FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Seguro-desemprego: como ficam as parcelas extras?

Seguro-desemprego: como ficam as parcelas extras?

Compartilhe esse post:

Trabalhadores demitidos nesse período podem, afinal, ter direito a mais parcelas do seguro-desemprego

O segundo trimestre de 2020 marcou um recorde de desemprego. Foi o maior desde que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começou essa série, em 2012.

Ao todo, 8,8 milhões de brasileiros ficaram desempregados neste trimestre.

Comparado ao mesmo período de 2019, houve queda de 10,7%. Além disso, chegamos à maior taxa de desemprego em três anos: 13,3%. Em números gerais, são 12,8 milhões de pessoas.

Confira: Taxa de desemprego na pandemia continua subindo. E agora?

O que é seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um benefício garantido aos trabalhadores demitidos sem justa causa, com a finalidade de oferecer um auxílio financeiro.

Esse auxílio é calculado de acordo com a média dos três salários anteriores à dispensa.

Veja também – Fies reabre inscrições para vagas remanescentes

Como solicitar

De acordo com o Ministério da Economia (ME), o trabalhador deve fazer o requerimento em postos credenciados, pelo portal Gov.br ou no app da Carteira de Trabalho Digital para iOS e Android.

Em seguida, com o pedido aprovado, o funcionário pode receber de três a cinco parcelas. Isso varia de acordo com o tempo de trabalho e vezes em que usou o benefício.

Trabalhadores formais:

  • Três parcelas – mínimo de seis meses de trabalho
  • Quatro parcelas – mínimo de 12 meses
  • Cinco parcelas – a partir de 24 meses de trabalho

Confira: Todo mundo tem direito ao seguro-desemprego?

Quem mais tem direito ao seguro-desemprego?

Bem como o trabalhador formal, também tem direito ao auxílio:

  • Trabalhador resgatado de condições de escravidão;
  • Funcionário doméstico dispensado sem justa causa;
  • Pescador profissional, em virtude do período de reprodução dos animais.

Quer saber mais: Quando acaba o segurodesemprego? Veja as principais dúvidas

Parcelas extras

Os sindicatos fazem proposta, desde julho, ao Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que debate o assunto.

A proposta foi feita com o propósito de que o governo libere mais duas parcelas aos trabalhadores desempregados em função da pandemia.

Sendo assim, se o ME liberar essas parcelas, elas valeriam para pessoas que perdessem o emprego entre 20 de março e 31 de dezembro de 2020.

Representantes do ME, por outro lado, mostram resistência. O medo é de que esses pagamentos cheguem a 2021 e ultrapassem o teto do ano.

Entretanto, é possível que cheguem a um meio termo, concentrando pagamentos até o final de 2020. Desse modo, não pesaria sobre os gastos do próximo ano.

Leia também: Como receber o seguro-desemprego em qualquer conta?

Quer saber mais sobre o auxílio? Então continue com a gente e pergunte nos comentários.

Para mais informações e novidades, acompanhe a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como a mudança no ISS deve impactar a população?

Cada município é livre para determinar as alíquotas dos serviços prestados em seu território variando entre 2% e 5%.

Ler artigo completo

0 respostas para “Seguro-desemprego: como ficam as parcelas extras?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo