Índice de conteúdo
Empréstimo consignado do Auxílio Brasil: quando será liberado, como funciona e qual o valor liberado para os beneficiários.
O Governo Federal ainda não divulgou, de forma definitiva, as datas para início do empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
A Medida Provisória, que garante a linha de crédito, foi sancionada na última semana, porém nada ainda foi definido. Além disso, o modelo de empréstimo foi divulgado ainda no mês de março.
Ainda há a necessidade de aguardar as novidades com relação a este empréstimo. De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, é preciso esperar que o Ministério da Cidadania regulamente o texto que fala sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
Como tirar extrato OFX do Banco Itaú?
Mesmo ainda não estando liberado, é possível afirmar que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil funcionará da mesma forma que os demais.
A premissa é a mesma utilizada no consignado disponível aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em resumo, a linha de crédito seria da seguinte forma:
O beneficiário faz o pedido de crédito e paga as parcelas automaticamente, através de desconto diretamente no pagamento do Auxílio Brasil. Isso significa que o valor da prestação será abatido do pagamento mensal de R$ 400 do programa.
Como recuperar a senha do cartão Nubank?
O empréstimo consignado tem como regra não ter parcelas que ultrapassem 40% da renda bruta mensal do tomador. Sendo assim, o valor de empréstimo vai depender da quantidade de parcelas.
A verdade é que cada parcela não poderá ultrapassar os R$ 160.
Outro ponto relevante é que ainda não foram divulgadas as taxas de juros, que fazem diferença no valor das prestações.
Como emitir DARF para pagamento de Imposto de Renda?
Os tomadores poderão pagar o empréstimo em até 48 vezes. Além disso, será possível utilizar até 5% do valor para amortização de dívidas no cartão de crédito ou para saques.
As taxas de juros ainda não foram definidas, mas o que se sabe é que elas não ultrapassarão os 2%.
Por ser um empréstimo que oferece mais garantia aos bancos, o empréstimo consignado possui taxas de juros menores. Como citamos, no caso do Auxílio Brasil, a taxa não será maior que 2%.
Outro ponto importante é que os prazos para pagamento costumam ser mais extensos. No caso do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o crédito poderá ser dividido em até 48 prestações.
Essa é uma modalidade que pode ser solicitada por pessoas com o nome sujo, por exemplo. Isso porque não é feita análise de crédito, uma vez que o pagamento das parcelas é algo garantido.
Em meio às dúvidas com relação à linha de crédito, o Auxílio Brasil continuará sendo pago aos inscritos no programa.
Nesta semana foram pagos os últimos benefícios de maio, que foram depositados aos cidadãos com o NIS final 0.
Os pagamentos de junho começam a ser liberados no dia 17 (sexta-feira) e o primeiro grupo a receber é o de beneficiários com o NIS final 1.
Você tem mais alguma dúvida sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Quero um empréstimo