Índice de conteúdo
Os beneficiários que possuem o Cartão Cidadão não podem utilizá-lo para realizar compras, já que o item não funciona como um cartão de crédito ou débito.
O Cartão Cidadão foi criado a partir de uma parceria entre o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal, com o intuito de facilitar o acesso a benefícios sociais e trabalhistas. Desse modo, pessoas que têm direito ao recebimento de qualquer quantia referente ao FGTS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego, Auxílio Brasil e afins podem utilizar o cartão para efetuar o saque.
Isso significa, inclusive, que a solicitação e emissão do Cartão Cidadão está diretamente vinculada à existência de algum benefício a receber, logo, para obtê-lo, é preciso que haja alguma quantia disponível para saque. O item, contudo, é disponibilizado somente para quem não possui conta na Caixa, pois caso haja, os valores serão depositados automaticamente na conta em questão.
Cartão Social é o mesmo que Cartão Cidadão?
Não, pois o Cartão Cidadão não funciona como um cartão de débito ou crédito e, por isso, não pode ser utilizado no pagamento de compras e outros produtos ou serviços. Na prática, o cartão serve, principalmente, para o recebimento e saque de benefícios sociais e trabalhistas, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Seguro-Desemprego e FGTS, por exemplo.
O Cartão Cidadão não é considerado uma conta corrente ou poupança, tampouco um tipo de conta digital. Com isso, apesar de ser administrado pela Caixa Econômica Federal, o cartão está vinculado ao número do PIS do trabalhador e, com isso, é uma conta utilizada somente para o saque de benefícios vigentes e disponíveis, como é o caso do FGTS, PIS, Seguro-Desemprego e entre outros, unificando e automatizando o processo de pagamento desses valores.
Como funciona o Pix Parcelado do Nubank?
O Cartão Cidadão, conforme mencionado, é administrado pela Caixa Econômica Federal, em parceria criada junto ao Governo Federal. Desse modo, os titulares do cartão podem:
O Cartão Cidadão é destinado aos beneficiários de programas sociais ou direitos trabalhistas que têm valores disponíveis para saque, como FGTS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego e Auxílio Brasil, mas não possuem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal e, da mesma forma, não contam com a Conta Poupança Social Digital, do Caixa Tem.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios