FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Posso fazer compras com o Cartão Cidadão?

Posso fazer compras com o Cartão Cidadão?

Compartilhe esse post:

Os beneficiários que possuem o Cartão Cidadão não podem utilizá-lo para realizar compras, já que o item não funciona como um cartão de crédito ou débito.

O Cartão Cidadão foi criado a partir de uma parceria entre o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal, com o intuito de facilitar o acesso a benefícios sociais e trabalhistas. Desse modo, pessoas que têm direito ao recebimento de qualquer quantia referente ao FGTS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego, Auxílio Brasil e afins podem utilizar o cartão para efetuar o saque.

Isso significa, inclusive, que a solicitação e emissão do Cartão Cidadão está diretamente vinculada à existência de algum benefício a receber, logo, para obtê-lo, é preciso que haja alguma quantia disponível para saque. O item, contudo, é disponibilizado somente para quem não possui conta na Caixa, pois caso haja, os valores serão depositados automaticamente na conta em questão.

Cartão Social é o mesmo que Cartão Cidadão?

Posso fazer compras com o Cartão Cidadão?

Não, pois o Cartão Cidadão não funciona como um cartão de débito ou crédito e, por isso, não pode ser utilizado no pagamento de compras e outros produtos ou serviços. Na prática, o cartão serve, principalmente, para o recebimento e saque de benefícios sociais e trabalhistas, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Seguro-Desemprego e FGTS, por exemplo.

Qual é o tipo de conta do Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão não é considerado uma conta corrente ou poupança, tampouco um tipo de conta digital. Com isso, apesar de ser administrado pela Caixa Econômica Federal, o cartão está vinculado ao número do PIS do trabalhador e, com isso, é uma conta utilizada somente para o saque de benefícios vigentes e disponíveis, como é o caso do FGTS, PIS, Seguro-Desemprego e entre outros, unificando e automatizando o processo de pagamento desses valores.

Como funciona o Pix Parcelado do Nubank?

Para que serve o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão, conforme mencionado, é administrado pela Caixa Econômica Federal, em parceria criada junto ao Governo Federal. Desse modo, os titulares do cartão podem:

  • consultar o saldo disponível, oriundo do recebimento de benefícios e outros direitos;
  • consultar extratos do FGTS e sacar as quantias disponíveis;
  • consultar a liberação do Abono Salarial e rendimentos do PIS;
  • sacar as parcelas do Seguro-Desemprego;
  • consultar a liberação e efetuar o saque do Auxílio Brasil e Auxílio Gás;
  • sacar outros valores referentes a programas sociais vinculados.

Quem precisa ter o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é destinado aos beneficiários de programas sociais ou direitos trabalhistas que têm valores disponíveis para saque, como FGTS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego e Auxílio Brasil, mas não possuem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal e, da mesma forma, não contam com a Conta Poupança Social Digital, do Caixa Tem.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Cartão Social é o mesmo que Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é utilizado por beneficiários de programas sociais e trabalhistas para o recebimento […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Posso fazer compras com o Cartão Cidadão?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo