Índice de conteúdo
Declarar o Imposto de Renda com antecedência oferece uma série de vantagens para o contribuinte, como receber a restituição mais cedo e poder arrumar informações incorretas com mais tempo; confira
Todo ano uma parcela da sociedade brasileira precisa declarar seus rendimentos e bens à Receita Federal no chamado Imposto de Renda (IR). Por isso, é necessário ter em mãos os documentos que comprovem a situação financeira.
Além disso, é importante lembrar que entregar a declaração do IR no início do prazo faz com que o contribuinte receba mais cedo a restituição, caso seja elegível para tal benefício.
Por isso, é importante se organizar e ter os documentos em mãos. Isso porque, além do motivo anterior, quem entrega a declaração antes tem mais tempo para corrigir possíveis informações incorretas ou insuficientes antes do prazo final.
Pensando nisso, a redação da FinanZero separou abaixo os principais documentos que o contribuinte precisa ter à disposição no momento da declaração.
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
Caso o brasileiro já tenha declarado o Imposto de Renda antes é necessário saber o número da declaração do ano anterior. Por isso, quem não tiver em mãos o documento, é possível entrar em contato com a Receita Federal e solicitar uma cópia.
Esse número também pode ser solicitado via o site da Receita Federal.
É importante ter em mãos as seguintes informações sobre o titular para informar no Imposto de Renda:
Além disso, caso seja uma declaração conjunta, é importante ter o CPF do cônjuge.
Sim! Desde 2020, a Receita Federal exige que o contribuinte informe o CPF dos dependentes de qualquer idade no Imposto de Renda.
Por isso, caso a pessoa não tenha o documento, é necessário solicitar junta à Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correios.
Leia também – Como se cadastrar nos cursos online do Sebrae?
Além dos itens acima, todos os contribuintes devem entregar seus informes de rendimentos no Imposto de Renda. Por isso, é importante ter em mãos os comprovantes dos seguintes rendimentos:
Além disso, é preciso ter recibo de:
Por fim, caso o contribuinte tenha comprado ou vendido algum imóvel ou automóvel no ano é necessário ter em mãos os comprovantes da negociação e declarar no Imposto de Renda.
Por isso, em caso de imóvel tenha em mãos:
Mas em caso de automóveis é necessário ter:
Não são todos os brasileiros que precisam declarar o Imposto de Renda. Isso porque para declarar é necessário estar dentro de algumas condições como:
Confira também – Como simular um empréstimo pessoal?
Até o momento o calendário do Imposto de Renda 2021 não foi divulgado.
No entanto, é possível ter uma previsão de datas comparando com anos anteriores. Isso porque, normalmente, o prazo tem início em 1 de março e termina em 30 de abril. Mas é importante lembrar que isso é apenas uma estimativa.
Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda em 2021? Deixe aqui pra gente e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios