Empréstimos são sempre polêmicos; por isso, te ajudamos a resolver de vez se vale ou não a pena solicitar por um se você precisa de dinheiro.

Fazer empréstimo funciona como qualquer outra transação financeira e, por isso, existem vantagens e desvantagens. As opiniões sobre fazer empréstimo variam nos dois extremos: tem quem ache uma boa alternativa para quitar dívidas de forma rápida e simples, e tem quem ache que é uma forma de se afundar ainda mais nos débitos.

Não existe uma resposta correta para essa questão, pois tudo depende das suas necessidades. No entanto, o fato é que: fazer empréstimo tem se tornado uma atividade cada vez mais comum entre os brasileiros.

Qual a função do empréstimo?

Pedir um empréstimo é, basicamente, uma solicitação de crédito com juros para instituições financeiras feita por alguém que precisa de dinheiro extra com certa urgência.

Diferente do financiamento, que tem um propósito específico como o pagamento de um imóvel ou carro, o empréstimo pessoal ou o refinanciamento podem ser usados para o que você quiser e/ou precisar.

Vale a pena recorrer a essa alternativa para quitar suas dívidas se os juros do empréstimo forem menores do que os juros do cartão de crédito, por exemplo. Assim, você troca as taxas iniciais por valores melhores para você. Por isso, vale a pena pesquisar todas as ofertas e condições nas instituições financeiras para ver qual se adéqua a sua necessidade e cabe no seu bolso.

Como conseguir um empréstimo facilmente?

Ter o nome limpo é sempre uma facilidade. Compras grandes, negociações, dívidas, tudo pode ter um resultado positivo se o seu nome não estiver sujo. Caso seja muito necessário, vale investir em um empréstimo para essa atividade. Mas, fique ligado: para solicitar o crédito ao banco, muitas opções pedem o nome limpo. Pesquise com a FinanZero quais são as melhores opções para você e que tenham exigências que você consiga cumprir.

Se você quiser usar esse dinheiro para compras ou gastos superficiais, é melhor pensar duas vezes! Pedir dinheiro emprestado para comprar supérfluos pode ser um tiro nos pés e você acabará contraindo dívidas – e não conseguirá um segundo empréstimo para quitá-las. Finja que esse dinheiro não veio de um banco e sim de um amigo: você pediria dinheiro emprestado para comprar algo de que não precisa?

Abrir uma linha de crédito é a melhor forma de pagar minhas dívidas?

Fique de olho nos eventos que o Serasa promove para ajudar seus devedores a quitar as dívidas. Numa ocasião dessa você pode conseguir descontos incríveis! Aí, vale a pena pegar um dinheiro emprestado para acabar com os grandes números e ficar com as taxas menores. Logística e planejamento são palavras-chave.

É importante lembrar de pegar empréstimos em casos de necessidade. Afinal, os juros de empréstimos pessoais são os mais altos, e entrar por impulso pode custar muito mais caro do que você espera. Então tenha em mente em qual ocasião é correto pedir um crédito, e claro se vai compensar no final para o seu bolso.

Na dúvida, visite nosso site e procure nossa ajuda. De forma 100% gratuita, a FinanZero te ajuda a achar o melhor empréstimo para você que precisa de dinheiro.