Índice de conteúdo
As operações via Pix demoram até dez segundos para serem concluídas e o dinheiro disponibilizado na conta do recebedor.
O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, lançado pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020 e que, desde então, já foi utilizado por mais de 124 milhões de pessoas. Desses, 35% são pessoas entre 20 e 29 anos, enquanto 31% correspondem a usuários entre 30 e 39 anos, como mostra as Estatísticas do BC.
Dentre as principais características do Pix, está a possibilidade de realizar pagamentos e transferências para outras instituições financeiras de forma gratuita e a instantaneidade das operações, já que o dinheiro cai na conta do recebedor poucos segundos após o envio pelo pagador.
Qual aplicativo faz Pix com cartão de crédito?
Ao realizar um pagamento ou transferência para uma pessoa física ou jurídica, o dinheiro será disponibilizado na conta do recebedor em até 10 segundos após a conclusão da operação, independente do dia ou horário em que foi realizada.
Isso porque, conforme explica o Banco Central, o serviço está disponível 24 horas, em todos os dias da semana. Além disso, as transações efetuadas via Pix são liquidadas na hora, permitindo que o envio seja feito de forma instantânea.
Apesar de a maioria das transações realizadas via Pix caírem na conta em até 10 segundos, conforme mencionado, há situações em que o prazo pode se estender em até 1 hora. Essa mudança pode acontecer caso haja suspeita de fraude por parte da instituição financeira do pagador ou recebedor.
Em situações como essa, as instituições bloqueiam a quantia por até uma hora, para que seja feita uma análise de segurança, a fim de compreender se a operação é oriunda de algum tipo de fraude ou roubo. Inclusive, é mais comum que isso ocorra quando o valor do pagamento ou transferência é considerado elevado, quando comparado ao histórico de operações das contas envolvidas.
Qual banco aprova financiamento mais fácil?
Se a quantia foi debitada da conta do pagador, mas ainda não caiu na conta do destinatário, a recomendação é aguardar por até uma hora, pois como mencionado, é o prazo máximo de bloqueio e análise das instituições financeiras.
Passado este período, o dinheiro pode ser devolvido ao pagador ou enviado ao destinatário, se isso não ocorrer, ou seja, o dinheiro não cair na conta do recebedor e, também, não retornar ao pagador, é necessário entrar em contato com as instituições financeiras envolvidas na operação, para verificar o que aconteceu.
Nestes momentos, é de suma importância que o titular da conta e pagador tenha em mãos o código de operação, uma sequência alfanumérica gerada logo após a confirmação de envio do dinheiro, pois é a partir desse código que as instituições localizam a transação e identificam o ocorrido.
Não é possível cancelar uma operação realizada via Pix, isso porque, após a confirmação por parte do pagador, a operação é finalizada e o dinheiro disponibilizado à outra pessoa em até 10 segundos. Dessa forma, a orientação do Banco Central é entrar em contato com o recebedor e negociar a devolução da quantia, caso o recurso já tenha sido debitado na conta em questão.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios