Índice de conteúdo
A segunda via do Cartão Cidadão pode ser solicitada diretamente na agência da Caixa ou através da Central de Atendimento Caixa ao Cidadão.
O Cartão Cidadão é utilizado pelo governo federal para unificar o recebimento de diversos benefícios sociais e trabalhistas, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), parcelas do Seguro-Desemprego, Abono Salarial e Auxílio Brasil. Administrado pela Caixa Econômica Federal, os beneficiários podem emiti-los pela primeira vez e solicitarem a segunda via diretamente com a instituição financeira.
A segunda via, inclusive, pode ser solicitada somente por pessoas que têm direito ao recebimento de algum dos benefícios pagos, mas não possui conta corrente ou poupança na Caixa e, também, não conta com a Conta Poupança Social Digital, criada e movimentada através do aplicativo Caixa Tem.
Posso fazer compras com o Cartão Cidadão?
Não, atualmente não é possível solicitar a segunda via do Cartão Cidadão pela internet. Isso porque, de acordo com a Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela emissão do item, a segunda via deverá ser solicitada através do Atendimento Caixa ao Cidadão ou diretamente em uma agência da Caixa. Cabe ressaltar, contudo, que em ambos os casos a solicitação e emissão do cartão é gratuita.
A primeira opção para quem deseja solicitar a segunda via do Cartão Cidadão é através do Atendimento Caixa ao Cidadão, disponível através do telefone 0800 726 0207. Ao entrar em contato, o beneficiário deve selecionar a opção “06 – Cartão Social e senha do Cartão Social”. Em seguida, a ligação será transferida para um atendente, que solicitará o número do PIS, NIS e RG ou CPF para concluir a solicitação.
Outra forma de solicitar a segunda via do Cartão Cidadão é comparecendo diretamente na agência da Caixa Econômica Federal. Neste caso, é preciso ter em mãos os seguintes documentos:
A solicitação será aberta por um funcionário da instituição.
Posso pagar a fatura do cartão Inter antecipadamente?
Após a solicitação, o Cartão Cidadão pode demorar, em média, de 20 a 30 dias corridos para chegar na residência do beneficiário ou em uma agência da Caixa, a depender da opção escolhida pelo titular. Ao recebê-lo, inclusive, é necessário efetuar o desbloqueio da senha.
O desbloqueio da senha do Cartão Cidadão é um procedimento obrigatório após o recebimento do item, pois somente com ela é possível realizar o saque de valores disponíveis na conta benefício. Para isso, o titular deve se dirigir à uma Casa Lotérica ou agência da Caixa e apresentar o Cartão Cidadão e um documento oficial com foto, como:
A nova senha, por sua vez, deverá ser composta por seis números, que não poderão ser semelhantes à data de nascimento do titular, ao número do PIS ou CPF. Além disso, não poderá conter números repetidos ou sequenciais, como 222222 ou 123893, por exemplo.
Quem pode pedir empréstimo na conta de luz?
Para consultar o saldo do Cartão Cidadão pela internet, o usuário deve utilizar o Portal Caixa Cidadão, que deve ser acessado através do CPF e senha numérica previamente cadastrada. Então, na tela inicial, serão apresentados os benefícios disponíveis para consulta, basta clicar na opção correspondente e verificar a liberação do dinheiro e saldo disponível para saque.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios