;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Precisa cadastrar chave para usar o Pix Parcelado?

Precisa cadastrar chave para usar o Pix Parcelado?

Compartilhe esse post:

O Pix Parcelado não exige o cadastramento de chave Pix para utilização, contudo, o usuário pode utilizá-la, se preferir.

De acordo com as Estatísticas Pix, do Banco Central do Brasil, somente em março de 2023 foram realizadas mais de 3 milhões de transações através do sistema de pagamentos instantâneos. Além disso, nesse mesmo período, mais de 137 milhões de pessoas já tinham realizado, pelo menos, uma operação via Pix.

Lançado em outubro de 2020, o serviço permite a realização de pagamentos e transferências entre pessoas físicas e jurídicas de forma gratuita, com disponibilização da quantia em conta de forma imediata. Desde então, o Banco Central também lançou o Pix Saque e Pix Troco e, posteriormente, o Pix Parcelado.

Quais bancos oferecem o Pix Parcelado?

Como funciona o Pix Parcelado?

O Pix Parcelado funciona de forma similar a um empréstimo pessoal, isso porque, na prática, o cliente solicita à instituição em que possui conta um adiantamento do valor da transação que deseja realizar. Após a disponibilização da quantia por parte da instituição financeira, o dinheiro será disponibilizado integralmente para o beneficiário, enquanto o pagador, que é quem solicitou o valor, devolverá à instituição de forma parcelada e com acréscimo de juros.

Para exemplificar, suponhamos que uma pessoa tenha que transferir R$200 para outra, mas não possui a quantia disponível em conta. Então, ao acessar o aplicativo do banco, selecionará a forma de transferência, como de costume, e depois clicará na opção referente a parcelamento.

Ao fazer isso, a instituição apresentará as condições para concessão do valor, portanto, em quantas vezes é possível parcelar, a taxa de juros que será aplicada e outros detalhes. Ao concordar com os termos, o dinheiro será enviado normalmente ao beneficiário, que por sua vez, assim como em qualquer operação via Pix, receberá a quantia imediatamente. O pagador, contudo, devolverá o dinheiro à instituição posteriormente, como num empréstimo.

Sendo assim, o Pix Parcelado é voltado, principalmente, para quem precisa realizar um pagamento ou transferência, mas não possui saldo suficiente na conta ou não pode arcar com o valor integral da operação.

O Pix Parcelado é gratuito?

Sim, o Pix Parcelado é um serviço oferecido de forma gratuita. No entanto, é importante considerar que diferente das transferências e pagamentos à vista, esse tipo de operação conta com a cobrança de juros, que são definidos pela instituição financeira que oferece o serviço e aplicado sobre o valor da parcela.

Logo, não há a cobrança de uma taxa para a solicitação do serviço, mas haverá a incidência de juros, pois se trata de uma operação de empréstimo.

O vale-transporte é descontado do salário?

Quais são as taxas de juros do Pix Parcelado?

Conforme mencionado, as taxas de juros do Pix Parcelado variam de acordo com a instituição financeira, já que cada empresa possui políticas de crédito específicas. Contudo, de modo geral, um levantamento feito mostrou que os juros começam em 2,09% ao mês e podem chegar a quase 10% ao mês.

Vale ressaltar, ainda, que a instituição financeira também pode aplicar a análise de crédito para concessão da quantia, bem como acontece com o cheque especial, por exemplo. Com isso, o percentual pode variar de cliente para cliente, ainda que numa mesma instituição.

Precisa cadastrar chave para usar o Pix Parcelado?

A chave Pix funciona como um identificador da conta, e para cadastrá-la os usuários podem usar o e-mail, número de celular, CPF e chave aleatória. Entretanto, assim como acontece nas demais operações realizadas via Pix, não é obrigatório o cadastramento de uma chave para utilização do Pix Parcelado.

Isso significa que é possível usar o Pix Parcelado, ainda que o usuário opte por não cadastrar uma chave Pix na conta.

Licenciamento 2023: descubra quando pagar no seu estado

Quero cadastrar uma chave Pix, como faço?

Para cadastrar a chave Pix, o usuário pode utilizar o e-mail, número de celular, CPF e chave aleatória. Essa última, a chave aleatória, trata-se de uma sequência de números e letras gerada automaticamente pelo sistema.

Desse modo, o cadastro de qualquer uma das opções mencionadas é feito da seguinte forma:

  • acesse o aplicativo da instituição financeira em que possui conta e, na tela inicial, clique na área Pix;
  • selecione a opção “Minhas chaves”;
  • clique em “Cadastrar chave”;
  • então, selecione o tipo de chave, se número de celular, CPF/CNPJ, e-mail ou chave aleatória;
  • quem optar por e-mail ou número de celular, receberá um código para confirmação. Já quem optar por CPF ou chave aleatória não precisará passar por essa etapa de confirmação.

Feito isso, a chave estará cadastrada e ativa, e poderá ser usada.

Tem mais alguma dúvida sobre o Pix Parcelado? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O vale-transporte é descontado do salário?

Vale-transporte: saiba qual é o desconto desse benefício, como o trabalhador pode fazer o pedido e como funciona?

Ler artigo completo

2 respostas para “Precisa cadastrar chave para usar o Pix Parcelado?”:

  1. Fagno Oliveira das Neves disse:

    Estou precisando muito de uma empréstimo pra mim fazer compras

    • FinanZero disse:

      Olá, Fagno! Tudo bem? Acesse o https://finan.vc/3gq9671t e faça uma simulação do valor desejado. Aguarde o envio das propostas vide E-mail e escolha a que melhor se encaixa no seu bolso. ✅ Toda solicitação na FinanZero é gratuita e nunca entramos em contato via WhatsApp cobrando valores antecipados para sua análise ou liberação do empréstimo💡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo