FinanzeroBlogCrédito

Qual a diferença entre taxa pré e pós-fixada nos pedidos de empréstimo?

Qual a diferença entre taxa pré e pós-fixada nos pedidos de empréstimo?

Compartilhe esse post:

Enquanto a taxa prefixada de um empréstimo conta com parcelas fixas, a pós-fixada permite que o valor a ser pago mensalmente sofra alterações conforme o contexto econômico do país.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), em janeiro de 2022 o principal motivo da solicitação de empréstimo foi a quitação de dívidas, que ficou em 32,16%, seguido pelo investimento em um negócio próprio, que correspondeu a 15,71% dos participantes da pesquisa.

Neste momento, quando o consumidor solicita alguma modalidade de empréstimo, é preciso avaliar diversos fatores, como prazo de pagamento, valor da parcela e, consequentemente, a taxa de juros. Essa última inclusive, pode ser pré ou pós-fixada, presente, principalmente, nos financiamentos oferecidos por algumas instituições financeiras.

Pedi um valor de empréstimo mas liberaram outro. O que aconteceu?

O que é taxa prefixada?

A taxa prefixada é definida previamente, com isso, é o consumidor tem conhecimento do valor exato da parcela, bem como consegue calcular previamente qual será o valor total de uma operação, como o empréstimo online, ou estimar a rentabilidade de um investimento. Isso significa que o valor estabelecido no início do contrato será mantido durante todo o período, sem que haja interferências externas.

O que é taxa pós-fixada?

A taxa pós-fixada segue a lógica oposta à prefixada, pois está atrelada a índices de inflação e juros de curto prazo, que por sua vez, passam por oscilações conforme varia a situação econômica do país. Portanto, de forma resumida, a taxa pós-fixada não garante ao consumidor um valor fixo, pois como dito, ocorrem alterações no dinheiro a pagar ou a receber ao longo do tempo.

Como diminuir as parcelas de um empréstimo?

Qual é a diferença entre taxa pré e pós-fixada no empréstimo?

A taxa prefixada é estabelecida no momento da negociação do empréstimo, isso significa que ao realizar a contratação do serviço, o consumidor sabe o valor exato de todas as parcelas que serão pagas. Além disso, é possível calcular qual será o valor final do empréstimo, já que as parcelas não passarão por nenhuma alteração no decorrer do pagamento.

No caso da taxa pós-fixada, os juros do empréstimo estão relacionados ao Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), utilizado para observar tendências de inflação. Sendo assim, diante da variação comum no mercado, o consumidor lida com oscilações no valor das prestações, que comumente fica mais cara ao longo do período de pagamento.

Portanto, a principal diferença entre taxa pré e pós-fixada de empréstimo é que a primeira conta com uma parcela fixa, estabelecida durante a contratação, enquanto a segunda lida com as variações do mercado e, por isso, pode aumentar ou diminuir ao longo do tempo.

Empréstimo com restrição no CPF, como funciona?

Precisando de dinheiro? Acesse o nosso site e encontre as melhores ofertas de empréstimo pessoal!

O que é melhor: taxa pré ou pós-fixada?

No momento de escolher entre um empréstimo na hora com taxa pré ou pós-fixada, o consumidor deve levar em consideração o seu próprio perfil. Dessa forma, se o solicitante prioriza a segurança e estabilidade no valor das parcelas do empréstimo, a taxa prefixada por ser uma boa opção, pois conforme já explicado, o valor firmado em contrato é fixo e será mantido durante todo o período de quitação da dívida.

Em contrapartida, o empréstimo com taxa pós-fixada costuma oferecer taxas nominais mais baixas, ou seja, o valor inicial da prestação pode ser menor, se comparado ao empréstimo com taxa prefixada. Entretanto, com os reajustes, as parcelas do crédito pós-fixado podem ficar mais altas que no crédito prefixado.

Na prática, além de observar o próprio perfil, o consumidor precisa realizar uma análise sobre o valor da taxa de juros nominal oferecida, bem como qual é a perspectiva econômica do país, como previsão da evolução do índice de inflação atrelado.

Ficou com mais alguma dúvida sobre empréstimo fácil? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Empréstimo com restrição no CPF: Como funciona?

Empréstimo com restrição: como fazer, os bancos que oferecem e demais informações sobre a modalidade de crédito para negativados.

Ler artigo completo

0 respostas para “Qual a diferença entre taxa pré e pós-fixada nos pedidos de empréstimo?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo