;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Qual o melhor tipo de investimento para iniciantes?

Qual o melhor tipo de investimento para iniciantes?

Compartilhe esse post:

Investimento: o que é e como funciona, quais são os principais tipos e qual o melhor modo ganhar dinheiro para os iniciantes

De acordo com uma pesquisa realizada pelo PoderData, empresa de pesquisa do Brasil, 10% da população investe ou já investiu na bolsa de valores. O dado revela que uma parcela da população realiza investimentos financeiros, porém o número ainda é baixo quando comparado com o total de cidadãos brasileiros, indicando que algumas dúvidas podem surgir em relação ao assunto.

Dessa forma, abaixo estão as principais questões e suas respectivas explicações sobre os investimentos, tipos de aplicações e ativos financeiros. Além disso, será abordado a melhor escolha de aplicação para pessoas que ainda não utilizam essa forma de ganhar dinheiro.

Quantas vezes posso solicitar a antecipação do saque-aniversário?

O que é investimento?

Investimento é um verbo, que no geral é utilizado para indicar uma ação que será benéfica, como exemplo disso podemos citar:

  • Investir no futuro;
  • Investir nos estudos;
  • Investir na carreira;

Porém, existem investimentos financeiros que fazem com que uma determinada quantia aumente no futuro. Para aplicar e aumentar o dinheiro é preciso entender como o mercado de finanças funciona e assim escolher e utilizar a melhor forma para isso. O investimento financeiro consiste em separar um valor e aplicá-lo em um lugar que fará o dinheiro render, ou seja, fará a quantia aumentar.

Quais são os tipos de investimentos?

Existem três principais aplicações que podem ser utilizadas para os investimentos financeiros, são elas:

Renda fixa

A renda fixa é um investimento considerado de baixa risco. Isso porque nessa opção de aplicação é possível ter rendimentos constantes e estáveis, com risco menor de perda quando comparada com a renda variável. Cada aplicação possui ativos financeiros, onde o dinheiro é aplicado, que as compõem e geram lucros diferentes. Abaixo estão os ativos disponíveis na renda fixa:

  • Tesouro direto: consiste no empréstimo da quantia investida ao Governo Federal, o rendimento se dá pelo pagamento do valor investido com juros, que podem ser pré-fixados ou pós-fixados. Os juros pré-fixados já mostram quanto será a quantia do rendimento e na pós, o valor depende de algum índice, como taxa Selic ou IPCA.
  • CDB: No Certificado de Depósito Bancário (CDB), o investidor empresta uma determinada quantia a um banco, que também será paga com juros pré ou pós-fixados.
  • LCA e LCI: No caso da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e da Letra de Crédito Imobiliário (LCI) o valor aplicado é emprestado ao setor agrônomo e imobiliário. Nessa opção não são aplicados impostos e os juros também podem ser pré ou pós-fixados.

São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal para você comparar, vem para a FinanZero!

Renda variável

A renda variável é considerada de alto risco, isso porque o ganho pode ser maior, mas em contrapartida o risco de perder dinheiro também. Essa opção de aplicação tem como principal ativo a bolsa de valores, onde corretoras e investidores aplicam o valor para que ele possa render. Esse ativo financeiro funciona da seguinte maneira:

  • Bolsa de valores: Na bolsa de valores, as instituições vendem ações, que são partes da empresas, ao comprar uma ação o investir passa a ter parte no lucro obtido por ela. Quando a empresa tem grandes lucros as ações aumentam e consequentemente os compradores lucram mais, se e ação perde o valor, os investidores podem perder dinheiro.

Fundo de investimentos

Os fundos de investimento são uma opção para os investidores que não querem ou não possuem tempo de acompanharem o mercado. Nessa opção o valor investido é dado a uma corretora que decide se o valor será aplicado em renda fixa ou variável. Contudo, para essa opção é válido que o indivíduo entenda do assunto para que possa acompanhar as atividades que estão sendo realizadas com o seu dinheiro.

Qual o melhor tipo de investimento para iniciantes?

De forma geral, existem muitas possibilidades de investimento, já que podem ser investido qualquer valor e em qualquer momento. Contudo, é preciso se atentar aos pontos que fazem com que o valor renda mais, que dependem do mercado financeiro. Os juros, taxa Selic, ações da bolsa de valores e demais questões que implicam no rendimento do valor investido dependem de diversos fatores, nacionais e internacionais.

Dessa maneira, para os iniciantes é recomendado que o dinheiro seja investido em rendas fixas, pois elas indicam o rendimento e apresentam menores riscos de perdas. É importante que o investidor não utilize todo o seu valor em uma única aplicação ou ativo, por isso, é válido usar quantidades diferentes em ativos distintos.

Como tirar o extrato do Banco BMG?

E então, restou mais alguma dúvida sobre qual o melhor tipo de investimento para iniciantes? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como a taxa Selic afeta o meu dinheiro?

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e impacta todas as […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Qual o melhor tipo de investimento para iniciantes?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo