FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Posso ser preso se eu não pagar o cartão de crédito?

Posso ser preso se eu não pagar o cartão de crédito?

Compartilhe esse post:

O cartão de crédito é um dos métodos de pagamento mais utilizados do mundo, por isso, alguns usuários têm dúvidas do que pode acontecer se o pagamento da fatura não for feito.

Não conseguir arcar com o pagamento da fatura não é uma situação tão incomum. As pessoas às vezes exageram nas compras feitas com o cartão de crédito e no fim do mês, quando a fatura chega, não tem como pagar o valor integral, deste modo, elas se tornam inadimplentes.

Isso ocorre com muitas pessoas e elas ficam preocupadas e com dúvidas de se podem ir para a prisão por conta disso. A resposta é não, a prisão por não pagamento de dívidas não é permitida.

Dívidas no cartão de crédito então não fazem com que a pessoa vá presa, já que este não é considerado um crime, mas mesmo não indo para a cadeia, a pessoa passa a ter o nome sujo, o que pode gerar diversas complicações.

De acordo com a Constituição Federal, a prisão só pode acontecer caso a pessoa não pague alimentos voluntariamente e aqueles que são depositários infiéis.

O que acontece se pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito?

A dívida do cartão de crédito pode aumentar?

Sim, o cartão de crédito conta com um dos juros mais altos do mercado, portanto, a dívida pode ir aumentando ao longo do tempo, por isso, é importante que a situação seja regularizada o quanto antes.

Confira o calendário de pagamentos de novembro do Auxílio Brasil

Após a 5 anos, a dívida deixa de existir

Se engana quem pensa que já que a dívida do cartão de crédito “caducou” ela deixa de existir. Apesar de depois de 5 anos o CPF do devedor ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito, a dívida continua no nome do devedor e pode ser cobrada a qualquer momento.

Meu cartão de crédito pode ser cancelado por falta de uso?

É possível conseguir um novo cartão de crédito depois de a dívida “caducar”?

É possível, mas difícil, visto que apesar da dívida ter “caducado”, ela ainda continua existindo no nome do devedor. Conforme um novo cartão é solicitado, as instituições financeiras podem verificar o histórico daquele cliente e ao notarem que ele é um devedor, vão evitar conceder um cartão de crédito e empréstimos.

Como fazer investimentos com cartão de crédito no Banco Inter?

Como evitar dívidas no cartão de crédito?

O primeiro a fazer para evitar dívidas é ter um bom planejamento financeiro. Outro ponto importante é se atentar ao limite do cartão de crédito, muitas vezes, pessoas que não tem uma renda mensal tão alta contam com limites bastante elevados, o que pode confundir as ideias.

É sempre importante também ir anotando os gastos em uma planilha, para que assim seja possível ter um maior controle sobre eles. Outra dica é nunca gastar o valor total do limite disponível no cartão de crédito, quando isso acontece, dificilmente existe a possibilidade arcar com a fatura no fim do mês.

Liberado saque de até 3.900 reais do FGTS. Confira.

Ficou com mais alguma dúvida sobre se é possível ir preso pelo não pagamento da fatura do cartão? Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

O que é análise de crédito?

A análise de crédito é a forma como as instituições financeiras conseguem analisar o perfil do consumidor e verificar se o mesmo possui um bom ou mau histórico de pagamentos. Por meio dessa análise que os bancos e fintechs verificam as probabilidades de adimplência ou inadimplência do tomador de crédito. Ou seja, quais as chances do cliente pagar as parcelas do empréstimo em dia, uma vez que o crédito for aprovado e concedido.

Assim sendo, essa análise é aplicada em quase todas as solicitações financeiras feitas pelos clientes. Só para exemplificar, podemos citar além dos pedidos de empréstimo, a obtenção de cartões de crédito, financiamentos, limite de cheque especial e até mesmo abertura de conta em bancos.

Já que cada banco possui uma política interna, os motivos específicos que podem reprovar algum pedido do cliente durante a análise de crédito variam muito. Todavia, abaixo listamos alguns pontos que são levados em consideração para a aprovação – ou não – das ofertas:

  1. Histórico de pagamento;
  2. Pontuação do score;
  3. Comprometimento da renda em mais de 30%;
  4. Vínculos profissionais;
  5. Compatibilidade das informações;
  6. Histórico de residência;
  7. Ocupação e comprovante de renda.

A redação da FinanZero já fez um post detalhado sobre cada um desses pontos e como eles impactam na sua análise de crédito. Para mais informações, confira o post do blog “O que é análise de crédito?“.

Como posso ver meu score?

A consulta do score pode ser feita nos sites dos birôs de crédito, que são empresas de proteção ao crédito.

Para mais informações, confira o post do blog “Consultar score de crédito: saiba como fazer isso gratuitamente“.

Como aumentar o meu score?

Para que a pontuação do score esteja sempre alta, e consequentemente, os clientes consigam aprovação de crédito com mais facilidade algumas medidas podem ser tomadas. Abaixo, listamos alguns pontos que contribuem para o aumento do score:

  • Sempre atualizar os dados nos órgãos de proteção ao crédito;
  • Se possível, pagar dívidas antes da data de vencimento;
  • Manter o nome limpo;
  • Tenha conta fixas em seu próprio nome (exemplo: luz, internet, água etc);
  • Não atrase o pagamento de boletos ou parcelas.

Para mais informações, confira o post do blog “Como aumentar o score de crédito?“.

Meu score está baixo. Posso conseguir um empréstimo online?

Sim. Assim como os perfis negativados conseguem um empréstimo mediante restrições em próprio nome, pessoas com score baixo também podem obter uma oferta com a FinanZero. Porém, esse processo costuma ter análise de crédito mais criteriosa e pode contar com taxas de juros mais altas na comparação com o perfil que possui score mais alto.

Ainda assim, a pontuação é somente um dos fatores que impactam na análise de crédito. Logo, como outros critérios também são levados em consideração, há a possibilidade do crédito ser aprovado mesmo com a pontuação baixa.

Para mais informações, confira o post do blog “Como aumentar o score de crédito?“.

Próximo artigo

Meu empréstimo do Auxílio Brasil foi cancelado, o que fazer?

Descubra agora o que fazer se o empréstimo foi cancelado, quem pode solicitar este benefício e muito mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Posso ser preso se eu não pagar o cartão de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEI
Solicite seu empréstimo