Como funciona portabilidade bancária?
Índice de conteúdo
Resolução do Banco Central garante o direito a portabilidade bancária sem custos
Se os serviços do seu banco não atendem suas necessidades, ou você está infeliz com ele, pode fazer a portabilidade. De acordo com nova regra, bancos não podem cobrar tarifas para transferência de salário para outra conta corrente.
A portabilidade bancária garante a garante que o cliente tenha opções e garante um serviço de mais qualidade. De acordo com resolução de 2018 o cliente pode escolher não só bancos.
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
Eu posso fazer portabilidade bancária?
Qualquer cliente que esteja insatisfeito com os serviços, ou queira buscar melhores opções, pode fazer a portabilidade bancária.
Como funciona o PIX, a evolução do TED e DOC
Tipos de portabilidade
Primeiro temos a portabilidade de crédito, nela você pode transferir financiamento ou crédito pessoal para outro banco. Assim sendo, você pode procurar um banco com juros e condições melhores e fazer a solicitação no banco de destino.
Se a portabilidade bancária for aprovada, o banco de destino paga o de origem e não há IOF sobre a operação. É importante prestar atenção ao Custo Efetivo Total (CET) que pode incluir taxas.
Empréstimo emergencial: onde fazer seu pedido?
Você também pode transferir a previdência privada sem taxas, para outro banco. O pedido deve ser feito no banco de origem e você não precisa pagar IOF. Bem como outros investimentos a longo prazo, é preciso avaliar a saúde financeira da instituição antes de transferir.
Por fim, temos a conta salário, a mais popular, nela o funcionário escolhe a instituição em que vai receber. O cliente deve solicitar a transferência na instituição de origem, em seguida os bancos resolvem o resto do processo.
Golpe do extravio do cartão: o que é e como não cair nele?
O banco de destino pode cobrar pela portabilidade bancária?
Podem existir taxas no banco de destino ao fazer a portabilidade bancária, mas elas não estão relacionadas a troca de banco em si, isso é proibido. As taxas podem ser voltadas a serviços como emissão de novo cartão, etc.
Black Friday mais digital, mas com mais descontos?
Prazos
O Prazo para cada portabilidade bancária é diferente, o de conta salário, por exemplo, é de cinco dias úteis. Enquanto o prazo de crédito é maior, nele o banco de origem tem até 15 dias para passar os dados para o novo banco.
Além disso o banco de origem terá cinco dias úteis para fazer uma contraproposta para o cliente. Nesse período você pode desistir da transferência se a proposta te agradar.
Recebi aumento em 2020. Como fica o 13º?
Quer saber mais? Ficou com alguma dúvida? Se precisar, é só perguntar.
Por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
2 respostas para “Como funciona portabilidade bancária?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Portabilidade. Preciso de mais informações. Tem algum telefone?
Oi Adriana! Recomendamos que você entre em contato com seu banco atual e o banco para onde deseja fazer a portabilidade.