FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Quando os Correios voltam a funcionar?

Quando os Correios voltam a funcionar?

Compartilhe esse post:

Após paralisação de 35 dias, funcionários dos Correios devem voltar ao trabalho nesta terça-feira

Nesta segunda-feira (21), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou reajuste de 2,6% para os funcionários dos Correios, decretando o fim da greve que teve início em 17 de agosto. Os trabalhadores da categoria devem retornar as atividades a partir desta terça-feira (22).

Em reunião, os ministros da Seção de Dissídios Coletivos votaram e consideraram que a greve não foi abusiva. No entanto, uma parte dos dias em que os trabalhadores ficaram em greve deve ser compensada e a outra metade será descontada do salário dos empregados.

De acordo com decisão do TST, se os funcionários dos Correios decidirem não retornar aos postos de trabalho e cumprirem seus deveres, a categoria terá que pagar uma multa de R$ 100 mil a cada dia de acréscimo da greve.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Por que os funcionários dos Correios estão em greve?

A cada dois anos a empresa estatal estabelece um acordo coletivo entre os funcionários e a empresa. Entre 2018 e 2019, por exemplo, esse acordo previa um total de 79 cláusulas. No entanto, para os anos de 2020 e 2021, a empresa quer modificar esse acordo, apresentando apenas nove cláusulas.

Isso significa que os funcionários dos Correios perderiam uma série de direitos, o que dá uma abertura para a precarização da categoria.

Entre as mudanças previstas estão:

  • Redução no tempo de licença-maternidade – de 180 dias para 120 dias;
  • extinção do pagamento adicional noturno;
  • extinção do pagamento de horas extras;
  • fim dos 30% de adicional de risco;
  • fim da indenização por morte;
  • extinção do auxílio para filhos com necessidades especiais;
  • extinção do auxílio-creche.

Sindicato ameaça manter greve

Apesar do reajuste anunciado, os funcionários dos Correios pode não encerrar a greve. Isso porque, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) anunciou assembleias com os sindicatos filiados na manhã de hoje e com profissionais da categoria no período da tarde.

Essas reuniões têm o propósito de definir se a paralisação dos Correios continua ou se a greve acabará e os funcionários retornarão ao trabalho. O objetivo é analisar a proposta e decidir sobre o resultado do julgamento.

Em nota, a Fentect criticou a decisão do TST “Essa decisão representa mais um ataque aos direitos da classe trabalhadora, e um retrocesso a nossa categoria. É mais uma mostra de como o Judiciário se mantém servil ao patronato, atuando de forma político partidária, e se mantendo distante do propósito de justiça e dignidade à classe trabalhadora”, afirmou José Rivaldo da Silva, secretário-geral da federação.

Ainda de acordo com a nota,para eles, a decisão do TST traz um reajuste insuficiente. Além de reduzir os dias de licença maternidade na empresa, passando de 180 dias para 120 dias.

Por conta dessas novas reuniões e da posição do sindicato, ainda não se sabe se a decisão do TST será seguida pelos funcionários dos Correios.

Veja mais em: Balança Comercial: 3ª semana de setembro registra superávit. O que isso significa?

Posicionamento dos Correios

Em nota, a empresa estatal esclareceu que segue com o plano de continuidade das entregas. Para isso, tem realizado multirões de entregas, até mesmo em finais de semana e em feriados. Para eles, o objetivo disso é reduzir os efeitos da paralisação parcial dos empregados.

O que fazer se não recebi algo?

De acordo com o Procon-SP, se o consumidor não tiver o serviço prestado dos Correios, ele tem direito a ressarcimento ou abatimento do valor pago.

No entanto, não receber faturas, boletos e cobranças não isenta o brasileiro de efetuar o pagamento. Por isso, caso não chegue em sua casa algum boleto é necessário entrar em contado com a empresa credora, antes do vencimento e solicitar outra opção de pagamento.

Ficou com mais alguma dúvida sobre a greve dos Correios? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Balança Comercial: 3ª semana de setembro registra superávit. O que isso significa?

Superávit atingido na terceira semana de setembro, mas você sabe o que isso significa e qual o impacto na economia brasileira?

Ler artigo completo

0 respostas para “Quando os Correios voltam a funcionar?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo