O presidente Jair Bolsonaro sancionou a  Lei 14.237, que institui o vale-gás para as famílias de baixa renda, mas quando o programa começa?

Através do vale, cada família que esteja dentro dos requisitos vai receber, a cada dois meses, um valor que corresponde a pelo menos, 50% da média do preço nacional do botijão de treze quilos (que atualmente está acima de R$ 100,00).

O pagamento do vale-gás começará neste mês de dezembro, mas ainda não há um calendário oficial. Neste primeiro mês de pagamento, o ministério da cidadania informou que serão utilizados 300 milhões de reais em recursos próprios. Para 2022, a liberação de recursos do orçamento a ser utilizado precisará ser estudada.

Para receber o vale-gás é necessário estar inscrito no CadÚnico e ter na família, algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). É importante destacar que será dada preferência às mulheres vítimas de violência doméstica que estão sob medida protetiva.

Como se cadastrar no auxílio Vale Gás 2021?

Como consultar o vale gás?

Para a realização do programa serão usados os dados do CadÚnico e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), sendo assim não há a necessidade de fazer a inscrição no programa.

O projeto do vale-gás foi sancionado e o Ministério da Cidadania pretende divulgar o link agora no mês de dezembro para consultar se o benefício será recebido.

Quais Estados vão ter o vale-gás?

O vale-gás é um programa instituído pelo Governo Federal e portanto abrange todos os Estados, mesmo assim, alguns Estados, ao notarem aumento no preço do gás, decidiram criar seus próprios programas para ajudar a população com baixa renda, antes da sanção presidencial instituir o vale-gás nacional.

O valor do vale-gás nacional cobre aproximadamente 50% do valor total de um botijão de 13 quilos, já os programas feitos por cada Estado tem valores variados.

Como desativar o pagamento por aproximação do Bradesco?

Vou receber o vale-gás se já recebo o auxílio brasil?

O governo tem a intenção de realizar uma integração entre os programas vale-gás e auxílio brasil, efetuando o pagamento de maneira conjunta, a partir do dia 10 de dezembro.

Caso a pessoa receba o auxílio brasil e preencha também os requisitos para receber o vale-gás, nada impede que ela receba os dois benefícios.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o Vale-gás? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.