Índice de conteúdo
Empréstimo consignado: saiba como solicitar a quitação do crédito de forma antecipada
O empréstimo consignado é uma opção de crédito muito procurada por aposentados, pensionistas, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada.
Suas parcelas são descontadas automaticamente do pagamento do tomador e, por essa razão, muitos se perguntam se é possível quitá-lo antecipadamente.
A verdade é que existem sim a possibilidade de pagar o empréstimo consignado antecipadamente. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto e mostrar como pagar todas as parcelas de uma vez só. Acompanhe:
Qual o prazo de entrega do Imposto de Renda 2023?
Essa é uma modalidade de crédito que permite ao tomador pagar as parcelas através de desconto automático de seu salário.
Como já citamos, essa é uma linha de crédito destinada exclusivamente para aposentados e pensionistas, militares, trabalhadores assalariados de empresas privadas e funcionários públicos.
Ao fazer o empréstimo consignado, o solicitante permite que a instituição faça o desconto das parcelas diretamente do seu pagamento. Assim, os bancos conseguem oferecer melhores condições, como prazos maiores e juros mais baixos.
Saldo Bloqueado no FGTS: o que significa e como resolver?
Existem diversas vantagens no empréstimo consignado. As principais são as seguintes:
Por ser um empréstimo que oferece garantia de pagamento aos bancos, a taxa de juros costuma ser a mais baixa do mercado. Nesse caso o risco de inadimplência é menor, fazendo com que as condições sejam benéficas aos consumidores.
Assim como no item anterior, o prazo para pagamento costuma ser maior nesse tipo de empréstimo pelo baixo risco de inadimplência. Em alguns casos é possível conseguir pagar o empréstimo em até 48 parcelas.
Outro ponto importante é que no empréstimo consignado é possível saber exatamente quanto será pago até o fim do contrato. O valor das parcelas é fixo e descontado automaticamente, facilitando o planejamento financeiro do tomador.
Já é possível fazer financiamento de carros elétricos no Brasil?
Vamos supor que você tenha recebido um dinheiro extra e resolva que quer quitar ou amortizar seu empréstimo consignado. Essa é uma opção viável e que pode ser muito benéfica.
O primeiro passo consiste em entrar em contato com banco credor e informar sua vontade. Assim, a instituição vai consultar o saldo devedor para saber qual a quantia restante a ser quitada.
Normalmente os bancos emitem um relatório com todos os dados a respeito do crédito. Dentre eles estão: número do contrato, saldo restante do empréstimo, tipo de linha de crédito, taxa de juros do contrato, valor das parcelas, prazo para pagamento, Custo Efetivo Total (CET) e saldo com o abatimento da taxa de juro.
Um fator importante e que deve ser levado em conta é que existem dois tipos de antecipação do pagamento do empréstimo consignado, são eles:
Quitação parcial: esse pagamento acontece quando o tomador resolve pagar apenas uma parte do empréstimo, pode ser uma ou mais parcelas. Assim, o desconto nos juros deve ser calculado de acordo com a quantidade de parcelas pagas.
Quitação integral: nessa opção, a taxa de juros é abatida de todas as parcelas restantes. Afinal de contas, nesse caso o pagamento é integral, não restando saldo devedor.
O pagamento antecipado do empréstimo consignado vale a pena se o intuito do consumidor for diminuir as despesas do mês e reduzir as taxas de juros cobrada pelo banco.
É importante frisar que, ao pagar antecipadamente, o solicitante consegue ter desconto nas taxas de juros das parcelas que ainda irão vencer. Isso faz com que essa seja uma das principais vantagens desse processo.
Outro grande benefício é a liberação da margem consignável. Isso porque o pagamento permite que seja liberado um novo crédito, que se encaixe no bolso do tomador.
Quando o consumidor quita um empréstimo, o banco entende isso como um menor risco de inadimplência. Dessa forma, a relação entre instituição e cliente fica mais estreita, permitindo que outras linhas de crédito sejam liberadas.
Depois de fazer o acordo e efetuar o pagamento, o valor é descontado do empréstimo. Em caso de quitação integral, o cliente tem o contrato finalizado. Já em pagamentos parciais, o restante continua sendo descontado nos meses seguintes.
O processo de exclusão do empréstimo demora entre 3 e 5 dias úteis. Após esse prazo, a margem consignável é liberada para novas solicitações de crédito.
Você tem mais alguma dúvida sobre o que fazer para quitar o empréstimo consignado? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.
Não. A FinanZero é autorizada pelo Banco Central a atuar como correspondente bancário. De acordo com o BC, a nomenclatura “correspondente bancário” ou “banco correspondente” deve ser utilizada apenas para as instituições financeiras que estabeleceram convênios com outros bancos para a prestação de serviços financeiros, conforme previsto na Resolução 1.865, do Conselho Monetário Nacional, de 05 de setembro de 1991.
Os serviços que são oferecidos pelo correspondente bancário foram regulamentados pelas Resoluções do Banco Central (BC) de Nº3110 e 3156, que foram escritas no ano de 2003. Nessas, foi declarado que todo Correspondente Bancário pode prestar diversos serviços acessórios para instituições bancárias e entidades financeiras autorizadas a funcionar pelo BC.
No caso da FinanZero, que é um buscador de empréstimos online, o serviço oferecido é o intermédio entre o cliente e a instituição financeira que concede empréstimos. O serviço da FinanZero é 100% gratuito para o consumidor e 100% online.
Para mais informações, confira o post do blog “O que é correspondente bancário?“.
Para que a pontuação do score esteja sempre alta, e consequentemente, os clientes consigam aprovação de crédito com mais facilidade algumas medidas podem ser tomadas. Abaixo, listamos alguns pontos que contribuem para o aumento do score:
Para mais informações, confira o post do blog “Como aumentar o score de crédito?“.
O serviço da FinanZero é 100% gratuito a todos os clientes de todo o Brasil.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios