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Qual o prazo de entrega do Imposto de Renda 2024?

Qual o prazo de entrega do Imposto de Renda 2024?

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Imposto de Renda 2024: saiba até quando é possível fazer o envio do documento

A abertura dos envios do Imposto de Renda 2024 se inicia em 15 de março e vai até o dia 31 de maio. Esse é o período em que os contribuintes terão para preencher a declaração e fazer o envio.

Vale destacar que, desde o início da pandemia, o prazo para entrega tem passado por uma extensão, pois, anteriormente, o limite tinha um mês a menos, terminando no fim de abril.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o IRPF, além de dar algumas dicas para facilitar o preenchimento da declaração. Para saber mais, continue a leitura!

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Outras mudanças no Imposto de Renda 2024

Além do aumento em um mês para entrega do Imposto de Renda 2024, outra mudança acontece desde o ano passado e chama a atenção: o início da entrega.

A abertura do recebimento das declarações sempre ocorreu no primeiro dia útil do mês de março, mas isso será diferente este ano. A alteração acontece com o intuito de permitir que todos os contribuintes tenham a oportunidade de iniciar o preenchimento logo no início.

A grande questão é que os dados para ter a declaração pré-preenchida são liberados apenas no fim do mês de fevereiro. Assim, ao realizar essa mudança, o processo apresenta menores chances de erros.

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O que é declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024?

Esse é um processo que visa facilitar a vida do contribuinte, fazendo com que o envio do Imposto de Renda 2024 seja mais prático e rápido.

A declaração pré-preenchida pode ser considerada como um atalho para quem precisa fazer seu envio. Basicamente, o documento apresenta um preenchimento automático.

Essa ferramenta vem sendo utilizada há alguns anos, mas desde 2021 vem crescendo, fazendo com que cada vez mais contribuintes a utilizem. Para usá-la, o cidadão precisa ter uma conta ouro ou prata no portal gov.br.

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O que é a conta gov.br e como mudá-la para prata e ouro?

A conta gov.br é a porta de entrada para que os cidadãos tenham acesso a diversos serviços públicos de forma online, inclusive o Imposto de Renda 2024. Ela é utilizada como uma forma de identificar cada pessoa e facilitar o acesso a esses serviços.

A conta é administrada pelo Governo Federal e tem o objetivo de fornecer acesso aos cidadãos de forma segura.

Ao criar uma conta, com o número de CPF, cada usuário começa seu cadastro tendo o perfil bronze. Como citamos, para ter acesso à declaração pré-preenchida será necessário ter um cadastro prata ou ouro.

Para ajudar, veja abaixo como dar um upgrade na sua conta e conseguir preencher a declaração do IR mais facilmente:

  • Passo 1 – Acesse o site do gov;
  • Passo 2 – No menu ao lado esquerdo, clique em “Privacidade”;
  • Passo 3 – Clique na opção “selos de confiabilidade”;
  • Passo 4 – Faça a autorização do acesso aos selos;
  • Passo 5 – Por fim, veja seu selo atual, que identifica seu perfil.

Bronze

Como informamos, a conta bronze aparece de forma natural, quando o usuário faz seu cadastro no portal gov.br. Esse cadastramento pode ser feito pelo próprio site do governo ou pelo INSS, digitalmente ou presencialmente. Nesse perfil não é possível usar o pré-preenchimento do Imposto de Renda 2023.

Prata

O nível prata é atingido quando o cadastro e feito pelo Sigepe (base de dados de servidores públicos da União), quando há confirmação por biometria no Denatran ou no caso de cadastro pelo internet banking do usuário.

Ouro

O perfil ouro é oferecido para os usuários que possuem o certificado digital ou tenham feito reconhecimento facial pelo sistema do TSE. No último caso é preciso ter o aplicativo da instituição instalado.

A declaração pré-preenchida pode ser feita pelos perfis ouro e prata. Dessa forma, quem está no nível bronze pode fazer um upgrade para ter acesso à ferramenta.

O processo é feito pelo site gov.br, onde o usuário deve ir até a opção Gerenciar lista de selos”. Em seguida, basta seguir as instruções informadas na tela.

Dicas para facilitar o preenchimento do Imposto de Renda 2024

Um dos grandes receios de quem vai preencher a declaração do IRPF é errar e ter que corrigir ou cair na malha fina. Por essa razão é importante preencher o documento com calma.

Existem três formas de preencher o Imposto de Renda 2024: por meio da declaração do ano anterior, pela declaração pré-preenchida ou manualmente.

Veja algumas dicas para evitar erros:

  • Inicie o preenchimento com os documentos em mãos para facilitar o processo;
  • Tente iniciar o preenchimento da declaração logo no início do prazo;
  • Tire todas as dúvidas com antecedência;
  • Junte seus gastos com saúde e educação muito tempo antes.

Por fim, ao preencher o documento, confira se todos os dados estão corretos antes de fazer o envio.

O que é e como funciona a restituição do Imposto de Renda 2024?

A restituição do Imposto de Renda é um processo em que o contribuinte recebe de volta parte do valor que pagou a mais de imposto ao longo do ano.

E resumo, todo ano, os contribuintes devem declarar à Receita Federal os seus rendimentos, despesas e outros detalhes financeiros do ano anterior. Assim, com base nas informações fornecidas na declaração, a Receita Federal calcula o valor do imposto devido pelo contribuinte.

Se o valor calculado do imposto devido for maior do que o valor retido na fonte ao longo do ano, o contribuinte precisa pagar a diferença até a data limite estabelecida pela Receita Federal.

Após a entrega da declaração, a Receita Federal realiza uma revisão das informações fornecidas. Caso seja constatado que o contribuinte pagou mais imposto do que deveria ao longo do ano, ele terá direito à restituição do valor excedente. Essa restituição é feita pela Receita Federal em lotes ao longo do ano, seguindo um cronograma divulgado pela instituição.

O contribuinte pode escolher receber a restituição em sua conta bancária informada na declaração ou utilizar o valor para compensar débitos fiscais.

É importante ressaltar que a restituição do imposto de renda é concedida apenas quando o contribuinte tem direito a ela, ou seja, quando o valor pago a mais é verificado após a análise da declaração pela Receita Federal.

Você tem mais alguma dúvida sobre o prazo do Imposto de Renda 2024? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

A FinanZero cobra algum depósito antecipado?

A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.

A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.

Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:

  1. “Taxa de avalista”;
  2. “Tarifa pelo score baixo”;
  3. “Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito”;
  4. “Depósito de liberação”;
  5. “Depósito antecipado”;
  6. “Juros antecipados.

Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:

  1. Selo de verificação nas redes sociais: nossas contas no Instagram e no Facebook são verificadas pelas redes sociais;
  2. E-mails da empresa possuem domínio próprio: a comunicação oficial da FinanZero por e-mail parte de contas com a terminação @finanzero.com.br;

Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.

A FinanZero cobra pelo serviço de busca de empréstimos?

O serviço da FinanZero é 100% gratuito a todos os clientes de todo o Brasil.

A FinanZero é um banco?

Não. A FinanZero é autorizada pelo Banco Central a atuar como correspondente bancário. De acordo com o BC, a nomenclatura “correspondente bancário” ou “banco correspondente” deve ser utilizada apenas para as instituições financeiras que estabeleceram convênios com outros bancos para a prestação de serviços financeiros, conforme previsto na Resolução 1.865, do Conselho Monetário Nacional, de 05 de setembro de 1991.

Os serviços que são oferecidos pelo correspondente bancário foram regulamentados pelas Resoluções do Banco Central (BC) de Nº3110 e 3156, que foram escritas no ano de 2003. Nessas, foi declarado que todo Correspondente Bancário pode prestar diversos serviços acessórios para instituições bancárias e entidades financeiras autorizadas a funcionar pelo BC.

No caso da FinanZero, que é um buscador de empréstimos online, o serviço oferecido é o intermédio entre o cliente e a instituição financeira que concede empréstimos. O serviço da FinanZero é 100% gratuito para o consumidor e 100% online.

Para mais informações, confira o post do blog “O que é correspondente bancário?“.

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