Qual é o número do Cadastro Único?
Índice de conteúdo
O número do Cadastro Único pode ser consultado no site e aplicativo CadÚnico e possui 11 dígitos.
O Cadastro Único é o principal registro utilizado pelos governos federal, municipais e estaduais para identificar as famílias de baixa renda existentes. Também conhecido como CadÚnico, esse banco de dados permite que o governo tenha acesso às informações de cada pessoa cadastrada, como nome completo, escolaridade, renda e afins.
A partir daí, é feita a inclusão das famílias em programas sociais, como:
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Auxílio Brasil;
- Programa Casa Verde e Amarela;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- ID Jovem e entre outros.
Preciso atualizar o Cadastro Único para receber o Auxílio Brasil?
Qual é o número do Cadastro Único?
O número do Cadastro Único nada mais é do que o NIS (Número de Identificação Social), uma sequência de 11 dígitos criada quando o trabalhador adquire o primeiro registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social ou passa a fazer parte do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Sendo assim, o número do Cadastro Único pode ser consultado das seguintes formas:
- através do site CadÚnico, informando nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado e município de residência;
- pelo aplicativo CadÚnico, disponível para Android e iOS, e que assim como no site solicita os dados pessoais;
- por meio da Central de Atendimento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, no número 0800 707 2003;
- consultando a Carteira de Trabalho, Extrato do FGTS ou Cartão do Cidadão.
NIS e código da família são a mesma coisa?
Não, o NIS é uma numeração pessoal, portanto, fornece informações sobre cada pessoa, de forma individual. A partir dele é possível verificar nome completo, RG, profissão, sexo, idade e outros detalhes sobre o indivíduo. Já o código da família, por sua vez, exibe informações sobre o núcleo familiar, como quantidade de pessoas que integram a família, local de residência e renda familiar. Além disso, enquanto o NIS possui 11 dígitos, o código da família conta com somente 8.
Como aumentar o limite do cartão de crédito da Riachuelo?
Quando atualiza o cadastro, muda o número do CadÚnico?
Não, ao realizar atualizações no Cadastro Único, o número do NIS não sofre alterações. Isso significa que a numeração será a mesma durante toda a vida de uma pessoa, e pode ser encontrada na Carteira de Trabalho ou Cartão do Cidadão, por exemplo. Além disso, o número do CadÚnico também pode ser consultado através do site CadÚnico, basta informar o nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado e município de residência.
Como atualizar o Cadastro Único?
Quando há alguma mudança no núcleo familiar, como alteração de renda, nascimento ou falecimento de alguém, mudança de endereço ou renda, por exemplo, a atualização do Cadastro Único deve ser feita de forma presencial, um um posto de atendimento disponível próximo à residência da família.
Entretanto, caso não haja nenhum tipo de mudança, o responsável familiar deverá somente confirmar os dados através do aplicativo ou site CadÚnico. Em ambos os casos, é só fazer o seguinte:
- realize login através da conta gov.br, que solicita CPF e senha previamente cadastrados;
- na tela inicial, clique em “Atualização cadastral por confirmação”.
Então, serão exibidos os detalhes referentes ao cadastro da família, como membros, escolaridade, renda e endereço. Se estiverem corretos, é só confirmar e a atualização cadastral será concluída, logo, não é preciso se dirigir a um posto de atendimento. Vale destacar, contudo, que a atualização cadastral de forma online é permitida somente para as famílias que não tiveram nenhum tipo de mudança.
Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Qual é o número do Cadastro Único?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios