FinanzeroBlogCrédito

Qual a diferença entre taxa pré e pós-fixada nos pedidos de empréstimo?

Qual a diferença entre taxa pré e pós-fixada nos pedidos de empréstimo?

Compartilhe esse post:

Enquanto a taxa prefixada de um empréstimo conta com parcelas fixas, a pós-fixada permite que o valor a ser pago mensalmente sofra alterações conforme o contexto econômico do país.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), em janeiro de 2022 o principal motivo da solicitação de empréstimo foi a quitação de dívidas, que ficou em 32,16%, seguido pelo investimento em um negócio próprio, que correspondeu a 15,71% dos participantes da pesquisa.

Neste momento, quando o consumidor solicita alguma modalidade de empréstimo, é preciso avaliar diversos fatores, como prazo de pagamento, valor da parcela e, consequentemente, a taxa de juros. Essa última inclusive, pode ser pré ou pós-fixada, presente, principalmente, nos financiamentos oferecidos por algumas instituições financeiras.

Pedi um valor de empréstimo mas liberaram outro. O que aconteceu?

O que é taxa prefixada?

A taxa prefixada é definida previamente, com isso, é o consumidor tem conhecimento do valor exato da parcela, bem como consegue calcular previamente qual será o valor total de uma operação, como o empréstimo online, ou estimar a rentabilidade de um investimento. Isso significa que o valor estabelecido no início do contrato será mantido durante todo o período, sem que haja interferências externas.

O que é taxa pós-fixada?

A taxa pós-fixada segue a lógica oposta à prefixada, pois está atrelada a índices de inflação e juros de curto prazo, que por sua vez, passam por oscilações conforme varia a situação econômica do país. Portanto, de forma resumida, a taxa pós-fixada não garante ao consumidor um valor fixo, pois como dito, ocorrem alterações no dinheiro a pagar ou a receber ao longo do tempo.

Como diminuir as parcelas de um empréstimo?

Qual é a diferença entre taxa pré e pós-fixada no empréstimo?

A taxa prefixada é estabelecida no momento da negociação do empréstimo, isso significa que ao realizar a contratação do serviço, o consumidor sabe o valor exato de todas as parcelas que serão pagas. Além disso, é possível calcular qual será o valor final do empréstimo, já que as parcelas não passarão por nenhuma alteração no decorrer do pagamento.

No caso da taxa pós-fixada, os juros do empréstimo estão relacionados ao Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), utilizado para observar tendências de inflação. Sendo assim, diante da variação comum no mercado, o consumidor lida com oscilações no valor das prestações, que comumente fica mais cara ao longo do período de pagamento.

Portanto, a principal diferença entre taxa pré e pós-fixada de empréstimo é que a primeira conta com uma parcela fixa, estabelecida durante a contratação, enquanto a segunda lida com as variações do mercado e, por isso, pode aumentar ou diminuir ao longo do tempo.

Empréstimo com restrição no CPF, como funciona?

Precisando de dinheiro? Acesse o nosso site e encontre as melhores ofertas de empréstimo pessoal!

O que é melhor: taxa pré ou pós-fixada?

No momento de escolher entre um empréstimo na hora com taxa pré ou pós-fixada, o consumidor deve levar em consideração o seu próprio perfil. Dessa forma, se o solicitante prioriza a segurança e estabilidade no valor das parcelas do empréstimo, a taxa prefixada por ser uma boa opção, pois conforme já explicado, o valor firmado em contrato é fixo e será mantido durante todo o período de quitação da dívida.

Em contrapartida, o empréstimo com taxa pós-fixada costuma oferecer taxas nominais mais baixas, ou seja, o valor inicial da prestação pode ser menor, se comparado ao empréstimo com taxa prefixada. Entretanto, com os reajustes, as parcelas do crédito pós-fixado podem ficar mais altas que no crédito prefixado.

Na prática, além de observar o próprio perfil, o consumidor precisa realizar uma análise sobre o valor da taxa de juros nominal oferecida, bem como qual é a perspectiva econômica do país, como previsão da evolução do índice de inflação atrelado.

Ficou com mais alguma dúvida sobre empréstimo fácil? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Empréstimo com restrição no CPF: Como funciona?

Empréstimo com restrição: como fazer, os bancos que oferecem e demais informações sobre a modalidade de crédito para negativados.

Ler artigo completo

0 respostas para “Qual a diferença entre taxa pré e pós-fixada nos pedidos de empréstimo?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo