FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Quais são as novas regras para carros PcDs?

Quais são as novas regras para carros PcDs?

Compartilhe esse post:

Novas regras da Alesp mudam direitos de PcDs.

Na madrugada da última quarta-feira (14), a Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou um projeto de lei que muda as regras do IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores), principalmente a parte de isenção do tributo para quem utiliza veículos adaptados e customizados.

Por isso, se aprovada, essa medida torna o benefício de isenção restrito apenas as condutores com deficiências (PcDs) mais severas. Isso porque, de acordo com o governo, são eles que normalmente utilizam carros com adaptações.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

O que muda para os PcDs?

O projeto de lei prevê que só terá direito ao abatimento do IPVA automóveis adaptados ou customizados para atender motoristas com deficiência física severa ou profunda. Além de aqueles que são utilizados no transporte de pessoas impossibilitadas de dirigir.

Por isso, carros que foram comprados sem o pagamento do IPVA terão que fazer um recadastramento para manter a isenção. Além disso, de acordo com a Alesp, os carros de PcDs deverão ser identificados por um adesivo que esteja escrito “uso exclusivo para transporte de pessoa com deficiência”.

Glossário: o que é Alesp?
Alesp é uma sigla para Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ela constitui o Poder Legislativo paulista. Por isso, tem poder para legislar e fiscalizar leis e regras.

Outra mudança apresentada é que o projeto de lei também exige uma revisão anual dos veículos isentos, gerando mais uma burocracia para os condutores PcDs.

Além disso, o governo limitou a 18% o abatimento sobre o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Outras mudanças

Entretanto, não são apenas os condutores que utilizam carros adaptados que foram impactados pelas alterações da nova lei. O projeto de lei também prevê fixar a alíquota do IPVA em 4%, independente de seu consumo e tipo de combustível.

Glossário: o que é alíquota?
Alíquota é um percentual de um tributo que incide sobre o valor do que está sendo taxado. Por isso, no caso do IPVA, a alíquota é o percentual que incide sobre os automóveis brasileiros.

E além disso, as mudanças nas regras do IPVA também vão afetar as locadoras de veículos. Isso porque, a partir de agora, o governo vai taxar os automóveis dessas empresas nos mesmos 4% ao ano. Por isso, elas perdem o direito a redução do tributo.

Confira também – ISS: Bolsonaro sanciona lei que muda cobrança de imposto

Quando as medidas começarão a valer?

Até o momento não temos essa reposta. O projeto de lei ainda passará pela aprovação do governador de São Paulo, João Dória (PSDB)

Por que o governo quer mudar as regras para PcDs?

O poder Executivo do estado de São Paulo que realizou a proposta de novas regras para PcDs e para locadoras. Isso porque, atualmente São Paulo tem um déficit de R$ 10,4 bilhões, por conta da baixa arrecadação e pelos altos gastos.

No entanto, o projeto ainda aguarda a sanção do governador João Doria.

Ficou com mais alguma dúvida sobre as novas regras da Alesp? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Seguro-desemprego: como ficam as parcelas extras?

Garante de 3 a 5 parcelas de auxílio, mas as duas parcelas extras, pedidas pelos sindicatos, vão acontecer?

Ler artigo completo

0 respostas para “Quais são as novas regras para carros PcDs?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo