;
FinanzeroBlogDestaques

Quebra de acordo: não consegui pagar as parcelas da minha dívida renegociada, e agora?

Quebra de acordo: não consegui pagar as parcelas da minha dívida renegociada, e agora?

Compartilhe esse post:

A quebra de acordo acontece quando o consumidor não consegue arcar com as parcelas de uma dívida renegociada.

Quando o consumidor não consegue arcar com as parcelas de uma dívida, seja referente à tomada de empréstimo, financiamentos, compras de produtos ou contratação de serviços, é comum que seja feita a renegociação entre o devedor e o credor. Desse modo, é estabelecido um novo contrato de pagamento, com a incidência de outra taxa de juros, novo prazo de pagamento e valor final.

Com isso, após o pagamento da primeira parcela da renegociação, o consumidor tem o nome retirado dos cadastros de inadimplência, portanto, volta a ter o nome limpo. Entretanto, há situações em que, mesmo após o estabelecimento de um novo contrato, o devedor não consegue arcar com as prestações e ocorre a quebra de acordo.

O salário pode ser penhorado para pagar dívida?

O que é a quebra de acordo?

A quebra de acordo nada mais é do que o cancelamento do contrato de renegociação, que pode acontecer por dois principais motivos: pedido de cancelamento, que é quando o consumidor desiste do novo contrato de renegociação e solicita cancelamento mediante a cláusula de arrependimento, ou o o não pagamento das parcelas, isso é, se após a data de vencimento o devedor ainda não efetuou a quitação, pode haver a quebra de acordo.

O que acontece se não pagar as parcelas da dívida renegociada?

Quando as parcelas da dívida renegociada não são pagas, além da quebra de acordo, o consumidor pode lidar com outras consequências, conforme explicamos a seguir.

Cancelamento do contrato e das condições de pagamento renegociadas

A quebra de acordo, consequentemente, gerará o cancelamento do contrato de renegociação, logo, o devedor perde as condições negociadas que facilitavam o pagamento, porque passa a valer o contrato inicial, em que não há descontos e possui a incidência de juros e multa referentes ao período atrasado.

O nome volta a ficar sujo

Conforme explicado, ao efetuar o pagamento da primeira parcela da dívida renegociada, o nome do consumidor é automaticamente retirado dos cadastros de proteção ao crédito. Entretanto, se o mesmo voltar a se tornar inadimplente, o nome é incluído novamente, isso é, ficará sujo. É importante ressaltar, inclusive, que o nome negativado dificulta o acesso a diversos serviços financeiros, como empréstimo, financiamento, solicitação de cartão de crédito e abertura de contas.

Diminuição do score

A inclusão do consumidor nos cadastros de proteção ao crédito, além de dificultar o acesso deste a serviços financeiros, também impacta na constituição do score, uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica o grau de confiabilidade e risco de inadimplência do titular do CPF. Sendo assim, quanto mais tempo uma pessoa permanece com o nome negativado, mais baixo tende a ficar seu score.

Como ganhar dinheiro no Natal: confira 10 ideias para uma renda extra

Tem como renegociar a dívida mais de uma vez?

Sim, se o consumidor renegociou uma dívida e, porventura, não conseguiu arcar com as prestações, é possível renegociá-la novamente. Neste caso, é preciso entrar em contato com a credora e verificar as opções disponíveis. Vale ressaltar que, se o devedor constatar que não conseguirá pagar as prestações do contrato renegociado, a recomendação é tentar uma nova renegociação o mais breve possível, para evitar a inadimplência.

O que fazer se não conseguir pagar a dívida renegociada?

Se o consumidor renegociar uma dívida, mas constatar que não poderá pagar as prestações definidas em contrato, há algumas ações que podem ser tomadas, como mostramos a seguir.

Analise a capacidade de pagamento

O primeiro ponto é verificar quanto é possível dispor mensalmente para arcar com as parcelas da nova renegociação do contrato. Desse modo, o consumidor deve considerar o rendimento mensal, despesas fixas e gastos variáveis e/ou emergenciais. A partir daí, é possível avaliar a quantia disponível para pagamento das parcelas, pois é de suma importância que essa despesa caiba no orçamento, a fim de evitar uma nova quebra de contrato.

Entre em contato com a credora

Informar à credora que não será possível arcar com as parcelas atuais da operação e solicitar uma nova renegociação é essencial e deve ser feito o mais rápido possível. Com isso, a empresa ou instituição financeira fará uma nova análise e, se possível, apresentará uma proposta de renegociação. Cabe, então, ao consumidor, avaliar se a quantia se encaixa em seu orçamento, sempre considerando que haverá outras dívidas e contas fixas a serem pagas e que, consequentemente, devem também se encaixar neste planejamento.

Faça pesquisas

Antes de fechar o acordo de renegociação, se optar por empresas que renegociam dívidas, confira se a mesma é confiável e possui autorização para atuar. Além disso, também cabe avaliar se a proposta é viável, através do Custo Total da operação, que apresenta o valor total que será pago, após a incidência de juros e outros encargos.

Confira 4 dicas para fazer um bom uso do 13º salário

Vale a pena pedir empréstimo para pagar a renegociação de dívida?

De modo geral, solicitar um empréstimo para pagar a renegociação de uma dívida parcelada, pode não ser viável. Isso porque, o consumidor deverá arcar com as parcelas do contrato em questão, além das prestações do crédito tomado, aumentando os riscos de inadimplência e quebra de acordo. No entanto, se o empréstimo permitir a renegociação da dívida com pagamento à vista, e o Custo Efetivo Total (CET) da operação for mais vantajoso que a dívida em questão se paga de forma parcelada, o empréstimo pode valer a pena.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros temas, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como ganhar dinheiro no Natal: confira 10 ideias para uma renda extra

Veja dicas do que vender para ganhar dinheiro no Natal e aumentar a renda no final de ano. Saiba também como aumentar as vendas com marketin

Ler artigo completo

0 respostas para “Quebra de acordo: não consegui pagar as parcelas da minha dívida renegociada, e agora?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo