Saque-aniversário: como fazer com o nome sujo, como é descontado, quantas parcelas posso adiantar e quantas vezes posso optar pelo crédito

De acordo com a Caixa Econômica, mais de 9,7 milhões de pessoas optaram pela modalidade do saque-aniversário desde outubro de 2019. Em 2021, foi lançada também a opção de crédito do FGTS, mas ela só é disponibilizada para os cidadãos que aderiram ao saque-aniversário.

O saque-aniversário é uma opção de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e consiste na retirada do valor disponível uma vez por ano, no mês do aniversário do solicitante e nos dois meses seguintes. A escolha da modalidade é feita pelo cidadão que deve ser informada à Caixa Econômica, caso contrário o saque permanece com retirada no momento escolhido pelo indivíduo.

Levando em consideração a quantidade de cidadãos que utilizam a opção de saque, é comum que muitas dúvidas surjam sobre a modalidade de crédito. Por isso, abaixo estão as principais questões sobre a antecipação do FGTS e as temáticas que a envolvem.

Como acessar o aplicativo do auxílio brasil?

Quem tem restrição no nome pode antecipar o saque-aniversário?

Existem algumas questões que podem impedir um cidadão de antecipar o saque-aniversário, como:

  • Créditos em atraso;
  • Valor disponível na conta menor do que o solicitado;
  • Cliente não possua conta corrente ou poupança;

Empréstimos ou financiamentos em atraso no nome do cliente podem ter dificuldades em antecipar o saque-aniversário, já que nesse caso o indivíduo possui o nome restrito. Nessas situações, o cidadão pode buscar por novas alternativas de crédito, como o empréstimo pessoal, refinanciamento de veículo ou imóvel. Além dessa condição, cada banco pode solicitar valores mínimos que devem estar na conta para que o crédito seja liberado.

Uma outra questão que pode ser questionada é a conta do solicitante. Para grande parte das instituições que oferecem a antecipação do saque, é preciso que o indivíduo possua conta poupança ou corrente para que o valor seja transferido. Dessa maneira, conta salário ou em conjunto podem não ser aceitas.

Como é descontado o empréstimo do saque-aniversário?

Após a aquisição do empréstimo do saque-aniversário, a conta do solicitante é bloqueada e passa a ser de posse do banco credor. O benefício é depositado uma vez ao ano e assim a instituição utiliza o valor depositado como forma de pagamento até que todo o valor emprestado seja pago.

Diferente das demais modalidades de empréstimo, na antecipação do saque-aniversário o desconto das parcelas é feito de forma anual por meio da disponibilização do FGTS na modalidade de retirada uma vez ao ano.

O que fazer quando a antecipação do saque-aniversário não cai na conta?

Quantas parcelas do saque-aniversário posso adiantar?

Uma determinada quantidade de parcelas do saque-aniversário podem ser antecipadas na aquisição do empréstimo do FGTS. Porém, a quantia depende de cada instituição financeira que oferece a modalidade, levando em consideração as análises que são feitas para cada cliente.

Assim como as demais opções de empréstimo, análises de crédito e score são realizadas pelos bancos para que as condições da antecipação sejam definidas. Por isso, é preciso analisar todas as instituições que oferecem a opção de crédito para que sejam analisadas as propostas e assim escolhida a opção que mais se encaixa na condição financeira do solicitante.

Quantos anos pode antecipar o saque-aniversário?

Os anos do empréstimo do FGTS que podem ser antecipados dependem das parcelas do crédito. Isso porque, nessa modalidade as parcelas são descontadas uma vez ao ano, conforme é pago o benefício do saque-aniversário. Então, se o cidadão antecipa 3 parcelas, o desconto é realizado uma vez por ano, durante 3 anos. Da mesma forma, a conta do indivíduo permanece bloqueada pelo mesmo período, apenas disponível para o banco credor.

Quantas vezes posso solicitar a antecipação do saque-aniversário?

A antecipação do saque-aniversário pode ser solicitada se o cliente utilizar a opção de saque do FGTS que permite a retirada do valor uma vez ao ano. Além disso, não é possível solicitar a modalidade caso ela já esteja sendo utilizada, ou seja, se a quantia disponível já estiver sendo utilizada como forma de pagamento não será possível antecipar o saque novamente. Dessa maneira, a opção de crédito pode ser utilizada desde que o empréstimo já tenha sido totalmente pago e a conta do cidadão com o benefício esteja liberada.

Optei pelo saque-aniversário e fui demitido, e agora?

E então, restou mais alguma dúvida sobre quantas vezes é possível solicitar a antecipação do saque-aniversário? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.