111 diz que meu dinheiro já está disponível para saque porém não aparece saldo, o que faço???
Jéssica, esse tipo de informação você só obtém no 111 ou direto em uma agência da Caixa. Obrigada por comentar!
a minha segunda parcela da estenção não caiu que era pra cai em 15 /11/20
minha 6 parcela deveria te caido desde do dia 30/11 e ate agora nada, e no site da dataprev ja foi enviado para caixa desde do dia 19/11, e ate dia de hoje 04/12/2020 continua saldo zero.
Oi Maria, é aconselhado que você vá a uma agência da Caixa ou ligue para o 111.
Olá boa tarde meu auxilio foi aprovado sexta feira dia 30/11 liguei no 111 informa que já foi depositado porem no caixa tem está zerado nesse caso o que fazer?
Oi Jessica, é recomendado que você vá a uma agência da caixa com documento em mãos.
Meu auxílio está atrasado já dois meses tô desesperada
Meu auxílio está atrasado já dois meses tô desesperada
Minha primeira parcela do auxílio foi liberado agora. Ligo no 111 e diz que o dinheiro já foi depositado na conta social digital. Porém entro no caixa tem o saldo continua zero. E não cadastrei nenhuma conta. O que devo fazer ?
Oi Lidiane, o prazo para isso acontecer é de até cinco dias úteis. Se após isso o saldo não aparecer é recomendado que você se dirija a uma agência da Caixa.
boa tarde não sei se alguém sabe me responder , meu auxilio fui aprovado a extensão dele no site dataprev diz aprovado mas nnta creditado ainda , fui na caixa e mandaram eu contestar mas n da pq n foi negado sabe, fui na caixa e me mandaram na defensoria pública posso c isso o q faço???
Catia, o ideal é entrar em contato com a Caixa pelo 111 ou direto numa agência.
oi fui na caixa hoje ver minha 1 parcela da extensão que foi aprovado mas não creditado, a data pra pagamento era dia 27 e até agora nada ainda 🤷♀️🤷♀️ o rapaz da caixa falou q tenho q ir na defensoria pública ou contestar na dataprev e mas pelo a vi não dá pq n foi negado. n entendi nada alguém sabe me explicar o que faço??
Minha extensão pra auxílio emergencial foi aprovada, minha conta da caixa tinha sido bloqueada mas já fui na caixa e desbloquiei e o saldo não caia então voltei na caixa e a moça falou que já era pra ter caído duas parcelas de 300$ pq realmente foi aprovado p mim, pediu p ligar no ministério da economia eu liguei e eles disseram que não sabe nem o que falar, que não é lá. Ligo no 111 e quando coloco meu CPF a ligação cai, no ministério da economia nunca consegui nem fazer a ligação pq o canal de atendimento e nada é a mesma coisa, já fui na caixa 3 vezes, já liguei em todos lugares q podia e não consigo receber, estou desesperada, preciso muito do dinheiro!!!
Meu pagamento do mês de Outubro n caiu na conta tou desesperada chego na caixa eles diz que n ta la ligo no 158 eles informa que ta na caixa n sei mais oque fazer eo de novembro caiu certo na conta
Meu auxílio n entrou esse mês como devo fazer e quem procura
Oi Simone 🙂
Qualquer pessoa tem o direito de recorrer à Justiça para decidir sobre conflitos, ainda mais se o interessado tiver provas do atraso nos pagamentos e conseguir demonstrar que isso trouxe danos materiais. “Por exemplo, teria uma conta que venceu e você pagou juros por causa do atraso. Isso é tipo de dano material”, o advogado destaca.
Entretanto, é importante verificar alternativas antes mesmo de entrar na Justiça. Só que eventuais processos só devam acontecer caso os prejudicados não consigam resolver o problema de nenhuma outra forma. A orientação é de sempre buscar informação pelas agências da Caixa ou pelos canais de atendimento, sempre anotando protocolos, datas/horários das ligações e nome dos funcionários.
BOM DIA, O MEU BENEFICIO DA SEXTA PARCELA NAO FOI DEPOSITADA NA MUNHA CONTA DIGITAL, O QUE DEVO FAZER.
Olá, Mario 🙂
Esse tipo de detalhe você só consegue resolver diretamente com a Caixa, no 111 ou numa agência.
Sou do bolsa família nesse mês de novembro caiu apenas os 168 do meu bolsa família e não caiu o do auxílio, ja estou com 5 dias esperando cair na minha conta da caixa e até agora nada, Desde que mudaram as contas ficou assim, não cai no dia certo, no mês de outubro meu auxilio caiu no outro dia, e agora nem caiu.. estou desesperada porque tenho conta pra pagar..
Olá, Liliane 🙂
A senhora pode verificar diretamente com a Caixa, no 111 ou numa agência.
Minha parcela 5 e 6 estavam com data de transferência para minha conta do Banco do Brasil no dia 07/11 e até hoje não recebi.
E a parcela 7 já está liberada também.
Olá, Rita 🙂
Em seu caso, o ideal é entrar em contato com a Caixa pelo 111 ou direto numa agência com seu RG em mãos.
Meu auxílio não caiu . A primeira parcelas de 300 mas não mostra que foi bloqueado será que ainda vou receber
Olá, Rutiério 🙂
No aplicativo “Caixa Tem”, o senhor consegue verificar o saldo disponível e a data prevista para saque da parcela.
Meu auxilio esta constatando que ja foi depositado ,mas entro no caixa tem ñ tem nada
Olá Edivane 🙂
Aconselho a senhora comparecer em uma agência caixa mais próxima da sua residência. Lá a senhora pode solicitar um código para o saque do valor disponível 😉
Sou beneficiaria do programa bolsa família e o meu auxílio não caiu ainda
Olá, Andréa 🙂
Essse tipo de detalhe você só consegue resolver diretamente com a Caixa, no 111 ou numa agência.
A minha 4 parcela não caiu até hj,e pelo calendário eu teria direto de saque a partir do dia 19 e até hj nd
Olá, Glaucia 🙂
No seu caso, o ideal é entrar em contato com a Caixa pelo 111 ou direto numa agência com seu RG em mãos.
A minha 4 parcela não caiu até hj,e pelo calendário eu teria direto de saque a partir do dia 19 e até hj não caiu em conta o que faço?
Olá, Glaucia 🙂
Aconselho a senhora comparecer em uma agência caixa mais próxima da sua residência. Lá a senhora pode solicitar um código para o saque do valor disponível 😉
Ola boa noite!!!
Gostaria de saber porque a minha parcela do mês de outubro ainda não caiu no caixa ten
Olá, Sandra 🙂
Esse tipo de detalhe você só consegue resolver diretamente com a Caixa, no 111 ou numa agência 🙂
O meu era pra ter caído ontem junto com o bolsa família e nada até agora
Olá, Welma 🙂
O ideal é verificar a data prevista para o saque do auxílio emergencial no aplicativo, pois às vezes muda com a data do calendário. Caso esteja a mesma data, o ideal é entrar em contato com a Caixa pelo 111 ou direto numa agência.
Meu auxilio, não caiu, estou precisando muito
Olá, Zunilda 🙂
Nesse caso, recomendamos fortemente, a senhora ir á uma agência caixa mais próxima de sua residência. Lá eles irão informar a data prevista para o saque e caso já esteja disponível, irão gerar um código para a liberação do saque.
Meu auxílio era pra cair hj e até agora nada
Fui aprovada pra receber a extensão do auxílio emergencial, já recebeu a primeira parcela da extensão. Agora na data marcada pra cair a segunda da extensão q era pra ser dia 8 de novembro não vai no caixa tem minha conta digital . O q aconteceu será?
Olá, Saíra 🙂
O ideal é entrar em contato com a Caixa pelo 111 ou direto numa agência.
Olá…bom dia ! Gostaria de saber porque meu auxilio da quinta parcela ainda nao apareceu para mim conta? Porque quando eu ligo no 111 a informacao e de que ele ja caiu. Porem nao ainda e tambem nao aparece ele no caixa tem. Porem no site diz que e partir do dia 11/10 . mais nao caiu ainda. Porque?
Se o seu benefício está atrasado, a primeira coisa que você deve fazer é se informar no que diz respeito a qual instituição bancária está responsável pelo seu pagamento. … A instituição entrará em contato com a DataPrev, empresa que administra os dados sociais do governo federal e informará a situação do atraso.
Meu benefício emergencial BEM aínda nâo CAIU na minha conta da caixa,estou desesperada
Se o seu BEm está atrasado, a primeira coisa que você deve fazer é se informar no que diz respeito a qual instituição bancária está responsável pelo seu pagamento. … A instituição entrará em contato com a DataPrev, empresa que administra os dados sociais do governo federal e informará a situação do atraso.
Liguei no 111…meu auxílio foi depositado dia 25 de outubro
Mas …ele não aparece na conta tem
O que fazer???
Olá, Roselisa 🙂
Aconselho a senhora comparecer em uma agência caixa mais próxima da sua residência. Lá a senhora pode solicitar um código para o saque do valor disponível 😉