FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Qual é o número do Cadastro Único?

Qual é o número do Cadastro Único?

Compartilhe esse post:

O número do Cadastro Único pode ser consultado no site e aplicativo CadÚnico e possui 11 dígitos.

O Cadastro Único é o principal registro utilizado pelos governos federal, municipais e estaduais para identificar as famílias de baixa renda existentes. Também conhecido como CadÚnico, esse banco de dados permite que o governo tenha acesso às informações de cada pessoa cadastrada, como nome completo, escolaridade, renda e afins.

A partir daí, é feita a inclusão das famílias em programas sociais, como:

  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Auxílio Brasil;
  • Programa Casa Verde e Amarela;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • ID Jovem e entre outros.

Preciso atualizar o Cadastro Único para receber o Auxílio Brasil?

Qual é o número do Cadastro Único?

O número do Cadastro Único nada mais é do que o NIS (Número de Identificação Social), uma sequência de 11 dígitos criada quando o trabalhador adquire o primeiro registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social ou passa a fazer parte do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Sendo assim, o número do Cadastro Único pode ser consultado das seguintes formas:

  • através do site CadÚnico, informando nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado e município de residência;
  • pelo aplicativo CadÚnico, disponível para Android e iOS, e que assim como no site solicita os dados pessoais;
  • por meio da Central de Atendimento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, no número 0800 707 2003;
  • consultando a Carteira de Trabalho, Extrato do FGTS ou Cartão do Cidadão.

NIS e código da família são a mesma coisa?

Não, o NIS é uma numeração pessoal, portanto, fornece informações sobre cada pessoa, de forma individual. A partir dele é possível verificar nome completo, RG, profissão, sexo, idade e outros detalhes sobre o indivíduo. Já o código da família, por sua vez, exibe informações sobre o núcleo familiar, como quantidade de pessoas que integram a família, local de residência e renda familiar. Além disso, enquanto o NIS possui 11 dígitos, o código da família conta com somente 8.

Como aumentar o limite do cartão de crédito da Riachuelo?

Quando atualiza o cadastro, muda o número do CadÚnico?

Não, ao realizar atualizações no Cadastro Único, o número do NIS não sofre alterações. Isso significa que a numeração será a mesma durante toda a vida de uma pessoa, e pode ser encontrada na Carteira de Trabalho ou Cartão do Cidadão, por exemplo. Além disso, o número do CadÚnico também pode ser consultado através do site CadÚnico, basta informar o nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado e município de residência.

Como atualizar o Cadastro Único?

Quando há alguma mudança no núcleo familiar, como alteração de renda, nascimento ou falecimento de alguém, mudança de endereço ou renda, por exemplo, a atualização do Cadastro Único deve ser feita de forma presencial, um um posto de atendimento disponível próximo à residência da família.

Entretanto, caso não haja nenhum tipo de mudança, o responsável familiar deverá somente confirmar os dados através do aplicativo ou site CadÚnico. Em ambos os casos, é só fazer o seguinte:

  • realize login através da conta gov.br, que solicita CPF e senha previamente cadastrados;
  • na tela inicial, clique em “Atualização cadastral por confirmação”.

Então, serão exibidos os detalhes referentes ao cadastro da família, como membros, escolaridade, renda e endereço. Se estiverem corretos, é só confirmar e a atualização cadastral será concluída, logo, não é preciso se dirigir a um posto de atendimento. Vale destacar, contudo, que a atualização cadastral de forma online é permitida somente para as famílias que não tiveram nenhum tipo de mudança.

Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como aumentar o limite do cartão de crédito da Riachuelo?

A Riachuelo é umas das principais lojas de varejo do Brasil e muitos de seus […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Qual é o número do Cadastro Único?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo