FinanzeroBlogCrédito

Posso suspender meu empréstimo consignado?

Posso suspender meu empréstimo consignado?

Compartilhe esse post:
Empréstimo consignado

Empréstimo consignado: como fica em 2021, como pedir a suspensão e quando começa a interrupção temporária dessa modalidade de empréstimo seguro.

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo seguro, onde os valores das parcelas são descontados na própria folha de pagamento ou benefício INSS. Entretanto essa modalidade é destinada aos seguintes cidadãos:

  • Servidores públicos ativos e inativos;
  • Militares;
  • Empregados públicos;
  • Aposentados e Pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);

A aprovação do empréstimo depende da DataPrev, instituição que analisa os pedidos. Para que o pedido seja aprovado é preciso que o cidadão tenha a verba necessária para o pagamento que será descontado de forma automática. Abaixo estão as informações sobre a suspensão da modalidade, mudança que foi instaurada no ano de 2021.

O que é o cliente TOP no Caixa TEM?

Como fica o empréstimo consignado em 2021?

Foi assinada a medida provisória de lei 14.131/21 que aumenta a margem consignável em 40%. Sendo então:

  • 35% destinado ao empréstimo consignado;
  • 5% para o uso do cartão de crédito consignado;

A medida provisória entrou em vigor no dia 30 de março de 2021. Além do aumento da margem consignável também foi aprovada a possibilidade de suspensão do valor das parcelas do empréstimo por até 4 meses para inicio do pagamento.

O que significa que por 120 dias os bancos podem suspender o valor cobrado e mantendo os juros contratados. Contudo, essa medida não é obrigatória, sendo então opcional, as instituições financeiras podem ou não aderir a essas medidas.

As medidas estipuladas são válidas até o dia 31 de dezembro. Logo após isso, os valores voltam a ser os anteriores:

  • 30% de margem para empréstimo consignado;
  • 5% para uso do cartão de crédito consignado;

E além disso, a suspensão do empréstimo por 4 meses não será mais válida.

Empréstimo consignado com parcelamento em até 24 meses. Peça já!

Como pedir a suspensão do empréstimo consignado?

A suspensão do empréstimo para aposentado entrou em vigor dia 30 de março de 2020 e dessa forma já está disponível para ser solicitada. Como comentado a nova medida não obriga os bancos a suspenderem os pagamentos pois ela é facultativa e apenas possibilitam que a atividade possa ser realizada por eles.

Todos os bancos podem aderir a nova medida. Sendo assim, para que a suspensão seja solicitada é preciso entrar em contato com a instituição financeira desejada, por telefone ou indo pessoalmente em alguma agência bancária, para verificar se ela está realizando a suspensão das parcelas e o aumento da margem consignável.

Até o momento, os bancos que já afirmaram que estão realizando 35% de margem e a suspensão são:

  • Santander;
  • Itaú;
  • Bradesco;

Para fazer a solicitação então, basta entrar em contato com algum desses bancos citados e verificar se ela é aprovada. Vale ressaltar novamente que os bancos citados acima foram os que divulgaram a afirmaram estarem realizando as medidas. Contudo, outros bancos também podem estar realizando a suspensão, o indicado então é entrar em contato para obter informações.

Como funciona o aumento da margem do empréstimo consignado?

Quando começa a suspensão do empréstimo consignado?

A suspensão dos empréstimos consignados já está em vigor e essa condição será válida do dia até o dia 31 de dezembro de 2020. Logo após esse período os valores de margem do empréstimo consignado voltam a ser de 35% e não será mais permitida a suspensão dos valores por até 120 dias.

A condição de suspensão só é válida para novos pedidos de empréstimo. Isso porque a medida tem como objetivo o amparo da sociedade pelas consequências causadas pelo Covid-19, já que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o PIB no ano de 2020 teve uma queda de 4,8%.

O tempo de solicitação até o de aprovação do empréstimo seguro dependerá de cada instituição e por isso deve ser consultada no momento de solicitação.

Como posso fazer transferências pelo WhatsApp?

E então, restou mais alguma dúvida sobre a suspensão do empréstimo consignado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que a FinanZero te ajuda.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Empréstimo consignado: como funcionam as novas regras?

Com margem máxima de 40% e prazo de até 120 dias para começar a pagar […]

Ler artigo completo

1 resposta para “Posso suspender meu empréstimo consignado?”:

  1. Neide Maria da Silva disse:

    Sou aposentada posdo pegar meu fundo de garantia?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
    Solicite seu empréstimo